18/04/2015, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
DA MEIA-NOITE PRO'DIA | OS DOIS SOLDADOS
duração total da sessão: 48 min | M/12
Panorama

apresentação e debate final com os programadores do Panorama

DA MEIA-NOITE PRO'DIA
de Vanessa Duarte
Portugal, 2014 – 23 min
OS DOIS SOLDADOS
de João César Monteiro
Portugal, 1978 – 25 min

DA MEIA-NOITE PRO'DIA é um olhar sobre as experiências sensoriais, memória coletiva e sentido de identidade dos trabalhadores fabris da Covilhã, estabelecendo a relação com os espaços abandonados e degradados das fábricas que um dia simbolizaram a prosperidade da sua terra. Na curta-metragem de João César Monteiro, dois camponeses de Trás-os-Montes são agora soldados que caminham por campos e caminhos até chegar junto de um rio. Um deles para saciar a fome e a sede aceita ficar cego. Pouco depois, descansa sobre um castanheiro com propriedades curativas. Entretanto, inesperados acontecimentos ajudam-no a recuperar a visão. De seguida, prepara-se para o reencontro com o companheiro.
 

18/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
LE SAMOURAÏ | GHOST DOG – THE WAY OF THE SAMURAI
duração total da projeção: 217 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

LE SAMOURAÏ
O Ofício de Matar
de Jean-Pierre Melville
com Alain Delon, François Perrier, Nathalie Delon
França, 1967 – 107 min / legendado eletronicamente em português
GHOST DOG – THE WAY OF THE SAMURAI
Ghost Dog: o Método do Samurai
de Jim Jarmusch
com Forest Whitaker, John Tormey, Isaac de Bankolé
Estados Unidos, 1999 – 110 min / legendado em português

“Não há maior solidão do que a do tigre na selva”. Esta citação apócrifa abre LE SAMOURAÏ, obra-prima lacónica sobre um solitário assassino por contrato, que trabalha como se exercesse um ritual, encarnado por Alain Delon com impressionante sobriedade e tensão. No decorrer do filme, os interesses dos comanditários das mortes acabarão por se alterar e de assassino por contrato o protagonista passa a potencial vítima de um homicídio. Mantendo-se fiel às regras e às mitologias do cinema policial francês (ao qual já dera clássicos como BOB LE FLAMBEUR e LE DOULOS), Melville fez deste filme um pungente solilóquio sobre a solidão. Já foi dito que na obra de Jarmusch GHOST DOG está para o filme de gangsters como DEAD MAN, está para o western. Remake parcial e indireto do filme de Melville, GHOST DOG é a história urbana e melancólica, percorrida por um humor sibilino, de um assassino por contrato ao serviço de uma organização mafiosa, que tem devoção pelos antigos códigos de honra dos samurais. Um dos mais belos e característicos filmes de Jarmusch, com uma extraordinária presença de Forest Whitaker no papel principal.
 

18/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Era uma vez Sergio Leone

Em colaboração com a 8 ½ Festa do Cinema Italiano
ONCE UPON A TIME IN AMERICA
Era uma Vez na América
de Sergio Leone
com Robert de Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Tuesday Weld, Joe Pesci, Danny Aiello
Estados Unidos, 1984 - 226 min
legendado em português | M/16

Aqueles que nunca tinham levado Leone a sério ficaram impressionados quando viram este filme no Festival de Cannes. Sob a aparência de um filme de gangsters, Sergio Leone fez um monumento cinematográfico: não um filme épico, mas um filme sobre a memória, um dos mais ambiciosos e mais belos filmes de sempre sobre o tempo, as lembranças e a amizade. Esta longa meditação elegíaca, esta dilacerante história de necessidade mútua, é também um filme sobre os mitos americanos, como só um europeu poderia vê-los, despidos do prosaísmo e da banalidade da realidade americana. Esta é uma América mitológica (era uma vez...), num filme que é uma aposta do imaginário, em que tudo aquilo que vemos talvez nunca tenha existido, talvez tenha sido a alucinação de um comedor de ópio. Esta versão, distribuída à época na Europa e em outros territórios, mas não nos Estados Unidos, é o author’s cut. Mas em 2012 foi feita uma nova montagem, com vinte minutos a mais.