23/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sergio Leone e os Géneros Populares
LA TIGRE È ANCORA VIVA: SANDOKAN ALLA RISCOSSA
O Tigre de Mompracem
de Sergio Sollima
com Kabir Bedde, Terese Anne Savoy, Nestor Garay, Adolfo Celi
Itália, 1977 - 120 min
legendado em português | M/12

O protagonista do filme é Sandokan, personagem de pirata criado pela literatura italiana no século XIX, que teve longa vida no cinema e na banda desenhada. Este filme propõe uma variante sobre as aventuras do personagem, com vários elementos tirados dos livros posto. Em SANDOKAN está retirado na Índia, mas responde ao chamamento que lhe é feito para libertar o território de Mompracem do cruel tirano Abdallah e de um lorde inglês. O filme foi realizado para a televisão, onde teve a sua estreia. É divertido e movimentado.

23/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
YOU I TOURNEUR | LOVE IS ALL: 100 YEARS OF LOVE & COURTSHIP
duração total da projeção: 84 min | M/16
Director’s Cut

YOU I TOURNEUR
de Negro Marylène
França, 2014 – 14 min / legendado eletronicamente em português
LOVE IS ALL: 100 YEARS OF LOVE & COURTSHIP
de Kim Longinotto
Reino Unido, 2014 – 70 min / legendado eletronicamente em português

Kim Longinotto mergulha no arquivo do BFI, entre outras fontes, para criar um objeto singular numa carreira de documentarismo social: a montagem de uma história do amor através da história do cinema britânico, levada pela música de Richard Hawley. “O amor é tudo”: palavras que ecoam no romantismo do músico e traduzem o olhar sentido da realizadora britânica, também refletido nas palavras lidas sobre os rostos femininos do cinema de Jacques Tourneur em YOU I TOURNEUR.
 

23/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
ROCCO E I SUOI FRATELLI
Rocco e Seus Irmãos
de Luchino Visconti
com Alain Delon, Annie Girardot, Renato Salvatori, Claudia Cardinale, Katina Paxinou
Itália, 1060 - 165 min
legendado em português | M/12
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

A questão da emigração e do desenraizamento cultural numa das obra-primas de Visconti. Uma família meridional parte para o norte industrializado da Itália, onde cada um dos irmãos que a compõem conhecerá o seu destino: conformismo, naufrágio, santidade laica. Drama realista marcado por um pessimismo dostoievskiano (apesar da sequência final, que aponta para a luta de classes), ROCCO E OS SEUS IRMÃOS é uma magistral digressão pelos dramas da condição humana

23/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa’15

Em colaboração com o Indielisboa’15
FLOWERS OF TAIPEI – TAIWAN NEW CINEMA
de Chinlin Hsieh
Taiwan, 2014 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/16

Chinlin Hsieh detém-se na emergência do Novo Cinema de Taiwan, do início dos anos oitenta (muito sob o fôlego criativo de um grupo de cineastas em que se destacam os nomes de Hou Hsiao-hsien e Edward Yang) ao presente, convocando uma série de ilustres deponentes asiáticos e ocidentais, realizadores, críticos, programadores, historiadores e artistas que prestam o seu testemunho, experiências, reflexões sobre o influente “movimento”. Entre eles, Apichatpong Weerasethakul, Olivier Assayas, Kiyoshi Kurosawa, Hirokazu Kore-eda, Jia Zhang-ke, Wang Bing, Tsai Ming-Liang Hou Hsiao-hsien, mas também Tony Rayns, Jean-Michel Frodon, Pierre Rissient, Tadao Sato ou Ai Weiwei. O cinema de que se fala é ilustrativamente evocado por excertos de filmes num relance das imagens e dos sons que transformaram o panorama do cinema asiático muito para além das suas fronteiras, cunhando-lhe a singularidade.