26/03/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
THE LONG VOYAGE HOME
Tormenta a Bordo
de John Ford
com John Wayne, Thomas Mitchell, Ian Hunter, Ward Bond, Barry Fitzgerald
Estados Unidos, 1940 - 104 min
legendado em português | M/12

Adaptação de quatro peças em um ato de Eugene O’Neill, retratando a vida de um grupo de marinheiros a bordo do Glencairn e as suas zaragatas em terra. Durante a viagem, o barco, que transporta munições para Londres, é alvo de um ataque aéreo. Um tripulante é acusado de espionagem, outro pretende deixar o mar e voltar para a mãe, na Suécia. O drama e a luta dos homens do mar, numa das obras mais estetizantes de Ford.

26/03/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Miguel Marías / Jacques Tourneur
BERLIN EXPRESS
O Expresso de Berlim
de Jacques Tourneur
com Merle Oberon, Robert Ryan, Charles Korvin
Estados Unidos, 1948 - 86 min
legendado em português | M/12
sessão-conferência | apresentada e comentada por Miguel Marías

as intervenções de Miguel Marías são feitas em espanhol, sem tradução simultânea

Singularíssimo filme sobre a Alemanha do pós-guerra. Nazis na clandestinidade raptam um político alemão essencial para o processo de reconstrução. Oficiais e civis das nações aliadas e das diversas zonas de ocupação unem forças para o libertarem. Além do suspense, onde brilha a mão de Tourneur, BERLIN EXPRESS é, como A FOREIGN AFFAIR de Billy Wilder, um espantoso documento sobre uma cidade em ruínas, que procura reencontrar a personalidade destruída. “O filme tem sobretudo a marca de Tourneur, com a sua mise-en-scène convexa, em surdina, o magistral uso da voz off como evocação do presente e não do passado e o facto de ao mesmo tempo ilustrar um género e escapar desse género” (Antonio Rodrigues).

26/03/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Andrea Tonacci

Em colaboração com os Encontros Cinematográficos do Fundão
CONVERSAS NO MARANHÃO
de Andrea Tonacci
Brasil, 1977-83 - 120 min / | M/12
com a presença de Andrea Tonacci

Foi rodado em 1977 e concluído em 83. Foi em 77 que Tonacci iniciou uma série de projetos sobre comunidades indígenas em que percorreu, para além do Brasil, os Estados Unidos, o México, o Peru e a Bolívia. A eles pertencem OS ARARA (1981/83) e CONVERSAS NO MARANHÃO. “Se OS ARARA é uma espécie de cinediário, CONVERSAS NO MARANHÃO seria uma espécie de carta coescrita entre Tonacci e os Timbira, em que eles mostrariam um pouco do que são – do que fazem, de como vivem, de como falam, de onde habitam – e reivindicariam para o governo uma demarcação mais honesta de suas terras. O regime de coautoria aparece aqui em toda sua força: à tribo cabe a escolha do ‘o quê’, aquilo que vai estar no filme e sua função principal (a reivindicação por uma nova demarcação de terras), enquanto a Tonacci cabe exclusivamente a magia da mise-en-scène, realizada aqui não a partir de enquadramentos e movimentos de câmaras, mas da distância estabelecida entre sentido do filme e espectador. É nesse momento que, para os índios, o filme é uma coisa (um instrumento), e para os brancos – a quem, conscientemente, Tonacci dirige seu filme – é outra: uma tentativa de olhar para si mesmo mais do que para o outro, uma contradevoração do olhar, um processo, enfim, de aprendizagem. Não uma antropologia, mas uma autoscopia” (Ruy Gardnier). Primeira exibição na Cinemateca.

26/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
LOVE IS A MANY SPLENDORED THING
A Colina da Saudade
de Henry King
com Jennifer Jones, William Holden, Torin Thatcher, Isobel Elsom
Estados Unidos, 1955 - 102 min
legendado em espanhol | M/12

É um dos filmes mais famosos e populares da fase final da carreira de Henry King. Um celebérrimo filme que começa ao som de uma famosa canção, Love Is a Many Splendored Thing. Como outros cineastas veteranos, King não se intimidou com o “scope”, e imediatamente soube explorar-lhe as potencialidades. O filme (que para mais tem uma belíssima fotografia a cores) prova-o bem, oferecendo ainda a Holden e a Jennifer Jones dois dos seus papéis mais célebres.

26/03/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Março
INDIA - MATRI BHUMI
"Índia - Terra Mãe"
de Roberto Rossellini
França, Itália, 1957-1959 - 95 min
legendado eletronicamente em português
Sessão Extra programa

sessão apresentada por Renzo Rossellini

INDIA foi a obra que marcou a rutura de Rossellini com o cinema narrativo tradicional, sendo o filme percursor dos seus futuros trabalhos para a televisão. INDIA que procura mostrar "outros modos de vida e de pensamento", perscrutando as castas e as religiões que formam o povo indiano, mas interrogando-as sempre em relação com a natureza e com a dimensão espiritual subjacente. Destaque-se a fórmula lapidar com que, à época, Godard afirmou a sua importância: "India engloba o cinema mundial, tal como as teorias de Riemann e Planck englobam a geometria e a física clássicas". A invenção de um cinema "total". Já Truffaut, defendeu INDIA como "um poema livre, fora do tempo e do espaço". INDIA é apresentado em cópia digital. Sessão extra programa organizada em colaboração com a Leopardo Filmes.