22/01/2015, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
No Meu Cinema – João Bénard da Costa
GONE WITH THE WIND
E Tudo o Vento Levou
de Victor Fleming
com Clark Gable, Vivien Leigh, Olivia de Havilland, Hattie MacDaniel
Estados Unidos, 1939 - 233 min
legendado em português | M/12
atenção ao horário

A projeção é antecedida e sucedida pelas apresentações e comentários de João Bénard da Costa filmados por Margarida Gil para a série da RTP “No Meu Cinema”.

O monumento de Hollywood a si mesma, cujo verdadeiro autor é o produtor, David O. Selznick, muito mais que os diversos realizadores que se sucederam, entre os quais Cukor e Mamoulian, embora o filme seja assinado por Fleming. Três horas e quarenta minutos a cor (num período em que os filmes a cor eram raríssimos), uma história dividida em duas grandes partes, a guerra e a paz. GONE WITH THE WIND é a saga de uma mulher, rica herdeira de uma plantação no Sul, destruída pela Guerra de Secessão, e a sua paixão por um aventureiro, ambos encarnados à perfeição. Curiosamente, este filme que condensa Hollywood e os seus costumes, tem uma conclusão aberta, com uma das réplicas mais célebres da história do cinema: “Frankly, my dear, I don’t give a damn.”

22/01/2015, 15h00 | Sala Luís de Pina
Pedro Costa | Realizador Convidado
LAST DAYS
Last Days – Últimos Dias
de Gus Van Sant
com Michael Pitt, Lukas Haas, Aia Argento, Scott Patrick Green
Estados Unidos, 2004 - 96 min
legendado em português | M/12

Em LAST DAYS, Gus Van Sant ficciona os últimos dias de Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana, ícone da música pop. A personagem de Michael Pitt chama-se Blake e é um jovem músico talentoso e introspetivo que se refugia numa casa no meio de um bosque onde passa os seus últimos dias de existência. A sinopse original refere o filme como uma “meditação sobre demónios interiores” e Blake como “um fugitivo da sua própria vida”.

22/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Pedro Costa | Realizador Convidado
OSSOS
de Pedro Costa
com Nuno Vaz, Maria Lipkina, Isabel Ruth
com a presença de Pedro Costa no final da sessão

A terceira longa-metragem de Pedro Costa centra-se em personagens que habitam o então existente Bairro das Fontainhas nos arredores de Lisboa. “Muito mais do que uma estocada na má consciência burguesa, OSSOS é um filme que a transforma numa parada de ‘zombies’, de ‘mortos em licença’ e o bairro é, aqui, todo o mundo” (Luís Miguel Oliveira).

22/01/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Da coleção de Vítor Ribeiro
À PROPOS D’UNE RIVIÈRE | PORTUGAL’S MEN OF THE SEA
duração total da sessão: 50 min | M/12

À PROPOS D’UNE RIVIÈRE
de Georges Franju
França, 1955 – 25 min / legendado eletronicamente em português
PORTUGAL’S MEN OF THE SEA
de George Sluizer
EUA, 1968 – 25 min / legendado eletronicamente em português

Entre 1949, ano em que realizou LE SANG DES BÊTES, a sua primeira curta-metragem a “solo” (e de longe a mais famosa e mais vista) e 1959, em que assinou LA TÊTE CONTRE LES MURS, a sua primeira longa, Franju fez mais de uma dúzia de curtas-metragens documentais que, por várias razões, ficaram na sombra, sendo raramente exibidos. Foi assim com MON CHIEN (1955), exibido na Cinemateca em setembro, no Ciclo dedicado a Henri Langlois, e é assim com este poema sobre a pesca do salmão realizado pelo autor no mesmo ano. Completa a sessão PORTUGAL’S MEN OF THE SEA, um documentário produzido pela National Geographic e realizado por George Sluizer (lembram-se de MORTINHO POR CHEGAR A CASA, com Herman José, e de A JANGADA DE PEDRA?) sobre a frota portuguesa da pesca ao bacalhau. Primeiras exibições na Cinemateca.
 

22/01/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Janeiro
POEMA O MORE
“O Poema do Mar”
de Iulia Solntseva, Aleksandr Dovjenko
com Zinaida Kirienko, Boris Livanov, Boris Andreiev
URSS, 1958 - 100 min
legendado em francês | M/12
Por motivos imprevistos e inultrapassáveis, não nos é possível apresentar como anunciado o filme BROKEN BLOSSOMS de D. W. Griffith, na sessão das 21h30 desta quinta-feira, 22 de Janeiro. BROKEN BLOSSOMS será apresentado em março. Em sua substituição, será apresentado, o raro filme de Dovjenko POEMA O MORE / “O POEMA DO MAR” (URSS, 1958, 100 minutos, em cópia legendada em francês). POEMA O MORE é exibido em segunda passagem, depois da sua apresentação no programa “Pedro Costa | Realizador Convidado.”

História de uma aldeia ucraniana condenada à submersão pela construção de uma barragem. É a última parte do tríptico previsto por Dovjenko, que a morte impediu de concretizar, depois de feita a planificação e a escolha dos lugares das filmagens. Seria a sua mulher a filmar POEMA O MORE, o que esteve na origem de uma polémica: “pela primeira vez na história do cinema estamos perante um filme póstumo” (Fereydoun Hoveyda); “os filmes realizados com base em Dovjenko não são dele” (Barthélemy Amengual).

22/01/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Pedro Costa | Realizador Convidado
LIBERTÉ, LA NUIT
de Phlippe Garrel
com Emmanuelle Riva, Maurice Garrel, Christine Boisson, László Szabó
França, 1983 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12

LIBERTÉ, LA NUIT decorre durante a guerra da Argélia. Após muitos anos de vida em comum um casal enfrenta a separação. Ele é professor, ela dedica-se à costura. Ambos se envolvem com a Frente da Libertação Nacional. Um filme belíssimo com um forte contexto político que não pôde ser exibido na retrospetiva que dedicámos a Garrel e que é agora mostrado em primeira exibição na Cinemateca, numa imaculada cópia 35mm preto e branco.