27/12/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
STEAMBOAT BILL JR.
Marinheiro de Água Doce
de Buster Keaton, Charles Reisner
com Buster Keaton, Tom McGuire, Ernest Torrence
Estados Unidos, 1928 - 69 min
versão muda, com intertítulos em português | M/6
acompanhado ao piano por Filipe Raposo

Como todos os grandes atores do cinema burlesco, Buster Keaton está sempre às voltas com os objetos, desta vez um barco que desce um grande rio americano. STEAMBOAT BILL JR. é a história de um marinheiro desajeitado que tenta ajudar o pai e acaba por se apaixonar pela filha do comandante de um barco rival. Depois de muitas confusões, tudo acaba com uma autêntica batalha naval. Destaque ainda para a fabulosa sequência do furacão, verdadeiro tour de force que é um dos pontos altos do cinema de Keaton.

27/12/2014, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
E.T., THE EXTRA-TERRESTRIAL
E.T., O Extra-Terrestre
de Steven Spielberg
com com Dee Wallace, Henry Thomas, Peter , Robert MacNaughton, Drew Barrymore, K.C. Martel, C. Thomas Howell
Estados Unidos, 1982 - 115 min
legendado em português | M/6

O mais célebre filme de ficção científica jamais feito é também um belíssimo “conto de fadas”, materializado pela magia de Steven Spielberg. Num cenário de história de fadas (a nave “chaleira”, as bicicletas voadoras, a noite do Halloween), Spielberg conta a história de um pequeno alien esquecido na Terra e que se refugia numa casa onde as crianças o escondem e o ajudam na sua odisseia para regressar a casa. Um deslumbramento.

27/12/2014, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
MYSTERY TRAIN
O Comboio Misterioso
de Jim Jarmusch
com Masatoshi Nagasa, Screamin' Jay Hawkins, Cinqué Lee, Joe Strummer
Estados Unidos, 1989 - 113 min
legendado em português | M/12

MYSTERY TRAIN está para Memphis como DOWN BY LAW para Nova Orleães, com a fundamental diferença de a cidade do Tennessee ser assombrada pelo "fantasma" de Elvis Presley, cujo "mausoléu", Graceland, fica nas imediações. São justamente turistas em peregrinação que servem de personagens a Jarmusch, nesta encenação de uma cidade-museu de cera. Três histórias minimamente relacionadas (inspiração confessada: LA RONDE de Ophuls) no primeiro filme a cores (noturnas, embora) desde o inicial PERMANENT VACATION.

27/12/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Dezembro
THE BODY SNATCHER
O Túmulo Vazio
de Robert Wise
com Boris Karloff, Bela Lugosi, Henry Daniell, Edith Atwater,
Estados Unidos, 1945 - 78 min
legendado em português | M/12

Adaptado de um conto de Robert Louis Stevenson, THE BODY SNATCHER foi o último filme que juntou os dois reis do cinema de terror da década de trinta, Boris Karloff e Bela Lugosi, agora fornecedores de cadáveres para as experiências de um médico (Henry Daniell). Quando falta "matéria-prima", eles encarregam-se de a encontrar. Um clássico produzido por Val Lewton.

27/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
PARIS, TEXAS
Paris, Texas
de Wim Wenders
com Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell, Aurore Clément, Hunter Carson
República Federal da Alemanha, França, 1984 - 142 min
legendado em português | M/12

Um homem vagueia pelo deserto sem saber quem é. O irmão encontra-o e fá-lo confrontar-se com a sua própria memória e com a vida que tinha quando deixou a mulher e o filho quatro anos antes. Pode ser uma versão da sinopse do filme que, a partir de um argumento de Sam Shepard, Wenders começou no deserto do Texas e fez seguir para a Califórnia. As cenas de estrada, as imagens da paisagem e a inesquecível cena do reencontro entre Stanton e Kinski nopeep show são indissociáveis de PARIS, TEXAS, provavelmente o mais aclamado filme de Wenders. Palma de Ouro de Cannes em 1984.

27/12/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Dezembro
L'ARGENT
O Dinheiro
de Marcel L'Herbier
com Pierre Alcover, Brigitte Helm, Jules Berry, Antonin Artaud
França, 1928 - 190 min
mudo, intertítulos em francês | M/12

Um dos grandes monumentos do cinema francês do final do mudo, que reconcilia as ambições do cinema de arte com as características de uma superprodução. L'ARGENT adapta o romance homónimo de Zola, transpondo-o para os anos vinte. Trata-se da história de um banqueiro à beira da falência, que aposta tudo o que tem no inventor de um novo modelo de aviões, tenta seduzir a sua mulher e provoca deliberadamente o pânico na Bolsa de Valores, filmada numa sequência notável na verdadeira Bolsa de Paris. Com uma extraordinária fotografia e a câmara sempre em movimento, notáveis cenários e Brigitte Helm (de METROPOLIS) no papel feminino, além de Antonin Artaud num pequeno papel, L'ARGENT é um dos pontos culminantes da arte de um importante realizador.