14/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Novembro
WHERE THE TRUTH LIES
Onde Está a Verdade?
de Atom Egoyan
com Kevin Bacon, Colin Firth, Alisson Lohman
Canadá, 2005 - 105 min
legendado em português| M/16

Desde que se consagrou internacionalmente em 1991, com THE ADJUSTER, Atom Egoyan construiu uma obra coerente, em que as longas-metragens alternam com curtas e com trabalhos para a televisão. Em WHERE THE TRUTH LIES, o realizador canadiano explora um dos seus temas preferidos, o jogo entre a verdade e as aparências, através da história de um jornalista que quer descobrir a verdade que está por detrás de um incidente que alterou a vida de duas celebridades do mundo do espetáculo. Primeira exibição na Cinemateca.

14/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Prémio Lux – Prémio Europeu de Cinema

Em colaboração com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu
RAZREDNI SOVRAZNIK
“O Inimigo da Turma”
de Rok Bicek
com Igor Samobor, Natasa Barbara Gracner, Tsaja Zeleznic
Eslovénia, 2013 - 112 min
legendado em português | M/12

Um dos três filmes finalistas do Prémio Lux deste ano é o “O INIMIGO DA TURMA”, estreado no Festival de Veneza do ano passado e realizado pelo esloveno Rok Bicek. É ao recém-chegado autoritário professor de alemão que os alunos atribuem as culpas pelo suicídio de uma colega. “Rok Bicek demonstra um impressionante controlo da tensão e do suspense na fora como filma a relação entre os alunos e o professor.” (Variety). Interpretado de forma sublime pelo ator Igor Samobor.

14/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan van der Keuken

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
THE EYE ABOVE THE WALL
de Johan van der Keuken
Holanda, 1988 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Filmado no Estado do Kerala, na Índia, HET OOG BOVEN DE PUT aborda a transmissão de conhecimento em diversos domínios, de uma aula de dança ou canto a uma demonstração de artes marciais, relacionando-se com uma preocupação que atravessa toda a obra de Johan van der Keuken: a necessidade de uma transformação social e política a nível mundial e as diferentes formas de resistência a essa mesma transformação. “A educação, condição básica para a mudança, é também o meio pelo qual os valores instituídos são apresentados a cada nova geração e ajuda a manter a resistência à mudança. Este paradoxo é o tema central do meu novo filme.”

14/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
DER TOD DER MARIA MALIBRAN
“A Morte de Maria Malibran”
de Werner Schroeter
com Magdalena Montezuma, Christine Kaufmann, Ingrid Caven
República Federal da Alemanha, 1971 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/16
A apresentar na cópia 35mm resultante da ampliação e restauro do filme em 2010

DER TOD DER MARIA MALIBRAN é um dos filmes mais célebres e mais belos realizados por Werner Schroeter num período particularmente fecundo do seu trabalho. Inspirando-se no mito de uma célebre cantora de ópera de inícios do século XIX, DER TOD DER MARIA MALIBRAN é um filme sobre os mitos da ópera, feito por um apaixonado pelo género, um filme sobre “a voz como extensão da vida, como veículo de libertação e de morte” (José Manuel Costa). Um dos mais belos filmes de um grande poeta do cinema, um dos raros cineastas verdadeiramente independentes.

14/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a ECREA

Em colaboração com a Universidade Lusófona
CHINA, CHINA | REDEMPTION | FANTASIA LUSITANA
duração total da sessão: 110 minutos | M/12

CHINA, CHINA
de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
com Jialiang Chen, Luís Rafael Chen, Chem Jie
Portugal, 2007 – 19 min / legendado em inglês
REDEMPTION
de Miguel Gomes
com Maren Ada, Donatello Brida, Jaime Pereira
Portugal, França, Alemanha, Itália, 2013 – 26 min / legendado em inglês
FANTASIA LUSITANA
de João Canijo
Portugal, 2010 – 65 min / legendado em inglês

"CHINA, CHINA conta a história de um dia na vida de Xioa Hong, aliás 'Arco Íris da Manhã', casada e com um filho, que vive no Martim Moniz, trabalha num supermercado chinês e procura sobreviver. Segue a ténue fronteira entre o sonho e o pesadelo até encontrar a realidade, em que o que parece não é e o que não é parece.” (J. P. Rodrigues e J. R. Guerra da Mata)". REDEMPTION é composto exclusivamente por imagens de arquivo, muitas delas em super 8 e portanto com uma dimensão privada e anónima, que se juntam a outras mais reconhecíveis. Todas são relacionadas com histórias que lhe são alheias, proferidas em várias línguas por diferentes vozes. Exclusivamente composto por imagens de arquivo dos anos quarenta aos sessenta, combinadas com excertos de textos de Alfred Döblin, Erika Mann e Antoine de Saint-Exupéry que refletem as experiências vividas por estes escritores durante as suas passagens por Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, FANTASIA LUSITANA é uma primeira abordagem de João Canijo ao cinema documental. É também um filme que questiona “a propaganda imaginada e imaginária do salazarismo durante a Segunda Grande Guerra (…) que proclamava a ausência da guerra no meio da guerra, mesmo com o fluxo de refugiados que chegava a Lisboa."