22/11/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
CANYON PASSAGE
Amor Selvagem
de Jacques Tourneur
com Dana Andrews, Susan Hayward, Brian Donlevy, Ward Bond
Estados Unidos, 1946 - 62 min
legendado em português | M/12

Magnífico western sobre uma história de interesses e paixões rivais, situada entre pioneiros no Oregon e pondo em conflito dois amigos que acabam separados pelo ouro e por uma mulher. Dana Andrews tem um dos seus melhores papéis neste filme, em que Tourneur, mestre da série B, teve meios mais importantes à sua disposição e pôde filmar num belíssimo Technicolor.

22/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Nathaniel Dorsky

Em colaboração com Harvard na Gulbenkian
SARABANDE | COMPLINE | AUBADE | WINTER
duração total da sessão: 64 minutos | M/12
com a presença de Nathaniel Dorsky, seguida de debate

SARABANDE
COMPLINE
AUBADE
WINTER
de Nathaniel Dorsky
Estados Unidos, 2008, 2009, 2010, 2008 – 15, 18, 11, 21 min

As duas sessões de hoje são descritas por Nathaniel Dorsky como “quartetos” em quatro movimentos. À ternura de SARABANDE, COMPLINE, o último trabalho que o realizador filmou em Kodachrome, acrescenta a nostalgia por uma emulsão obsoleta e pelo fechar de um ciclo. Mais solar que os dois títulos anteriores, AUBADE é um poema que evoca o nascer do sol e que traduz simultaneamente a introdução de Dorsky a um novo suporte fílmico, o negativo cor. A sessão termina com um retrato de São Francisco no inverno, “um breve período de sombras e de renovação” (Dorsky). SARABANDE, COMPLINE, AUBADE e WINTER combinam assim uma celebração do mundo e um estudo da luz com um sentido profundo de introspeção, enfatizado pelo seu silêncio.
 

22/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Nathaniel Dorsky

Em colaboração com Harvard na Gulbenkian
SUMMER | DECEMBER | AVRAHAM | FEBRUARY
duração total da sessão: 72 minutos | M/12
com a presença de Nathaniel Dorsky, seguida de debate

SUMMER
DECEMBER
AVRAHAM
FEBRUARY
de Nathaniel Dworsky
Estados Unidos, 2013, 2014, 2014, 2014 – 22, 14, 20, 16 min | M/12

SUMMER não é tanto uma descrição do verão em São Francisco, mas uma resposta cinematográfica ao modo como a Estação é sentida pelo próprio cineasta. Filmado durante um turbulento mês de dezembro, DECEMBER é descrito por Dorsky como tendo uma “pureza da forma, que considera muito compensadora”. Em AVRAHAM, é o próprio título a fonte de inspiração de um filme e o responsável por cada plano e cada corte. Contrastando com DECEMBER, FEBRUARY foi filmado nas primeiras semanas de uma primavera precoce em São Francisco, traduzindo uma sensação de frescura e de liberdade. Um segundo “quarteto” silencioso que nos propicia uma meditação sobre a luz, a paisagem, o tempo e que enfatiza a relação das imagens com a matéria do mundo.
 

22/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
SALOME
de Werner Schroeter
com Mascha Elm Rabben, Magdalena Montezuma, Ellen Umlauf, Thomas von Keyserling
República Federal da Alemanha, 1971 - 81 min
legendado em inglês e eletronicamente em português M/16

Adaptação da peça epónima de Oscar Wilde, para a qual Schroeter utilizou a mesma tradução alemã que Richard Strauss utilizou na sua ópera (note-se que, alguns anos mais tarde, a família do compositor proibiria uma montagem da ópera por Schroeter). O filme foi feito num anfiteatro no Líbano, sem nenhum cenário ou adereço e a câmara está essencialmente na posição de um espectador de teatro, dando a ilusão de que se trata da captação de um espetáculo de palco. A apresentar em cópia digital.

22/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
IL REGNO DI NAPOLI
O Reino de Nápoles
de Werner Schroeter
com Liana Trouché, Romeo Giro, Tiziana Ambretti, Antonio Orlando
Alemanha, Itália, 1978 - 132 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/16

IL REGNO DI NAPOLI foi o primeiro filme de Schroeter a ter uma distribuição comercial “normal”, mas embora tenha uma fatura menos “experimental” do que outros filmes seus, é fidelíssimo ao universo do cineasta alemão. Trata se da história de duas famílias napolitanas desde o post guerra e dos destinos trágicos por que ficam marcadas. Uma insólita incursão de um cineasta que se destaca pela faceta barroca da sua obra, no que se pode considerar como uma espécie de realismo, ou mesmo um “hiperrealismo”, a que a violência e a ênfase dão outra e alucinante dimensão. Uma das obras primas de Schroeter.

22/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Novembro
ALFRED HITCHCOCK’S LORD ARTHUR SAVILE’S CRIME
de Robert Stevens
com Sebastian Cabot, Gladys Cooper, Melville Cooper, Alexander Delevanti
Estados Unidos, , 1958 - 51 min
legendado em português | M/12

Realizado por Robert Stevens a partir da história de Oscar Wilde, é um dos títulos da série “Alfred Hitchcock’s Presents”, produzida por Hitchcock para a CBS. A celebérrima série televisiva foi produzida e apresentada pela primeira vez no pequeno ecrã entre 1955 e 1962 (altura em que foi rebatizada “The Alfred Hitchcock Hour”) e ficou conhecida pela sequência do genérico, concebida, realizada e protagonizada pelo próprio Hitchcock, que (por sugestão de Bernard Herrmann) se filmou ao som da Marcha Fúnebre para Uma Marioneta, surgindo em silhueta e dirigindo-se ao centro do enquadramento, para dizer (quase sempre) um inconfundível “Good evening.”