novembro de 2014
dstqqss
2627282930311
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30123456
PROGRAMA
Ciclos
Pesquisa
nov2014
08
sáb
08/11/2014, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

ANIMAL CRACKERS
Os Galhofeiros
de Victor Heerman
Estados Unidos, 1930 - 97 min
 
08/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

HERR ARNES PENGAR
“O Tesouro de Arne”
de Mauritz Stiller
Suécia, 1919 - 100 min
 
08/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

DISHONORED
Fatalidade
de Josef von Sternberg
Estados Unidos, 1931 - 91 min
08/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

INTERIOR N.Y. SUBWAY, 14TH ST. TO 42ND ST.| CONEY ISLAND AT NIGHT | ROMANCE OF RADIUM | LES CABINETS DE PHYSIQUE | 7 FAUX RACCORDS
duração total aproximada da sessão: 50 minutos | M/12
08/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

L’ATALANTE
O Atalante
de Jean Vigo
França, 1934 - 89 min
08/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

DEMOLISHING AND BUILDING UP THE STAR THEATRE | QUELQUES REMARQUES SUR LA RÉALISATION ET LA PRODUCTION DU FILM SAUVE QUI PEUT (LA VIE) | KÖRKARLEN
duração total da sessão: 119 minutos | M/16
08/11/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
ANIMAL CRACKERS
Os Galhofeiros
de Victor Heerman
com Groucho, Harpo, Chico e Zeppo Marx, Margaret Dumont
Estados Unidos, 1930 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O nonsense selvagem dos irmãos Marx, ainda longe da domesticação: ANIMAL CRACKERS foi apenas o segundo filme da quadrilha, depois da estreia no ano anterior com THE COCOANUTS. Aqui, a história anda à volta da investigação do caso de um quadro roubado, mas isso é o que menos conta. O que conta é a sucessão de gags que viram tudo do avesso, e o caos linguístico instaurado pelos Marx. É, aliás, deste filme o famoso “monólogo africano” de Groucho.

08/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
HERR ARNES PENGAR
“O Tesouro de Arne”
de Mauritz Stiller
com Mary Johnson, Richard Lund, Hjamer Selander
Suécia, 1919 - 100 min
mudo, intertítulos em sueco, traduzidos em português | M/12

Uma obra-prima, baseada num conto de Selma Lagerlöff, que mostra a que nível artístico o cinema chegara na década de 10. “O TESOURO DE ARNE” tem por cenário a Suécia na Idade Média, contando a história de três evadidos que matam um fazendeiro para se apoderarem de um tesouro e ficam com a fuga cortada pela neve. Inesquecível presença feminina de Mary Johnson e imagens deslumbrantes onde se destacam as cenas do desfile fúnebre final.

08/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
DISHONORED
Fatalidade
de Josef von Sternberg
com Marlene Dietrich, Victor McLaglen, Lew Cody, Warner Oland, Gustav von Seyffertitz
Estados Unidos, 1931 - 91 min
legendado em português | M/12

No “duelo” que as duas divas dos anos 30, Marlene e Greta Garbo, travaram por imposição dos estúdios (Paramount e MGM, respetivamente), DISHONORED é uma resposta a MATA HARI, interpretada pela segunda. E é imensamente superior, não só pela qualidade da encenação de Sternberg, naquele que talvez seja o seu filme mais venenoso e fetichista, como pela imagem transmitida por Marlene Dietrich, de um erotismo inultrapassável, na figura de uma espia (Agente X27) que se deixa matar por amor durante a primeira grande guerra. A cena do fuzilamento é uma das mais provocantes do cinema americano antes do código da censura.

08/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
INTERIOR N.Y. SUBWAY, 14TH ST. TO 42ND ST.| CONEY ISLAND AT NIGHT | ROMANCE OF RADIUM | LES CABINETS DE PHYSIQUE | 7 FAUX RACCORDS
duração total aproximada da sessão: 50 minutos | M/12
sessão apresentada por Bernard Eisenschitz

O alinhamento inicialmente previsto da sessão (CONEY ISLAND AT NIGHT | ROMANCE OF RADIUM | 7 FAUX RACCORDS) foi alterado, passando a incluir, na abertura INTERIOR N.Y. SUBWAY, 14TH ST. TO 42ND ST. de Billy Bitzer, e LES CABINETS DE PHYSIQUE de Eric Rohmer.

INTERIOR N.Y. SUBWAY, 14TH ST. TO 42ND ST.

de Billy Bitzer

Estados Unidos, 1905 - 5 min / mudo, sem intertítulos

CONEY ISLAND AT NIGHT
de Edwin S. Porter
Estados Unidos, 1905 – 4 min / mudo, sem intertítulos
ROMANCE OF RADIUM
de Jacques Tourneur
Estados Unidos, 1937 – 10 min / legendado eletronicamente em português

LES CABINETS DE PHYSIQUE

de Eric Rohmer

França, 1964 - 24 min / sem legendas
7 FAUX RACCORDS
de Raul Ruiz
com Henri Alekan, Olímpia Carisi, Raul Ruiz
França, 1984 – 60 min / legendado eletronicamente em português

Este programa, que vai dos primórdios do cinema aos anos 80, é organizado à volta da luz. O filme de Billy Bitzer, mais conhecido como operador de câmara de Griffith, segue a travessia de um metropolitano em Nova Iorque entre as ruas 14 e 42. CONEY ISLAND AT NIGHT, do pioneiro Edwin S. Porter (realizador do celebérrimo THE GREAT TRAIN ROBBERY), está resumido no seu título. Realizado para a conhecida e ambiciosa séria da televisão francesa CINÉMA CINÉMAS, o filme de Raul Ruiz consiste numa aula sobre a luz no cinema, dada pela grande diretor de fotografia Henri Alekan, a quem Ruiz pediu que fizesse sete cenas com uma atriz. A curta-metragem didática de Jacques Tourneur versa sobre a descoberta do rádio por Pierre e Marie Curie. De Eric Rohmer, LES CABINETS DE PHYSIQUE inclui igualmente o programa.

08/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
L’ATALANTE
O Atalante
de Jean Vigo
com Jean Dasté, Dita Parlo, Michel Simon
França, 1934 - 89 min
legendado em português | M/12
sessão apresentada por Bernard Eisenschitz

A única longa-metragem de Jean Vigo. Um filme libérrimo, que sintetizou todas as buscas estéticas do cinema francês de começos da década de 30, segundo palavras de Henri Langlois. Doente, Vigo não pôde controlar a montagem e o filme foi massacrado pela Gaumont, sendo distribuído como LE CHALAND QUI PASSE (título de uma canção de sucesso, que foi inserida arbitrariamente no filme). Só nos anos 90 se chegou a uma versão (contestadíssima) de L’ATALANTE de que se disse seguir as intenções do cineasta. Jean Dasté, Dita Parlo e Michel Simon conquistam a eternidade cinematográfica nesta obra incomparável.

08/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
DEMOLISHING AND BUILDING UP THE STAR THEATRE | QUELQUES REMARQUES SUR LA RÉALISATION ET LA PRODUCTION DU FILM SAUVE QUI PEUT (LA VIE) | KÖRKARLEN
duração total da sessão: 119 minutos | M/16
sessão apresentada por Bernard Eisenschitz, Marcos Uzal

DEMOLISHING AND BUILDING UP THE STAR THEATRE
de Frederick Armitage
Estados Unidos, 1902 – 3 min
QUELQUES REMARQUES SUR LA RÉALISATION ET LA PRODUCTION DU FILM SAUVE QUI PEUT (LA VIE)
de Jean-Luc Godard
Suíça, 1979 – 10 min / legendado eletronicamente em português
KÖRKARLEN
O Carro Fantasma
de Victor Sjöström

comVictor Sjöström, Hilda Borgstrom, Tore Svenberg, Astrid Hohn
Suécia, 1921 – 106 min / mudo, intertítulos em sueco, traduzidos eletronicamente em português

Adaptação do famoso romance de Selma Lagerloff, KÖRKARLEN é um dos filmes mais famosos de Victor Sjöström (principalmente pelos efeitos especiais), incursão no fantástico sobre a lenda da “carroça da Morte” e do seu condutor: o ser que morre à última badalada da noite de São Silvestre. A obra-prima de Sjöström é um dos grandes clássicos do mudo. A abrir a sessão, DEMOLISHING… capta a demolição de um cinema nas suas diversas etapas, seguido de um trabalho em que Jean-Luc Godard reflete sobre o filme que trouxe de volta ao circuito comercial do cinema, SAUVE QUI PEUT (LA VIE).