CICLO
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II


Como em 2013, este ano a programação cinematográfica do Festival Temps d’Images, gira à volta do próprio cinema, e foi concebida por Pierre-Marie Goulet, Teresa Garcia, Ricardo Matos Cabo, Bernard Eisenschitz, com contribuições de Marcos Uzal, Cyril Neyrat e a colaboração da Cinemateca. E como é costume nesta programação, cada sessão aproxima filmes de épocas, e eventualmente de estilos, muito diferentes, estabelecendo paralelos, evidentes ou secretos. Poderemos assim rever grandes clássicos de Dreyer, Christensen, Stiller, Sjöström, Hitchcock, Sternberg, Mamoulian, Epstein, Vigo, Keaton, ao lado de obras de grandes nomes da vanguarda, de momentos dos primórdios do cinema, de filmes feitos diretamente sobre o cinema (sobre Abel Gance, Eric Rohmer ou Henri Alekan) e de trabalhos de autores tão diferentes quanto Pierre Creton e Rita Azevedo Gomes, num panorama que vem lembrar ao espectador que um filme nunca é uma obra inteiramente isolada, existe sempre em relação a outros filmes.

04/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

LE CŒUR ET L’ARGENT | DOROGOY CENOY
duração total da sessão: 113 minutos | M/12
05/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

HÄXAN O HÄXAN
“A Feitiçaria Através dos Tempos”
de Benjamin Christensen
Suécia, 1921 - 106 min
05/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

LA CROISSANCE DES VÉGÉTAUX | DR. JEKYLL AND MR. HYDE
duração total da sessão: 94 minutos | M/12
 
06/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

COEUR FIDÈLE
de Jean Epstein
França,, 1923 - 85 min
 
06/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

A VINGANÇA DE UMA MULHER
de Rita Azevedo Gomes
Portugal, 2012 - 100 min | M/12
04/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
LE CŒUR ET L’ARGENT | DOROGOY CENOY
duração total da sessão: 113 minutos | M/12
sessão apresentada por Bernard Einsenschitz e Miguel Marías

LE CŒUR ET L’ARGENT
de Louis Feuillade
com Suzanne Grandais, Renée Carl, Raymond Lyon
França, 1912 - 15 min / mudo, intertítulos em francês, traduzidos eletronicamente em português
DOROGOY CENOY
“O Cavalo que Chora”
de Mark Donskoi
com Vera Donskaya, Yuri Dedovich, Ivan Tverdokhlkeb
URSS, 1957 - 98 min / legendado eletronicamente em português

Ao lado de QUANDO PASSAM AS CEGONHAS, de Mikhail Kalatozov, “O CAVALO QUE CHORA” foi um dos filmes marcantes do “degelo” soviético da era Kruschev. Realizado por Mark Donskoi, que se fizera notar sobretudo pela chamada “Trilogia de Gorki” em fins dos anos 30. “O CAVALO QUE CHORA” é um drama romântico situado em 1830: dois servos ucranianos que se amam são separados pelo seu senhor, que casa a mulher com outro homem e manda o seu amado para a tropa. Mas ela foge e o par esconde-se, com a ajuda de um grupo de ciganos. A abrir a sessão, um breve e poderoso melodrama realizado por Louis Feuillade, uma das mais fortes personalidades do cinema francês do período, com destaque para o uso, então insólito, da tela dividida ao meio (split screen).
 

05/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
HÄXAN O HÄXAN
“A Feitiçaria Através dos Tempos”
de Benjamin Christensen
com Benjamin Christensen, Emmy Schönfeld, Alice Fredericksen
Suécia, 1921 - 106 min
mudo, intertítulos em sueco, traduzidos eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por Marcos Uzal

Depois de realizar melodramas e filmes policiais no seu país natal, o dinamarquês Benjamin Christensen realizou na Suécia este filme que garantiu a perenidade do seu nome na História do Cinema. Ilustrando diversos casos de feitiçaria (uma mulher frustrada que tem relações sexuais com o demónio, uma velha acusada de feitiçaria) e inspirando-se nos mestres da pintura alemã e flamenga do século XVI, Christensen assinou uma extraordinária obra-prima, que também pode ser vista como um requisitório contra o puritanismo e a intolerância. Um dos pontos altos do cinema mudo.

05/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
LA CROISSANCE DES VÉGÉTAUX | DR. JEKYLL AND MR. HYDE
duração total da sessão: 94 minutos | M/12

LA CROISSANCE DES VÉGÉTAUX
de Jean Comandon
França, 1929 – 12 min
DR. JEKYLL AND MR. HYDE
O Médico e o Monstro
de Rouben Mamoulian
com Fredric March, Miriam Hopkins, Rose Hobart.
Estados Unidos, 1932 – 82 min / legendado em português

Esta versão de DR. JEKYLL AND MR. HYDE é um importante momento da história do cinema, pelo que revela da maestria de Mamoulian e dos seus contributos para a linguagem cinematográfica nos anos de adaptação ao som, representando a súmula das experiências feitas nos seus filmes anteriores. Por muitos tido como a melhor das adaptações do romance de Robert Louis Stevenson, destaca-se também pela carga erótica que o percorre, com Miriam Hopkins no papel da prostituta. A abrir a sessão, um filme científico de Jean Comandon, médico francês que inventou a micro-fotografia e foi um dos primeiros a utilizar o cinema com objetivos científicos.
 

06/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
COEUR FIDÈLE
de Jean Epstein
com Léon Mathot, Gina Manès, Edmon van Daële
França,, 1923 - 85 min
mudo, intertítulos em francês, traduzidos eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por Florent Guézengar

Ligado ao documentário e à vanguarda dos anos 20, autor de brilhantes textos teóricos, Jean Epstein (1897-1953) foi uma das personalidades mais singulares e talentosas da sua geração no cinema francês. COEUR FIDÈLE, a sua segunda longa-metragem, é considerado uma das suas obras-primas. A trama narrativa mostra a rivalidade, nos meios populares de Marselha, entre um honesto trabalhador e um mauvais garçon, interessados pela mesma mulher. A montagem, o sentido do ritmo cinematográfico, faz deste filme um dos pontos culminantes do que à época se chamou o impressionismo no cinema, a capacidade de narrar de forma oblíqua, num verdadeiro contraponto de imagens.

06/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps d’Images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia II

Em colaboração com o Festival Temps d’Images 2014
A VINGANÇA DE UMA MULHER
de Rita Azevedo Gomes
com Rita Durão, Fernando Rodrigues, Hugo Tourita
Portugal, 2012 - 100 min | M/12
sessão apresentada por Rita Azevedo Gomes

Sétimo filme e quarta longa-metragem de ficção de Rita Azevedo Gomes, apresentado em vários festivais (Edimburgo, Viennale, Buenos Aires, entre outros), A VINGANÇA DE UMA MULHER adapta o conto homónimo de Barbey d’Aurevilly, no qual uma mulher decide vingar-se do seu marido, que matara o seu amante. Esta vingança terá uma forma terrível, da qual ela própria será vítima. Com fotografia de Acácio de Almeida e magnífico desempenho de Rita Durão no papel principal, A VINGANÇA DE UMA MULHER tem uma mise en scène rigorosa e totalmente dominada.