20/10/2012, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior

Outubro 2012
Who Framed Roger Rabbit?
Quem Tramou Roger Rabbit?
de Robert Zemeckis
com Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Joanna Cassidy, Stubby Kaye
Estados Unidos, 1988 - 103 min
legendado em português

Uma homenagem à época de ouro do cinema de animação da Disney e da Warner que "encerra" em 1948. O filme decorre nesse ano e conta a história da tentativa de destruição de Toontown por um sinistro juiz-censor, enquanto um detetive procura descobrir quem matou o dono da cidade e fez desaparecer o testamento em que ela era deixada aos desenhos animados. Uma maravilha de animação e fantasia.

20/10/2012, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Outubro 2012
Le Legioni di Cleopatra
Cleópatra
de Vittorio Cottafavi
com Linda Cristal, Ettore Manni, George Marchal, Conrado San Martin
Itália, França, Espanha, 1960 - 100 min
legendado eletronicamente em português

Vittorio Cottafavi foi o único dos realizadores italianos especializados no peplum a (quase) ter alcançado o estatuto de “autor”. Tal como o género que o tornou famoso, o cineasta foi durante um período relativamente curto extremamente popular. Da sua vasta obra (cerca de trinta títulos, entre filmes para cinema e televisão, entre 1957 e 1967, entre os quais alguns soberbos melodramas) escolhemos LE LEGIONI DI CLEOPATRA, um dos seus filmes mais célebres, com a deslumbrante Linda Cristal no papel da rainha do Egito. A apresentar em cópia restaurada.

20/10/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Outubro 2012
ALPHAVILLE
Alphaville
de Jean-Luc Godard
com Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff
França, 1966 - 96 min
legendado em português

Um dos filmes mais “fáceis” de Godard, que é ao mesmo tempo uma homenagem ao filme negro, uma obra de ficção científica e de ficção política. O agente secreto Lemmy Caution (que era o protagonista de uma série do cinema francês) vai à cidade de Alphaville, onde todos os sentimentos foram abolidos e onde ninguém é capaz de perceber poesia, tentar convencer um cientista a regressar aos “planetas exteriores”. Esta parábola sobre a sociedade futura foi inteiramente filmada em cenários naturais, em Paris e nos seus arredores.

20/10/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Outubro 2012
Nosferatu, Eine Symphonie Des Grauens
“Nosferatu, o Vampiro”
de Friedrich Wilhelm Murnau
com Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schroeter
Alemanha, 1922 - 87 min
mudo, intertítulos em alemão

“Quando chegou ao outro lado da ponte, os fantasmas vieram ao seu encontro.” Este célebre intertítulo das cópias francesas de NOSFERATU, aliás apócrifo (não é uma tradução nada literal do intertítulo alemão) e que encantou os Surrealistas, abre as portas do cinema fantástico. O filme de Murnau, primeira e mais célebre adaptação do romance de Bram Stoker, Drácula, é uma das obras-primas máximas da história do cinema. A apresentar em cópia com as tintagens a cor originais.

20/10/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Primeiro Século do Cinema

Outubro 2012
The Venetian Affair
Missão Secreta em Veneza
de Jerry Thorpe
com Robert Vaughn, Elke Sommer, Karlheinz Böhm
Estados Unidos, 1967 - 91 min
legendado em português

Protagonizado por Robert Vaughn, então mundialmente célebre como coprotagonista da série de televisão THE MAN FROM U.N.C.L.E., THE VENETIAN AFFAIR é um dos muitos filmes produzidos nos anos 60 na esteira do êxito das aventuras de James Bond. Durante uma conferência sobre a paz em Veneza, um diplomata americano faz explodir uma bomba, que mata todos os presentes na sala, inclusive ele próprio (vários anos antes dos atentados suicidas se tornarem corriqueiros). Um ex-agente do FBI é chamado para resolver o caso. Filmado em cenários naturais em Veneza, o filme tem muito bom ritmo. Além de Robert Vaughn, destaque para as presenças da hoje esquecida Elke Sommer e de Karlheinz Böhm, o protagonista de PEEPING TOM. A música é de Lalo Schifrin. Primeira exibição na Cinemateca.

20/10/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Primeiro Século do Cinema

Outubro 2012
The Edge
de Robert Kramer
com Jack Rader, Tom Griffin, Howard Loeb Babeuf, Robert Kramer
Estados Unidos, 1967 - 102 min
sem legendas

Este filme, que projetou o nome de Robert Kramer (trata-se da sua segunda longa-metragem), é uma ficção sobre as lutas políticas dos anos 60, muito precisamente as lutas políticas americanas, sobretudo o combate à Guerra do Vietname. O filme situa-se num grupo de intelectuais e militantes políticos de Nova Iorque. Um deles quer assassinar o presidente dos Estados Unidos, mas o grupo opõe-se a esta ideia.