09/10/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
INSOMNIA
Insomnia
de Christopher Nolan
com Al Pacino, Martin Donovan, Oliver 'Ole' Zemen, Hilary Swank, Paul Dooley
Estados Unidos, 2002 - 118 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Robin Williams

Dois detetives de Los Angeles são enviados para o Alasca durante a estação estival, em que o sol não se põe, para investigar um assassínio local. A estranheza que o rumo da investigação toma é paralela à estranheza da adaptação ao local, onde os dias e as noites se passam sob a mesma luz. As insónias sucessivas tomam conta da personagem de Al Pacino, em luta com imprevistos trágicos que conduzem à morte do seu colega, com um pesado sentimento de culpa, mas também com as frinchas de luz que o impedem de dormir. O realizador de MEMENTO faz um filme noturno em plena claridade. A sessão é dedicada à memória de Robin Williams (1951-2014), que aqui interpreta o papel de um escritor angustiado numa das suas mais atípicas e memoráveis composições.

09/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Alain Resnais

No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
MURIEL OU LE TEMPS D’UN RETOUR
Muriel ou O Tempo de Um Regresso
de Alain Resnais
com Delphine Seyrig, Jean-Pierre Kerien, Nita Kein
França, Itália, 1963 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Em MURIEL, através da história de uma jovem viúva que vai em busca do homem que amara durante a adolescência e de uma segunda história, de um jovem perseguido por lembranças atrozes da Guerra da Argélia, Resnais realizou um filme extremamente elaborado a nível da montagem e do contraponto entre som e imagem. “Mais de mil planos (número superior ao dos outros filmes juntos) compõem este ‘mosaico’ sobre a memória e as feridas do tempo. Resnais troca a construção labiríntica de MARIENBAD com os seus planos sequências, por um choque visual que sob a banalidade da história […], faz surgir o insólito, a angústia do tempo e do envelhecimento e a permanência obsessiva da memória” (Manuel Cintra Ferreira).

09/10/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
BORN TO BE BAD
A Deusa do Mal
de Nicholas Ray
com Joan Fontaine, Robert Ryan, Zachary Scott, Mel Ferrer
Estados Unidos, 1950 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Em BORN TO BE BAD Nicholas Ray subverte todas as expectativas no que respeita a Joan Fontaine, que abandona aqui a sua habitual faceta de boa rapariga. Fontaine é Christabel, jovem que engana tudo e todos com as suas doces maneiras, decidida a triunfar num mundo moralmente desprezível. Ray revela toda a sua mestria na utilização dos espaços interiores para a caracterização das personagens que os habitam, para o que contribui a notável fotografia de Nicholas Musuraca. É o filme em que Robert Ryan diz a Joan Fontaine, “I love you so much I wish I liked you / Amo-te tanto que queria gostar de ti”.

09/10/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
NEOKONCHENNAYA PYESA DLYA MEKHANICHESKOGO PIANINO
Peça Incompleta para Piano Mecânico
de Nikita Mikhalkov
com Alexandre Kaliaguine, Elena Solovei, Evguenia Guchenko, Nikita Mikhalkov
URSS, 1977 - 101 min
legendado em português | M/12

A segunda longa metragem de Nikita Mikhalkov é uma adaptação de Platonov, de Tchekov. Esta história, situada numa bela tarde de verão, em que um homem confessa a uma mulher casada que sempre a amara e pensa que vai partir com ela, sem que nada se altere no fim, foi adaptada por Mikhalkov com verdadeira virtuosidade. A inteligente reconstituição de um ambiente da burguesia dos fins do século XIX, a mobilidade constante da câmara, o magnífico desempenho dos atores, transmitem a intensidade e a fugacidade desta história pungente e irónica. Também conhecido como “PARTITURA INACABADA PARA PIANO MECÂNICO”.

09/10/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Alain Resnais

No âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Alliance Française
L’ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD
O Último Ano em Marienbad
de Alain Resnais
com Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi, Sacha Pitoëff
França, 1961 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Em L’ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD Resnais colaborou intimamente com Alain Robbe-Grillet, o nome mais célebre do nouveau roman francês e também ele um singular realizador. O filme radicaliza a “desconstrução da narrativa” que foi uma das bandeiras do cinema moderno e abole totalmente o tempo linear. Tudo se passa num jogo entre a memória e a sugestão, a mentira e a verdade, quase no domínio da alegoria. Num hotel barroco, cercado por um parque à francesa, um homem tenta convencer uma mulher que ela o amara no ano anterior em Marienbad. “O cerne da obra parece-me estar – curiosamente – onde a crítica dos anos sessenta nunca pensou que ele pudesse estar: na acentuação do carácter fictício do cinema, na sua possibilidade de ficcionar a ausência, figurando-a ou não. MARIENBAD é o filme que prolonga o lado mágico do cinema, o cinema como artifício, como ‘trucagem’, tão desenvolvido na Alemanha dos anos vinte ou em Hollywood nos anos quarenta” (João Bénard da Costa).