02/10/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
MAGNIFICENT OBSESSION
Sublime Expiação
de Douglas Sirk
com Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead, Barbara Rush, Otto Kruger
Estados Unidos, 1954 - 108 min
legendado em português | M/12

A “história da ceguinha”, que fez de Rock Hudson uma estrela, foi definida por Sirk como “uma maluquice, se alguma vez houve história maluca neste mundo”. Num contexto visual que leva o artifício de Hollywood ao delírio (cores, cenários), Sirk conta a história de amor entre uma cega e um ex-playboy, responsável pela morte do marido dela e pela sua cegueira, que se torna médico para curá-la! Agnes Moorehead é uma das amigas da cega. É ver para crer. Remake da obra homónima de John Stahl realizada em 1935.

02/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
TO HAVE AND HAVE NOT
Ter e Não Ter
de Howard Hawks
com Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Walter Brennan, Marcel Dalio, Dolores Moran
Estados Unidos, 1944 - 99 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Lauren Bacall

O encontro do mais mítico par da história do cinema: Bogart e Bacall, de forma não menos mítica. Na realidade, o desafio que Hawks se impôs foi o de arranjar a Bogart uma mulher tão insolente como ele, capaz de lhe responder à letra. O primeiro encontro (quando ela vai ao quarto dele pedir-lhe lume) é um daqueles momentos que se tornaram lendários, com a réplica dela (“Se precisares de mim… assobia”). Vagamente inspirado em CASABLANCA, mais do que no conto de Hemingway, é, de novo, uma história de resistência e de resistentes franceses contra o governo francês de Vichy na Martinica. A sessão é dedicada à memória de Lauren Bacall (1924-2014).

02/10/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
BEST SELLER
Pacto Fatal
de John Flynn
com James Woods, Brian Dennehy, Victoria Tennant, Allison Balson
Estados Unidos, 1987 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12

John Flynn é sobretudo associado aos seus thrillers atravessados por um nonsense particular como THE OUTFIT e ROLLING THUNDER, de que Tarantino é um dos grandes admiradores. Mais discreto, BEST SELLER acompanha a história de um assassino profissional (James Woods) que quer transformar a sua história de vida num livro escrito por um autor de bestsellers, que é um polícia veterano.

02/10/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
DARK PASSAGE
O Prisioneiro do Passado
de Delmer Daves
com Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Agnes Moorehead
Estados Unidos, 1947 - 105 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Lauren Bacall

DARK PASSAGE é um magnífico exemplo do filme negro, para mais com a presença do par Bogart e Bacall no seu auge (no seu terceiro filme juntos). Bogart é um homem que foge da cadeia, à qual fora injustamente condenado e tenta restabelecer a verdade. Um aspecto importante do filme é que só vemos o rosto de Bogart na parte final: durante cerca de um terço do filme. DARK PASSAGE é feito em “câmara subjetiva” (só vemos o que vê Bogart) e depois o protagonista passa bastante tempo com o rosto encoberto por pensos. Agnes Moorehead tem uma breve e fortíssima presença no papel da mulher cujas mentiras levaram o protagonista à cadeia. É neste filme que Bacall e Bogart repetem um trecho de um diálogo famoso, trocado entre ele e Ingrid Bergman em CASABLANCA: quando ele revela a cara livrando-a das ligaduras: “Here’s looking at you, kid!” Responde ele: “That’s my line!” A sessão é dedicada à memória de Lauren Bacall (1924-2014).

02/10/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
MEPHISTO
Mephisto
de Istvan Szabo
com Klaus Maria Brandauer, Ildiko Bensagi, Krzystina Janda
Hungria, 1981 - 144 min
legendado em português | M/12

O percurso de um ator na Alemanha, posto em paralelo com a ascensão do Nacional-Socialismo, numa interrogação sobre a história, a coragem, o medo e a ambição. Gustav Gründgens foi o ator que serviu de base ao filme e ao romance de onde foi extraído, escrito por Klaus Mann, filho de Thomas Mann e irmão de Erika Mann, primeira mulher de Gründgens. Este foi considerado o melhor intérprete do papel de Mefisto no Fausto de Goethe da sua geração. Também fez o inesquecível papel do chefe dos gangsters em M, de Fritz Lang. O filme de Istvan Szabo é uma obra complexa e magnífica.