19/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Setembro
A Canção de Lisboa
de Cottinelli Telmo
com Beatriz Costa, Vasco Santana, António Silva, Teresa Gomes, Sofia Santos, Manoel de Oliveira
Portugal, 1933 - 93 min | M/12

A CANÇÃO DE LISBOA é a primeira e a mais famosa das chamadas “comédias à portuguesa”, e provavelmente o mais popular filme português de sempre. Evocação de ambientes lisboetas “típicos”, com vários atores lendários do cinema português e uma brilhante faceta musical para a qual contribuiu a partitura original composta por Jaime Silva Filho e René Bohet. Cottinelli Telmo, que era arquiteto, mistura com muita inteligência cenários naturais e cenários de estúdio, que reproduzem certos bairros de Lisboa. De notar, a presença de Manoel de Oliveira num papel secundário.

19/09/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Graças a Henri Langlois

Em colaboração com a Cinémathèque Française
Die Büchse der Pandora
A Boceta de Pandora
de G.W. Pabst
com Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer
Alemanha, 1929 - 108 min
mudo, intertítulos em alemão legendados eletronicamente em português | M/12
Hollywood

Baseado em Wedekind, é um dos filmes míticos da história do cinema, aquele que esteve na origem de outro dos grandes mitos dessa história: Louise Brooks, no papel de Loulu, que também é a personagem titular da ópera de Alban Berg. DIE BUCHSE DER PANDORA, com os seus temas e alusões explícitas, é um dos apogeus do erotismo no cinema e um dos pontos altos da “arte muda”. Em 1958, Henri Langlois organizou uma grande homenagem a Louise Brooks, então inteiramente esquecida (“há vinte anos que não ouvia ninguém falar de mim”, disse a interessada), de cuja presença nunca se esquecera: ”A arte dela é tão natural que a câmara parece tê-la captado sem que ela se apercebesse”.
 

19/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Graças a Henri Langlois

Em colaboração com a Cinémathèque Française
The Half-Breed
de Allan Dwan
com Douglas Fairbanks, Alma Rubens, Sam de Grasse
Estados Unidos, 1916 - 68 min
mudo, intertítulos em inglês legendado eletronicamente em português | M/12
Hollywood

Numa homenagem recente a Allan Dwan (1885-1981) no Festival Cinema Ritrovato, em Bolonha, o grande programador langloisiano Peter von Bagh definiu-o como “um nobre primitivo”. A carreira de Dwan atravessou cinquenta anos, de 1911 a 1961, e segundo os historiadores e o método de cálculo, a sua obra oscila entre 400 e 1400 títulos, em todos os géneros, com obras marcantes em todas as etapas da sua carreira. Douglas Fairbanks, com quem trabalharia inúmeras vezes, faz aqui o papel de um mestiço com sangue índio, que chega a uma pequena cidade muito racista e tem que defender uma jovem de diversos perigos. A apresentar em cópia restaurada. Primeira exibição na Cinemateca.

19/09/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Graças a Henri Langlois

Em colaboração com a Cinémathèque Française
Prix de Beauté
Prémio de Beleza
de Augusto Genina
com Louise Brooks, Georges Charlia, Jean Bradin
França, 1930 - 113 min
versão muda, intertítulos em francês legendados eletronicamente em português | M/12
Hollywood

Em 1958, quando Henri Langlois anunciou um Ciclo de homenagem a Louise Brooks, com a presença da atriz, um crítico ousou perguntar-lhe porque homenageava aquela “desconhecida” e não Marlene Dietrich ou Greta Garbo. A resposta foi um berro: ”Garbo e Marlene não existem! Só Louise Brooks existe!”. Langlois não se esquecera de a ter visto, em adolescente, nas duas obras-primas de Pabst, DIE BÜCHSE DER PANDORA e TAGEBUCH EINER VERLORENEN. Em PRIX DE BEAUTÉ podemos ver Louise Brooks num filme subestimado, em que faz o papel de uma jovem que consegue ser contratada para fazer cinema. Embora a conceção do filme seja essencialmente a de uma obra sonora, como prova a célebre e sublime cena final, fez-se há alguns anos um restauro de uma versão muda e é esta a apresentada.

 

19/09/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Call of the Wild
A Ambição do Ouro
de William Wellman
com Clark Gable, Loretta Young, Jack Oakie, Reginald Owen, Katherine DeMille
Estados Unidos, 1935 - 79 min
legendado em português | M/12

Adaptação do clássico de aventuras de Jack London, por um mestre da aventura no cinema, William Wellman. Clark Gable é o pesquisador de ouro que se lança na grande corrida do Yukon, no Alaska, na companhia de um velho cúmplice e de um cão-lobo que salva de ser abatido pelo dono. Pelo caminho encontra uma dama em perigo(!), Loretta Young, e o romance vem juntar-se à aventura.