18/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Alice in den Städten
Alice nas Cidades
de Wim Wenders
com Rüdiger Vogler, Yella Rottländer, Lisa Kreuzer
República Federal da Alemanha, 1974 - 113 min
legendado em português | M/12
A terceira longa-metragem de Wim Wenders, então com 28 anos, ilustra um género muito pouco europeu e muito americano, o road movie, a que Wenders voltaria em IM LAUF DER ZEIT/AO CORRER DO TEMPO. E é um dos filmes mais típicos do realizador. Esta história de um jornalista que vai à deriva pela Alemanha com uma criança de nove anos, que lhe foi confiada pela mãe, é uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão, que revelou em inícios dos anos 70 toda uma nova geração de realizadores de envergadura. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Daisy Miller
Daisy Miller – Uma Mulher às Direitas
de Peter Bogdanovich
com Cybil Shepherd, Barry Brown, Cloris Leachman, Mildred Natwick
Estados Unidos, 1974 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Para esta adaptação da novela homónima de Henry James (sobre um par de americanos que se conhecem durante uma viagem pela Europa), Bogdanovich tentou que fosse o seu amigo Orson Welles a encarregar-se da realização, ficando ele, Bogdanovich, como produtor e ator, a contracenar com a namorada Cybil Shepherd. Como Welles recusou, foi Bogdanovich quem realizou. Achincalhado pela crítica e ignorado pelo público, DAISY MILLER foi um flop. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Tlhuka | Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras...
duração total da projeção: 75 min
legendados em português | M/12
TLHUKA
de Gil D’Oliveira
Moçambique, 2022 – 5 min

DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS ...
de Lopes Barbosa
com Gabriel Chiau, Malangatana Valente, Maklin Corniche, Estevão Macunguel
Moçambique, 1972 – 70 min

Em TLHUKA, de Gil D’Oliveira, uma árvore conta como três gerações da família de Nothisso partilham, contra o modelo extrativista vigente, um legado de reconhecimento à natureza. Recebeu o prémio do Centro Cultural Moçambicano-Alemão em 2022. DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS…, única longa-metragem de Joaquim Lopes Barbosa (1944-2021), foi rodada entre 1971 e 1972 nos arredores de Lourenço Marques (atual Maputo) e no norte de Moçambique, onde o realizador se radicara após uma estada em Angola. Inspirado no poema Monangamba, de António Jacinto, e no conto Dina, de Luís Bernardo Honwana, o filme denuncia a violência do colonialismo e foi interpretado por atores negros empregados em repartições públicas, nos caminhos de ferro e em bancos. Falado em ronga, língua do sul de Moçambique, em português e em inglês, DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS… foi proibido na íntegra pela censura.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
25
de Celso Luccas, José Celso
Moçambique, 1975 - 142 min | M/12
Cealizado pelos realizadores brasileiros Celso Luccas e José Celso, 25 fez parte de uma iniciativa do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique para consolidar uma imagem nacional do país após a sua independência. Este documentário parte das comemorações da libertação na noite de 25 de junho de 1975 para construir um pensamento sobre os conflituosos processos de libertação, através de uma exploração que percorre toda a história da resistência do povo moçambicano ao longo das diversas fases de colonização, massacres e guerras contra o exército português.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui