26/07/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
Things to Come
A Vida Futura
de William Cameron Menzies
com Raymond Massey, Ralph Richardson, Margaretta Scott
Reino Unido, 1936 - 92 min
legendado em português | M/12

O mais célebre filme de ficção científica britânico, com argumento de H.G. Wells adaptando uma história sua. THINGS TO COME destaca-se pela sua extraordinária conceção cenográfica, ainda hoje tão impressionante como era nos anos trinta. A história, distópica, passa-se num tempo em que a humanidade foi forçada a viver em cidades subterrâneas.

26/07/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
La Nuit du Carrefour
de Jean Renoir
com Pierre Renoir, Georges Térof, Winna Winfried
França, 1932 - 75 min
legendado em português | M/12

Personagens de Dostoievski no cenário de Une Ténebreuse Affaire de Balzac, como disse Jean-Luc Godard. Este filme assinala a primeira aparição no cinema da personagem criada por Simenon, o inspetor Maigret, interpretada pelo irmão do realizador, Pierre Renoir. Um filme estranho e elíptico, que em nada se aparenta a um filme policial “normal”, feito no início do período mais fértil e mais variado da obra de Renoir, que filma a noite e o nevoeiro como nunca tinha sido feito, como nunca mais tenha sido feito.

26/07/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
António da Cunha Telles – Continuar A Viver
The Barber of Siberia / Sibirskij Tsiryulnik
O Barbeiro da Sibéria
de Nikita Mikhalkov
com Julia Ormond, Richard Harris, Oleg Menshikov, Aleksey Petrenko
Rússia, França, Itália, República Checa, 1998 - 170 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Produzidos por António da Cunha Telles

Grande produção, parcialmente filmada em Portugal (na aldeia do Meco, Sesimbra e Setúbal), THE BARBER OF SIBERIA é um épico romântico russo e foi um projeto longamente acalentado por Mikhalkov, que também interpreta o papel do czar Alexandre III. Das personagens fazem parte dois americanos arrivistas interpretados por Julia Ormand e Richard Harris, mas também um jovem cadete do exército do czar chamado Tolstoi (Oleg Menshikov), com quem a rapariga americana vive um amor que evoca Anna Karenina. Com produção executiva de António da Cunha Telles. Primeira exibição na Cinemateca.

26/07/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
We Can't Go Home Again
de Nicholas Ray
com Nicholas Ray, Leslie Levinson, Denny Fischer, Tom Farrell, Jane Weymann
Estados Unidos, 1971/1980 - 93 min
legendado em português | M/12

Último projeto de Nicholas Ray, feito no difícil período final da sua vida. A versão que veremos nesta sessão foi montada por Susan Ray, a partir das nove horas de material inacabado deixadas por Ray, e foi estreada no Festival de Roterdão em 1980. A cópia de Roterdão ardeu e entre as raras cópias que subsistiram conta-se a que foi adquirida em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, entretanto depositada na Cinemateca (segundo Serge Daney, “nenhuma cinemateca poderá dormir em paz se não tiver nas suas reservas uma cópia de WE CAN’T GO HOME AGAIN”). Filmado em 35, 16, super 8, 8mm e em vídeo, utilizando a técnica do split-screen, o incompleto WE CAN’T GO HOME AGAIN (expressão que significa “não se pode voltar ao passado”) é o requiem da obra de Nicholas Ray.

26/07/2014, 22h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Julho
Hell's Island
A Ilha do Inferno
de Phil Karlson
com John Payne, Mary Murphy, Francis L. Sullivan, Arnold Moss
Estados Unidos, 1955 - 76 min
legendado em português | M/12
Esta exibição de HELL'S ISLAND substitui a inicialmente prevista apresentação, em segunda passagem, de LES CAMISARDS de René Allio,programado na retrospetiva "António da Cunha Telles - Continuar a Viver"

Rodado num colorido VistaVision, HELL’S ISLAND foi a última colaboração entre Phil Karlson e John Payne, realizador e ator de, por exemplo, 99 RIVER STREET e KANSAS CITY CONFIDENTIAL. Payne foi um dos mais icónicos rostos do cinema americano noir dos anos cinquenta. Aqui interpreta o papel de um tipo deprimido que, depois de perder a namorada e o emprego, é contratado para uma missão de resgate de um rubi numa ilha das Caraíbas em cujo desaparecimento pode estar envolvida a sua ex-namorada. O filme teve por títulos de trabalho LOVE IS A WEAPON e THE RUBY VIRGIN. Primeira exibição na Cinemateca.