11/07/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
The 39 Steps
Os 39 Degraus
de Alfred Hitchcock
com Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucia Mannheim, Godfrey Tearle, Peggy Ashcroft
Reino Unido, 1935 - 86 min
legendado em português | M/12

Hitchcock é o guia desta inesquecível viagem pela Escócia, num filme que muitos consideram o melhor do seu período britânico e o “gémeo” do NORTH BY NORTHWEST da fase americana. Adaptado de um popular romance de John Buchan, trata-se da história de um homem tomado erradamente por assassino (um tema típico de Hitchcock) e obrigado a percorrer a Escócia algemado a uma rapariga, durante a fuga e a busca do verdadeiro criminoso.

11/07/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
System ohne Schatten
Sistema sem Sombras
de Rudolf Thome
com Bruno Ganz, Dominique Laffin, Hanns Zischler, Sylvia Kekulé, Kostas Papnastasiou
RFA, 1983 - 114 min
legendado em português | M/12

Como BERLIN CHAMISSOPLATZ e TAROT, aqui vistos recentemente, SYSTEM OHNE SCHATTEN é mais um filme realizado pelo singularíssimo Rudolf Thome durante o princípio da década de oitenta. Em causa, um olhar sobre a RFA disfarçado pela inscrição nos códigos de género, mais propriamente o “filme de golpadas”: um informático engenhoso e solitário (Ganz) é convencido pela nova namorada a usar as suas habilidades para operar um desfalque num banco de Zurique. Tudo corre bem até determinado ponto. Mas depois… Na Cinemateca passou uma única vez, em 1988.

11/07/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Julho
Les Années Lumière
Os Anos de Luz
de Alain Tanner
com Trevor Howard, Mick Ford, Bernice Stegers, Henri Virlojeux, Odile Schmitt
França, Suíça, Irlanda, 1981 - 105 min
legendado em português | M/12

O reencontro de Alain Tanner com Jonas, que tem 25 anos no ano 2000, data em que a narrativa do filme se situa. Mas essa é, como numa private joke, a única relação óbvia com o muito mais conhecido filme de 1975, sendo LES ANNÉES LUMIÈRE uma insólita parábola, quase em regime de ficção científica “distópica”, sobre um mundo pós-apocalíptico, com centro na relação entre Jonas (Mick Ford) e um velho eremita russo (Trevor Howard). À época o filme dececionou mesmo os maiores entusiastas de Tanner. A redescobrir, portanto. Na Cinemateca passou uma única vez, em 2000.

11/07/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
António da Cunha Telles – Continuar A Viver
A Corte do Norte
de João Botelho
com Ana Moreira, Ricardo Aibéo, Rogério Samora, Custódia Galego
Portugal, 2008 - 122 min
M/16
Produzidos por António da Cunha Telles

Baseado no romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, o filme de João Botelho é uma epopeia familiar, centrada nos ecos e reflexos que unem (ou afastam) várias gerações de personagens femininas pertencentes à mesma família. Ana Moreira, em papel múltiplo, dá corpo a todas essas mulheres, num filme construído em vaivéns temporais ao longo de cem anos, de meados do século XIX a meados do século XX. Produção Animatógrafo II e Filmes do Fundo.

11/07/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Julho
Le Sang d’un Poète
de Jean Cocteau
com Enrique Rivero, Pauline Carton, Odette Talazac
França, 1930 - 55 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Das primeiras incursões de Cocteau no cinema, LE SANG D’UN POÈTE contém elementos autobiográficos que voltam em várias das suas obras e algumas das suas obsessões, como os espelhos e a passagem para “o outro lado”. Cocteau é um dos grandes poetas do século XX, qualidade que se estende aos seus filmes, de uma muito peculiar carga poética. LE SANG D’UN POÈTE viria a ser o primeiro título da “Trilogia de Orfeu” também composta por ORPHÉE (1950) e LE TESTAMENT D’ORPHÉE (1959)