25/06/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Junho
Le Silence est d’Or
O Silêncio é de Oiro
de René Clair
com Maurice Chevalier, Marcelle Derrien, François Périer, Dany Robin, Raymond Cordy, Gaston Modot
França, 1947 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O filme que marcou o regresso a França da René Clair, após o seu exílio voluntário em Hollywood durante a guerra. Um grande sucesso ao tempo, com Maurice Chevalier assumindo a sua idade, num papel em que se pretende galã mas acaba por se reconhecer “vencido” pelo próprio filho. O tempo é o do começo do século XX quando triunfava o cinema mudo, e Chevalier é um realizador que se apaixona por uma jovem recém-chegada a Paris.

25/06/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Junho
The Last Picture Show
A Última Sessão
de Peter Bogdanovich
com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Cloris Leachman, Ellen Burstyn
Estados Unidos, 1971 - 118 min
legendado em português | M/12

1951. A vida de um grupo de adolescentes numa pequena cidade do Texas. A passagem para a idade adulta, as primeiras desilusões e o fim de uma época, representado pelo encerramento da única sala de cinema da localidade e pelo embarque de alguns para a guerra na Coreia. Nostalgia do passado, requiem pelo cinema clássico americano e alegoria dos dramas presentes em 1971, com a Coreia sugerindo o Vietname, num filme melancólico e magnífico.

25/06/2014, 19h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
António da Cunha Telles – Continuar a Viver
Catembe | Cortes de Censura de Catembe
duração total da sessão: 56 min
M/12
Produções António da Cunha Telles

CATEMBE
CORTES DE CENSURA DE CATEMBE
de Faria de Almeida
Portugal, 1964 – 45 min + 11 min

Coproduzido por Faria de Almeida com António da Cunha Telles, na sua versão original de 87 minutos o filme chamava-se CATEMBE – 7 DIAS EM LOURENÇO MARQUES e incluía uma reportagem sobre a capital moçambicana como cidade turística. Retalhado pela censura que lhe impôs 103 cortes correspondentes a planos de negativo que foram destruídos, teve uma segunda versão (de 48 minutos) que foi igualmente interdita. CATEMBE é uma valiosa obra da filmografia portuguesa que permaneceu invisível durante largo tempo mas é agora possível apresentar em cópia nova.
 

25/06/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Junho
Rocco e i Suoi Fratelli
Rocco e Seus Irmãos
de Luchino Visconti
com Alain Delon, Annie Girardot, Renato Salvatori, Claudia Cardinale, Katina Paxinou
Itália, 1960 - 165 min
legendado em português | M/12

O drama da emigração e do desenraizamento cultural numa das obra-primas de Visconti. Uma família meridional parte para o norte industrializado da Itália, onde cada um dos irmãos que a compõem conhecerá o seu destino: conformismo, naufrágio, santidade laica. Drama realista marcado por um pessimismo dostoievskiano (apesar da sequência final, que aponta para a luta de classes), ROCCO E OS SEUS IRMÃOS é uma magistral digressão pelos dramas da condição humana.

25/06/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
António da Cunha Telles – Continuar a Viver
O Trigo e o Joio
de Manuel Guimarães
com Eunice Muñoz, Igrejas Caeiro, Mário Pereira, Barreto Poeira
Portugal, 1965 - 98 min
M/12
Produções António da Cunha Telles

Adaptação do romance homónimo de Fernando Namora, assinada pelo próprio escritor. Um drama sobre uma família de agricultores do baixo Alentejo em que o chefe desbarata na feira o dinheiro destinado à compra de uma burra, indispensável para a labuta no campo. A realização é despojada e moderna. Música de Joly Braga Santos. Foi o segundo filme de Manuel Guimarães (co)produzido por Cunha Telles.