28/06/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Wo Hu Zang Long
O Tigre e o Dragão
de Ang Lee
com Chow Yun-Fan, Michelle Yeoh, Chang Chen
Hong Kong, China, Taiwan, EUA,, 2000 - 119 min
M/12

Possivelmente um dos mais belos filmes de aventuras dos últimos anos, à volta de uma espada “mágica” que é roubada a um famoso guerreiro. Cenas de uma beleza de cortar a respiração, como a do combate do guerreiro contra a jovem rival pairando sobre a floresta de bambus.

28/06/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Junho
Quo Vadis?
Quo Vadis
de Mervyn LeRoy
com Robert Taylor, Deborah Kerr, Peter Ustinov, Leo Genn
Estados Unidos, 1951 - 162 min
legendado em português | M/12

Talvez não fosse suposto ser assim, mas o verdadeiro protagonista de QUO VADIS? é o vilão: Peter Ustinov excede-se na composição de um Nero truculento e maneirista, cabotino desapiedado que está nos antípodas do retrato cinzento que LeRoy faz dos protagonistas, o general Marco Vinícius (Taylor) e a cristã Lígia (Kerr).

28/06/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
António da Cunha Telles – Continuar a Viver
Boudu Sauvé des Eaux
Boudu Querido
de Jean Renoir
com Michel Simon, Charles Granval, Marcelle Hainia
França, 1933 - 83 min
legendado em português | M/12
Distribuídos por António da Cunha Telles

Jean Renoir foi uma das maiores referências da geração dos cineastas da Nouvelle Vague, tanto pelo seu génio como pela liberdade que soube sempre conquistar. BOUDU SAUVÉ DES EAUX, realizado quase trinta anos antes da Nouvelle Vague, talvez seja um dos seus mais legítimos predecessores: prodigiosamente inventivo, deliciosamente “anarca”, um filme que está olimpicamente nas tintas para a “correção” técnica, efusivamente provocador. Ou seja, e decididamente, da mesma cepa. Estreado a 29 de janeiro de 1974 no cinema Satélite, com distribuição da Animatógrafo.

28/06/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
António da Cunha Telles – Continuar a Viver
Cine Almanaque Nºs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9
Portugal, 1967 - duração total da sessão: 62 min
M/12
Produções António da Cunha Telles

Produção António da Cunha Telles para a Ulyssea Filmes, a série de atualidades CINE ALMANAQUE contou com a colaboração de Fernando Lopes, Paulo Rocha, António de Macedo e Noémia Delgado. Nos números reunidos no alinhamento da sessão – os primeiros seis e o nono da série – tratam-se assuntos culturais, como a encenação de Carlos Avilez de A Maluquinha de Arroios no TEC (nº 1), o enriquecimento do espólio do Museu de Etnologia do Ultramar, uma crítica publicada nos Cahiers du Cinéma sobre MUDAR DE VIDA de Paulo Rocha (nº 2), uma entrevista ao escritor Ferreira de Castro (nº 3), uma reportagem sobre a Cinemateca, uma reportagem com Marco Paulo (nº 4), uma reportagem com Florbela Queiróz no Século Ilustrado, a passagem por Lisboa de Carmen Sevilha, os efeitos da Op Art e um espetáculo de circo no Coliseu (nº 5), a produção de um filme de animação nos estúdios da Ciclorama, uma reportagem sobre o primeiro conjunto feminino português de ié-ié (nº 6). No capítulo desportivo, são abordados a derrota de Portugal com a Suécia no Estádio Nacional (nº 1) ou um jogo de rugby do CDUL-Centro Desportivo Universitário de Lisboa (nº 9). Incluem-se ainda imagens da discoteca lisboeta O Caruncho ao som dos Sheiks (nº1), do outono no Parque Eduardo VII (nº2), das iluminações de Natal no Chiado (nº3), de um amolador em Lisboa (nº4), a discoteca Van Gogo em Cascais (nº 5), a festa de despedida ao futebolista do Belenenses Vicente Lucas no Estádio do Restelo, com imagens de Eusébio, Matateu, Ivair, Hilário, Damas, Torres ou Jaime Graça (nº 6), a tomada de posse de Baltasar Rebelo de Sousa como vice-presidente do Conselho Ultramarino no Ministério do Ultramar, a inauguração do hotel D. Carlos em Lisboa (nº 9) ou os Óscares da Imprensa 1966 (nº 9). Os nºs 4 e 6 creditam a supervisão a Fernando Lopes (que assina também a montagem) e António Escudeiro (também corresponsável pela fotografia com Acácio de Almeida), o comentário e locução a José Mensurado e a direção musical a Manuel Jorge Veloso. Primeiras exibições na Cinemateca.

28/06/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
António da Cunha Telles – Continuar a Viver
La Peau Douce
Angústia
de François Truffaut
com Françoise Dorléac, Jean Desailly, Nelly Benedetti
França, 1964 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Produções António da Cunha Telles

Françoise Dorléac, irmã mais velha de Catherine Deneuve, que morreu num acidente, aos 25 anos, entrou para a história do cinema com três filmes: LES DEMOISELLES DE ROCHEFORT, de Demy, CUL-DE-SAC, de Polanski e ANGÚSTIA, um dos mais belos filmes de Truffaut e um dos primeiros “filmes litúrgicos” na sua obra, ou seja, um filme “em que os sentimentos são filmados como uma missa”, para citarmos o realizador. ANGÚSTIA é um filme sobre o desejo e sobre os corpos, sobre uma paixão ilícita e ardente, que acaba de modo trágico. Parte da ação decorre em Lisboa, onde foi filmada com António da Cunha Telles como produtor associado.

28/06/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Junho
Street Angel
O Anjo da Rua
de Frank Borzage
com Janet Gaynor, Charles Farrell, Guido Trento, Henry Armetta
Estados Unidos, 1928 - 102 min
intertítulos em inglês legendados em português | M/12

Um dos exemplos máximos do melodrama segundo Borzage, ele próprio um dos maiores nomes do género na Hollywood clássica. Com um par que também fez história (Janet Gaynor e Charles Farrell, protagonistas de AURORA, de Murnau), STREET ANGEL conta a história de uma prostituta que se transforma em artista de circo e tem de esconder o seu passado. É um título fundamental na passagem do mudo para o sonoro. A apresentar em versão sonorizada.