28/05/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Maio
The Eagle has Landed
O Voo das Águias
de John Sturges
com Michael Caine, Donald Sutherland, Robert Duvall, Jenny Agutter
Reino Unido, 1976 - 127 min
legendado em português | M/12

Baseado no romance homónimo de Jack Higgins, THE EAGLE HAS LANDED segue a história de uma conspiração destinada a raptar Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. A ironia, o heroísmo, a duplicidade, a ação e o suspesne são elementos narrativos que o filme trabalha, tendo na altura sido recebido pela força da interpretação dos atores. A sua produção foi marcada por algumas tensões, designadamente entre Michael Caine e John Sturges, Primeira exibição na Cinemateca.

28/05/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
25 de Abril, Sempre - Parte II. A Distância das Coisas
Paraíso Perdido
de Alberto Seixas Santos
com Rui Mendes, Maria de Medeiros, Manuela de Freitas, Carlos Daniel
Portugal, 1992 - 90 min
M/12
Primeiros Ecos na Ficção

Dez anos depois de GESTOS & FRAGMENTOS, Seixas Santos voltou a filmar construindo uma ficção sobre personagens desencontradas com a História recente de Portugal como pano de fundo reflexivo. Um professor universitário de meia-idade e uma rapariga com menos trinta anos do que ele partilham uma ligação feita de trocas de confissões e de memórias. A descoberta da loucura como traço comum ao passado de ambos será decisiva para a solidão de cada um deles.

28/05/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Maio
La Lectrice
A Leitora
de Michel Deville
com Miou-Miou, Régis Royer, Maria Casares, Patrick Chesnais
França, 1988 - 98 min
legendado em português | M/16

É o fascínio pela heroína de um romance (Marie, em La Léctrice) que leva a protagonista do filme de Michel Deville, Constance, à resolução de se dedicar à leitura profissional ao domicílio, identificando-se com Marie, contactando com uma série de clientes, a quem lê obras de Duras ou Sade, e a descobrir o poder do duplo sentido das palavras. Baseado no romance homónimo de Raymond Jean, LA LÉCTRICE é um filme que propõe vários níveis de entendimento em termos narrativos, com atores que interpretam diversos papeis. Primeira exibição na Cinemateca.

28/05/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
25 de Abril, Sempre - Parte II. A Distância das Coisas
Antes de Amanhã | Águas Mil
duração total da sessão: 101 minutos
M/12
Trabalhar a Memória de Abril

com a presença de Gonçalo Galvão Teles

ANTES DE AMANHÃ
de Gonçalo Galvão Teles
com Filipe Duarte, Beatriz Batarda, Adriano Luz, Albano Jerónimo e Joaquim Leitão
Portugal, 2007 – 16 min
ÁGUAS MIL
de Ivo M. Ferreira
com Gonçalo Waddington, Adelaide João, Cândido Ferreira, Hugo Tourita, Joana Seixas, Lídia Franco
Portugal, 2009 – 85 min

Duas ficções muito recentes, de autores de uma nova geração que regressam ao período revolucionário. Gonçalo Galvão Teles realizou ANTES DE AMANHÃ, curta-metragem que acompanha um momento crucial da vida de Mário, fotógrafo que se sente ameaçado e perseguido pela polícia política do antigo regime na madrugada do dia 25 de abril. A banda sonora é da autoria de Bernardo Sassetti. Segunda longa-metragem de ficção de Ivo M. Ferreira, ÁGUAS MIL revisita as memórias portuguesas do período pós-revolucionário centrando-se na personagem de um jovem encenador em crise pessoal, cujo pai desapareceu logo após o 25 de abril de 1974, e num momento em que se sente bloqueado com a peça de teatro político em que está a trabalhar. O filme segue em viagem com a sua personagem em direção à descoberta dos segredos do seu passado familiar que refletem a História portuguesa recente.
 

28/05/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Maio
My iz Dzhazha
“Nós Somos do Jazz”
de Karen Shakhnazarov
com Igor Skylar, aleksandr Pankratov- Chyornyy, Nikolai Averyushkin
URSS, 1983 - 87 min
legendado em português | M/12

É uma comédia musical soviética de Karen Shakhnazarov, produtor, realizador e argumentista, também dirigente dos estúdios Mosfilm em 1998. Ambientado nos anos vinte, “NÓS SOMOS O JAZZ” segue a história de um estudante que é expulso da escola de música pelo seu amor pelo jazz, considerado representativo do capitalismo americano, e que forma uma banda com a qual parte em digressão. Primeira exibição na Cinemateca.