03/10/2012, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Outubro 2012
Sommaren Med Monika
Mónica e o Desejo
de Ingmar Bergman
com Harriet Andersson, Lars Ekborg, Dagmar Ebbesen, Ake Fridell
Suécia, 1952 - 88 min
legendado em português

SOMMAREN MED MONIKA marcou, da forma impressiva, os cineastas da “nouvelle vague”. Meio século depois da estreia, a sua modernidade continua a ser uma das referências desta obra-prima de Ingmar Bergman, que conta a paixão de dois adolescentes que fogem das respetivas famílias para procurar as ilusões da felicidade pelas ilhas do arquipélago.

03/10/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Anos 80, Esses Desconhecidos
Breathless
O Último Fôlego
de Jim McBride
com Richard Gere, Valérie Kaprisky, William Tepper, Art Metrano, John P. Ryan
Estados Unidos, 1983 - 96 min
legendado em português

BREATHLESS é um remake muito livre de À BOUT DE SOUFFLE, que desloca a ação de Paris para os Estados Unidos, onde uma rapariga francesa mantém uma relação com um criminoso americano. Jesse Lujack (Richard Gere) vagueia por Las Vegas e é obcecado pelo “Surfista Prateado”, da Marvel Comics, e pelo rock & roll. Monica Poiccard (Valérie Kaprisky) é uma estudante de arquitetura que conheceu em Las Vegas. Um filme que ganhou um estatuto de culto e que é frequentemente citado como um dos mais “coolest movies”. Segundo Quentin Tarantino “Aqui está um filme que corresponde plenamente a todas as minhas obsessões: comic books, música rockabilly e filmes”.

03/10/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
Olivier Assayas

Em colaboração com a 13ª Festa do Cinema Francês e o Institut Français du Portugal
Désordre
de Olivier Assayas
com Wadek Stanczak, Anne-Gisel Glass, Lucas Belvaux
França, 1886 - 91 min
legendado em espanhol

DÉSORDRE é a primeira longa-metragem de Olivier Assayas, que reuniu alguns dos jovens atores mais conhecidos do cinema francês da época, como Wadek Stanzack, Ann-Gisel Glass e Lucas Belvaux. O filme tem alguma semelhança com o cinema de André Téchiné, na sua mistura de realismo e de uma trama narrativa que fica deliberadamente não resolvida. Um grupo de jovens músicos assalta uma loja de música e mata acidentalmente o seu proprietário. Pouco a pouco, a relação entre os membros do grupo desfaz-se e a idade adulta começa.

03/10/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Olivier Assayas

Em colaboração com a 13ª Festa do Cinema Francês e o Institut Français du Portugal
L'Eau Froide
de Olivier Assayas
com Virginie Ledoyen, Cyprien Fouquet, Laszlo Szabo
França, 1994 - 92 min
legendado eletronicamente em português

L’EAU FROIDE foi realizado para a série do Arte TOUS LES GARÇONS ET LES FILLES DE LEUR ÂGE, que incluía obrigatoriamente uma sequência passada numa festa. A ação passa-se em 1972. Um par de jovens é apanhado a roubar discos numa loja e ela é internada num hospital psiquiátrico. Consegue escapar e os dois voltam a reunir-se numa festa numa casa de campo abandonada e depois numa comuna. A brilhante sequência da festa, que dura cerca de meia hora, é filmada com a câmara na mão, sobre música de Nico, Leonard Cohen, Bob Dylan e outros. Um filme que capta magnificamente o espírito de uma época

03/10/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
Anos 80, Esses Desconhecidos
The Bedroom Window
Janela de Quarto de Cama
de Curtis Hanson
com Steve Guttenberg, Elizabeth McGovern, Isabelle Huppert, Paul Shenar, Wallace Shawn
Estados Unidos, 1987 - 112 min
legendado em português

Um homem inocente oferece-se para garantir o álibi à mulher do patrão (Isabelle Huppert), que testemunhou um assalto da janela do seu quarto, depois de uma noite de amor. Um gesto aparentemente simples, que culmina numa teia de crime, de duplicidade e de suspense, cujo dispositivo fez com que este thriller fosse aproximado por muitos dos críticos de REAR WINDOW, de Hitchcock.