03/05/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Star Wars, Episode I: The Phantom Menace
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma
de George Lucas
com Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Pernilla August, Frank Oz
Estados Unidos, 1999 - 132 min
legendado em português | M/12

O primeiro episódio da saga de Lucas lembra o primeiro STAR WARS (1977) e utiliza uma panóplia de técnicas revolucionárias de efeitos visuais e digitais, incluindo personagens criadas por computador. A história segue os primeiros anos de Anakin Skywalker, centrando-se também na amizade entre Obi-wan Kenobi, Yoda e Qui-Gon Jinn e no princípio da ascensão ao poder do Senador Palpatine.

03/05/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Maio
Arsenic and Old Lace
O Mundo é um Manicómio
de Frank Capra
com Cary Grant, Priscilla Lane, Raymond Massey, Peter Lorre, Jack Carson, Josephine Hull, Jean Adair, John Alexander, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1944 - 118 min
legendado em português | M/12

Com ARSENIC AND OLD LACE, Capra interrompeu a sua série de filmes “sociais” para voltar ao burlesco puro. Cary Grant e Priscilla Lane são recém-casados e visitam as tias, ignorando que as “simpáticas” velhinhas se entretêm a envenenar velhos solteirões que enterram na cave. A isto, junta-se um tio que julga ser o presidente Theodore Roosevelt e a visita inesperada de um parente fugido da cadeia e seu cúmplice, para a loucura ser total.

03/05/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa

Em colaboração com o Indielisboa’14
Memória da Memória | Un Chat Sur l’Épaule
duração total da sessão: 77 min
M/16
Director’s Cut

com a presença de Paula Gaitán e Julie Conte

MEMÓRIA DA MEMÓRIA
de Paula Gaitán
com Ava Rocha, Catherine Faux, Eryk Rocha, Paula Gaitán, Viva Aude
Brasil, 2013 – 25 min
UN CHAT SUR L’ÉPAULE
de Julie Conte
França, 2013 – 52 min / legendado eletronicamente em português

No filme de Julie Conte, Jean-Pierre Beauviala, o protagonista, é apresentado como “inventor de câmaras desde 1971”. Propondo uma história de cinema, iniciada há quarenta anos em Grenoble, que se cruzou intimamente com a de Jean-Luc Godard (pelo desejo de uma câmara 35mm de características semelhantes à Aanton 7A 16mm, conhecida como “o gato”)., a sinopse de UN CHAT SUR L’ÉPAULE acrescenta que as câmaras inventadas por Beauviala nos seus ateliers “permitiram um ‘cinema ligeiro, na natureza’. Há cineastas que se lembram. Hoje, já nada é pesado. O mercado está saturado com novos instrumentos. Todos experimentam novos modos de rodar. E Beauviala continua a inventar. A que utopia se mantém fiel?” Em MEMÓRIA DA MEMÓRIA, Paula Gaitán, cineasta, fotógrafa e artista visual, propõe um “filme-anotação” sob a forma de ensaio a partir de um trabalho em material Super 8. “Aquele que não tem limites, pleno de afeto e imaginação”, diz a sinopse.
 

03/05/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Indielisboa

Em colaboração com o Indielisboa’14
Vargtimmen
A Hora do Lobo
de Ingmar Bergman
com Ingrid Thulin, Max von Sydow, Liv Ullmann, Erland Josephson
Suécia, 1968 - 85 min
legendado em português
"A Hora do Lobo" substitui "Ansiktet /O Rosto" de Ingmar Bergman numa alteração de última hora que corresponde a um pedido expresso do distribuidor português.

Esta “obra extremamente pessoal”, no dizer de Ingmar Bergman, foi bastante mal recebida à época e alguns críticos falaram inclusive em declínio do realizador, em comparação com a perfeição de PERSONA. Filme “confessional”, segundo o próprio Bergman, sobre um homem depressivo, “VARGTIMMEN é uma travessia dos sonhos e obsessões mais secretos de Bergman (…) sob o signo da hora do lobo, essa hora entre a noite e o dia, quando todos os fantasmas se libertam, quando mais pessoas morrem e mais pessoas nascem” (João Bénard da Costa). Numa sequência célebre num teatro de marionetas, é encenada a cena final do primeiro ato da Flauta Mágica, quando Tamino interroga a noite eterna e sabe que Pamina está viva.

 

03/05/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Indielisboa

Em colaboração com o Indielisboa’14
Trespassing Bergman
de Jane Magnusson, Hynek Pallas
Suécia, 2013 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Director’s Cut

O filme de Jane Magnusson e Hynek Pallas “sobre” Ingmar Bergman trata de facto de uma invasão, filmando a visita de uma série de notáveis à mítica casa do realizador sueco na remota ilha de Farö, construída em 1960 como escolha para uma vida salvaguardada de intrusões. É o espaço de Ingmar Bergman – também o espaço de muitos dos seus filmes – que TRESPASSING BERGMAN visita, levando consigo cineastas como Claire Denis ou Michael Haneke, parte de um elenco que, na “ilha de Bergman” e noutros locais do mundo, evoca a importância da sua vida e obra, e de que fazem também parte Ang Lee, Zhang Yimou, Woody Allen, Francis Ford Coppola, Takeshi Kitano, Holly Hunter, Wes Anderson, Robert De Niro, Martin Scorsese, Isabella Rossellini, Harriet Andersson ou Laura Dern.

03/05/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Maio
Caught
de Max Ophuls
com James Mason, Barbara Bel Geddes, Robert Ryan, Frank Ferguson, Curt Bois
Estados Unidos, 1949 - 88 min
legendado em português | M/12

Para Jean-Luc Godard este é o melhor filme americano de Max Ophuls: Barbara Bel Geddes é uma jovem enfermeira que se deixa "apanhar" na sua própria armadilha romântica ao casar com um milionário por quem julga estar apaixonada, mas que descobre ser um psicopata que procura destruí-la. Um belíssimo melodrama negro.