11/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Abril
The Bandit of Sherwood Forest
O Filho de Robin dos Bosques
de George Sherman, Henry Levin
com Cornel Wilde, Anita Louise, Jill Esmond, Edgar Buchanan
Estados Unidos, 1946 - 86 min
legendado eletronicamente em português

O regente de Inglaterra ameaça abolir a Magna Carta ao mesmo tempo que aumenta os impostos e a violência. Robin dos Bosques, já mais entrado em anos, volta à luta em defesa dos direitos adquiridos, mas desta vez não vem sozinho, e sim acompanhado pelo filho. Cornel Wilde inicia-se numa carreira de swashbuckler que se prolongará pela década de cinquenta.

11/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
Applied Magnetics – O Início de uma Luta | Contra as Multinacionais
duração total da sessão: 107 minutos
Ação e Intervenção

com a presença de Fernando Matos Silva

APPLIED MAGNETICS – O INÍCIO DE UMA LUTA
de Cinequipa
Portugal, 1975 – 43 min
CONTRA AS MULTINACIONAIS
de Cinequipa
Portugal, 1977 – 64 minutos

APPLIED MAGNETICS e CONTRA AS MULTINACIONAIS constituem um díptico que retrata o vigor das lutas operárias em Portugal no ano de 1975 e os problemas que o país atravessava, com as deslocações de muitas empresas estrangeiras. Documentário de intervenção próximo do formato da reportagem, APPLIED MAGNETICS pode ser descrito como um filme “de detalhe” que acompanha a fase final do conflito que opunha os trabalhadores aos patrões americanos e o seu recurso ao Ministério do Trabalho, numa última tentativa de evitar o encerramento da fábrica. Partindo do primeiro filme, CONTRA AS MULTINACIONAIS tem propósitos mais amplos ao procurar enquadrar os problemas da Applied Magnetics numa realidade alargada e num discurso assumidamente anticapitalista, traduzido por uma omnipresente e panfletária voz off. Um aspecto curioso que atravessa estes dois filmes representativos do cinema revolucionário deste período é a encenação teatral por parte dos operários do seu processo de luta, um mecanismo que voltaremos a encontrar num dos documentários pertencentes à “trilogia” de António de Macedo sobre Unhais da Serra. APPLIED MAGNETICS é mostrado pela primeira vez na Cinemateca.
 

11/04/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Abril
Salome
Salomé
de Carmelo Bene
com Carmelo Bene, Donyale Luna, Verushka
Itália, 1972 - 76 min
legendado em português

Carmelo Bene foi uma das vedetas do teatro e do cinema “alternativos” europeus em fins dos anos sessenta e início dos anos setenta. Abordou à sua maneira diversos mitos literários, como Hamlet, D. João, Macbeth e Romeu e Julieta. Em SALOMÉ, é também peculiar a sua abordagem do célebre episódio bíblico, intercalando-o com imagens psicadélicas.

11/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
La Maschera del Demonio
A Máscara do Demónio
de Mario Bava
com Barbara Steele, John Richardson, Andrea Checci
Itália, 1960 - 85 min
legendado em espanhol
Mario Bava

com a presença de Lamberto Bava

O filme de estreia de Mario Bava, matriz do cinema italiano de terror, é a sua obra mais célebre, sobretudo pela cena que lhe dá título. É um dos grandes clássicos do cinema fantástico. Filmado a preto e branco pelo próprio Bava e tendo como ponto de partida uma novela de Gogol, o filme pode ser vinculado ao gothic anglo-saxão, com a sua atmosfera fechada de estúdio, com criptas e bosques inquietantes e uma história complexa, permeada de sadismo, mas vive sobretudo pela atmosfera que cria. À época, Jean Douchet escreveu em Arts que este era “o primeiro filme de vampiros que não é indigno dos dois ilustres modelos: NOSFERATU de Murnau e VAMPYR de Dreyer”. Primeira exibição na Cinemateca.

11/04/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
Madanela | Gente do Norte ou A História de Vila Rica
duração total da sessão: 80 minutos
Por uma Cultura Popular

com a presença de Leonel Brito

MADANELA
de Manuel Costa e Silva
Portugal, 1977 – 27 min
GENTE DO NORTE OU A HISTÓRIA DE VILA RICA
de Leonel Brito
Portugal, 1977 – 53 min

MADANELA documenta uma festa religiosa com características “laicas” e inscreve-se, como tantos outros filmes sobre o mundo rural português do mesmo período, nas tentativas de corrigir a imagem folclorizada do “povo” veiculada durante a ditadura. Na esteira de FESTA, TRABALHO E PÃO EM GRIJÓ DE PARADA (1973), o filme de Costa e Silva exibe a urgência etnográfica típica dos registos de uma cultura em desaparecimento (ou pelo menos vista como tal). Produção da Cooperativa Cinequanon, GENTE DO NORTE é uma crónica de resistência e esperança sobre Moncorvo, em Trás-os-Montes. O passado, o presente e o futuro são analisados por Leonel Brito, que aborda os tempos de exploração das minas de volfrâmio e o cultivo dos campos, bem como os efeitos da emigração no esvaziamento da comunidade e no surto de novas construções. Os que chegaram das colónias cruzam-se assim com os que ainda partem. Música e canções de José Mário Branco.