27/03/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Março 2014
The Terminator
O Exterminador Implacável
de James Cameron
com Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Bihen, Paul Winfield, Lance Henriksen
Estados Unidos, 1984 - 104 min
legendado em português

Possivelmente trata-se do melhor filme que o popular Mr. Músculo, Arnold Schwarzenegger, interpretou. O papel parece talhado à sua medida: um ciborg, meio homem, meio máquina, que vem do futuro tendo por missão matar uma mulher que está destinada a ser a mãe do chefe dos resistentes humanos ao domínio das máquinas, no futuro.

27/03/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Kiyoshi Kurosawa, O Padrinho do Terror

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Ningen Gokaku
“Licença Para Viver”
de Kiyoshi Kurosawa
com Hidetoshi Mishijima, Shun Sugata, Lily
Japão, 1999 - 110 min
legendado eletronicamente em português

NINGEN GOKAKU é a história de um rapaz de 24 anos que desperta depois de dez anos de coma, na sequência de um atropelamento. Entretanto, a sua família dispersou-se e o rapaz decide retomar a direção da propriedade rural que a sua família dirigira. Recusando o melodrama e os efeitos fáceis, o realizador prefere uma mise en scène discreta, em surdina. “A trama narrativa é digna de um melodrama americano, mas Kurosawa frustra a avidez do espectador. Faz parte dos cineastas, cada vez mais solitários, que se recusam a fazer o trabalho do espectador, que exigem dele uma atenção nunca verdadeira” (Frédéric Bonnaud, Les Inrockuptibles).

27/03/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Paulo Rocha e Fernando Lopes, “Uma Espécie de Gémeos Diferentes” - Fernando Lopes
Elegia por Alguns Fotogramas Portugueses | O Meu Amigo Mike ao Trabalho
duração total da sessão: 56 min

ELEGIA POR ALGUNS FOTOGRAMAS PORTUGUESES
com Isabel Ruth
Portugal, 2007 – 8 min
O MEU AMIGO MIKE AO TRABALHO
Portugal, 2008 – 48 min
de Fernando Lopes

A sessão reúne dois filmes de Fernando Lopes produzidos pela Midas Filmes. Em ELEGIA POR ALGUNS FOTOGRAMAS PORTUGUESES, partindo das imagens pioneiras do cinema português de Aurélio da Paz dos Reis, de fotogramas de filmes de Manoel de Oliveira, João César Monteiro ou, entre vários outros, José Álvaro de Morais, Fernando Lopes filma ainda o poema Cinema de Carlos de Oliveira numa interpretação de Isabel Ruth (retomada de CINEMA), concebendo, em duas partes, uma ELEGIA pessoal ao cinema português. O MEU AMIGO MIKE AO TRABALHO apresenta-se como “um filme de Fernando Lopes com o pintor Michael Biberbstein” e foi filmado no atelier do pintor, que então vivia em Portugal há 30 anos. Fernando Lopes escreveu na altura: “Decidimos partir para esta aventura numa conversa em casa de amigos comuns. ‘Mike, porque é que não fazes um quadro para eu filmar?’. ‘Porque não?’, respondeu-me o Mike. ‘Devo dizer-te, no entanto, que se não gostar do quadro não há filme.’ ‘Vamos arriscar, essa é a verdadeira natureza do cinema, e já agora da pintura, não achas?’”. O que arriscaram resultou num belíssimo filme que evoca Michael Biberbstein (1948-2013), artista plástico suíço radicado em Portugal desde a década de setenta.
 

27/03/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Paulo Rocha e Fernando Lopes, “Uma Espécie de Gémeos Diferentes” - Paulo Rocha
Marginália
de Saguenail
Portugal, 1998 - 140 min

Rodado na região do Douro e na cidade do Porto durante as filmagens de O RIO DO OURO, que Saguenail e Regina Guimarães acompanharam, MARGINÁLIA (uma produção Hélastre e Suma Filmes) é constituído por quatro videogramas em torno da rodagem do filme de Paulo Rocha “que exploram as margens do RIO DO OURO e expõem sucessivamente o projeto, o método, as dificuldades e o resultado” (Saguenail, Regina Guimarães). O primeiro segmento (PREÂMBULO) centra-se numa longa entrevista a Rocha. Os restantes intitulam-se DEDICATÓRIA, RODAPÉ e ÍNDICE.

27/03/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Kiyoshi Kurosawa, O Padrinho do Terror

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Kumo no Hitomi
“O Olhar da Aranha”
de Kiyoshi Kurosawa
com Sho Aikawa, Dankan, Ren Ohsugi
Japão, 1998 - 83 min
legendado eletronicamente em português

Esta segunda face do díptico “da serpente” de Kiyoshi Kurosawa situa-se, como a primeira, no meio dos yakuza, os grupos do crime organizado no Japão e em tudo difere da primeira a nível do ambiente e da trama narrativa, apesar do fio condutor ser o mesmo. Não se trata de todo de uma “sequela” e ver cada um destes dois filmes altera a nossa perceção do outro. Apesar do tema soturno, o filme tem um tom surpreendentemente leve. Apresentado no Festival de Toronto, em estreia internacional.