25/03/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Março 2014
Shadows
Sombras
de John Cassavetes
com Hugh Hurd, Lelia Goldoni, Ben Carruthers
Estados Unidos, 1960 - 81 min
legendado em português

SHADOWS foi a primeira longa-metragem de John Cassavetes, e para muitos o começo da obra do cineasta confunde-se com o nascimento do “novo” cinema independente americano. SHADOWS seria, assim, o seu manifesto. Nesta sua estreia, Cassavetes utilizou técnicas do “cinema direto” e inaugurou um modo de trabalhar com os atores (onde a improvisação é um dado importante) que se tornou porventura na sua mais legítima marca distintiva.

25/03/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Kiyoshi Kurosawa, O Padrinho do Terror

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Hebi Nomichi
“O Caminho da Serpente”
de Kiyoshi Kurosawa
com Sho Aikawa, Shiro Shitamoto, Teruyuki Kagaya
Japão, 1998 - 85 min
legendado eletronicamente em português

Em 1998, Kiyoshi Kurosawa aceitou um desafio insólito: fazer dois filmes em duas semanas, com o mesmo elenco e orçamento reduzido. Estes filmes são HEBI NOMICHI e KUMO NO HITOMI, que formam um curioso díptico: ambos seguem o mesmo ponto de partida narrativo (um pai que se vinga do homicídio da sua filha pequena) e em ambos o papel principal foi confiado ao mesmo ator, Sho Aikawa. Mas os acontecimentos narrativos são inteiramente diferentes nos dois filmes, numa afirmação do primado da mise en scène sobre a “história” narrada.

25/03/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Paulo Rocha e Fernando Lopes, “Uma Espécie de Gémeos Diferentes” - Fernando Lopes
Se Deus Quiser…
de Fernando Lopes
Portugal, 1996 - 64 min

Primeira experiência em vídeo de Fernando Lopes, SE DEUS QUISER… foi o filme do seu regresso à Várzea dos Amarelos, onde nasceu e realizou NÓS POR CÁ TODOS BEM. “SE DEUS QUISER… passou a ser um work in progress, com revisitações regulares à Várzea, uma espécie de diário e de reflexão sobre imagens e sons, que espero venham a ter efeito sobre futuras ficções minhas. Digamos que ver este SE DEUS QUISER… é aceitar um convite à viagem, à oficina das imagens e dos sons, tal como eu as pratico, e que desejo compartilhar convosco” (Fernando Lopes).

25/03/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Paulo Rocha e Fernando Lopes, “Uma Espécie de Gémeos Diferentes” - Paulo Rocha
A Raíz do Coração
de Paulo Rocha
com Luís Miguel Cintra, Joana Bárcia, Isabel Ruth, Melvil Poupaud
Portugal, França, 2000 - 118 min

Lisboa por Paulo Rocha, mais de trinta anos depois de OS VERDES ANOS. Um candidato da extrema-direita à Câmara Municipal, que também veste as roupagens de Santo António, trava uma luta cerrada com um grupo de travestis que lhe fazem oposição política. Filmado em cores luxuriantes, A RAÍZ DO CORAÇÃO é também dilaceradamente sombrio. “É o filme da suprema beleza, é o filme que ousa olhar a beleza pela beleza e extasiar-se nela. (…) Em A RAÍZ DO CORAÇÃO a parada sobe ao máximo, como os travellings do filme, atravessando todos os espaços e tempos, toda a vida das formas. E é uma beleza desmedida, uma estética de excesso, a única que podia servir de âncora para personagens e histórias tão excessivas e tão desmedidas” (João Bénard da Costa). Estreou no festival internacional de cinema de Locarno em 2000.

25/03/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Kiyoshi Kurosawa, O Padrinho do Terror

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Cure / Kyua
“A Cura”
de Kiyoshi Kurosawa
com Koji Yaskusho, Masato Hagiwara, Tsuyoshi Ujiki, Anna Nakagawa
Japão, 1997 - 110 min
legendado eletronicamente em português

CURE é um poderoso thriller sobre um polícia emocionalmente reprimido, casado com uma mulher mentalmente instável. O homem investiga uma série de crimes estranhos: embora todas as vítimas sejam mortas da mesma maneira (com um grande “x” marcado a faca no pescoço), os homicidas nunca são os mesmos. Alguns são presos, confessam os crimes, mas não sabem dizer o que os motivou a matar. O polícia busca o cérebro por detrás dos crimes. No papel principal, Koji Yaskusho, o ator preferido de Kiyoshi Kurosawa.