24/02/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
J. Edgar
J. Edgar
de Clint Eastwood
com Leonardo DiCaprio, Naomi Watts, Armie Hammer, Josh Lucas, Judi Dench
Estados Unidos, 2011 - 137 min
legendado em português

Clint Eastwood retirou-se de cena em GRAN TORINO, a que se sucederam INVICTUS, HEREAFTER (protagonizados por Morgan Freeman, Matt Damon) e J. EDGAR, onde a estrela masculina é Leonardo DiCaprio. A sua personagem é do diretor federal do FBI J. Edgar Hoover, um dos responsáveis pela criação do FBI, que “comandou” ao longo de mais de quatro décadas tornando-se um dos mais poderosos americanos do século XX, também tido como uma enigmática personagem no foro privado. Trata-se portanto de um biopic, assombrado pelos tons negros dos melhores Eastwood. Primeira exibição na Cinemateca.

24/02/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
Jules et Jim
Jules e Jim
de François Truffaut
com Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre
França, 1962 - 100 mim
legendado em português

JULES ET JIM é um título fundamental, não só da Nouvelle Vague mas de toda a obra de Truffaut, que ousou realizar um filme “de época”, o que era absolutamente insólito para o jovem cinema de então, guardando o tema da liberdade sexual, uma das marcas da Nouvelle Vague. Baseado num romance de Henri-Pierre Roché, o filme conta a história da relação triangular entre dois homens e uma mulher, numa construção em espiral, rumo a um final trágico e pacificador. Para Jeanne Moreau, Henri Serre e Oskar Werner bastava este filme como garantia de imortalidade.

24/02/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões fevereiro 2014
Public Enemies
Inimigos Públicos
de Michael Mann
com Johnny Depp, Christian Bale, Stephen Graham, Channing Tatum, Marion Cotillard, James Russo
Estados Unidos, 2009 - 140 min
legendado em português

Policial ambientado na época da Grande Depressão, PUBLIC ENEMIES centra-se na história verídica de um agente do FBI empenhado na detenção de criminosos míticos, ou pelo menos tão célebres como John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd. O argumento baseia-se num livro de 2004 – Public Enemies: America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933–34, de Bryan Burrough. A Rolling Stone chamou-lhe “movie dynamite”. Primeira exibição na Cinemateca.

24/02/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
Pola X
Pola X
de Léos Carax
com Guillaume Depardieu, Yekaterina Golubeva, Catherine Deneuve, Delphine Chuillot
França, Suíça, Alemanha, Japão,, 1999 - 134 min
legendado em português

Em silêncio durante praticamente todos os anos noventa (desde LES AMANTS DU PONT-NEUF, de 1991), Léos Carax reapareceu no fim da década com um dos seus filmes mais ambiciosos e controversos: POLA X, livremente adaptado de um romance de Herman Melville (Pierre, or the Ambiguities). Obra áspera, obra enigmática, POLA X corta em boa medida com o estilo “filho da Nouvelle Vague” que tanto contribuiu, nos primeiros filmes, para tornar Carax num cineasta “de culto”. Os dois jovens protagonistas (Guillaume Depardieu e Yekaterina Golubeva) morreram entretanto. Primeira exibição na Cinemateca.

24/02/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões fevereiro 2014
Fabiola
Fabíola
de Alessandro Blasetti
com Michèle Morgan, Henri Vidal, Michel Simon, Louis Sallou
Itália, França, , 1949 - 192 min
versão francesa, legendado em português

Um peplum magnificamente realizado, com todos os elementos do género. Um jovem gaulês vai combater como gladiador em Roma. Lá, apaixona-se por uma princesa (o primeiro encontro entre os dois, quando ele nada à luz da lua, é uma cena altamente erótica) e converte-se ao cristianismo. FABIOLA é um filme grandioso, com cenas de conjunto encenadas com mão de mestre. A título de curiosidade: Luchino Visconti conseguiu convencer Salvo d’Angelo, o produtor siciliano de FABIOLA, a desviar algum dinheiro do filme para que ele pudesse completar LA TERRA TREMA