13/02/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
The Sad Sack
O Herói do Regimento
de George Marshall
com Jerry Lewis, Phyllis Kirk, David Wayne, Peter Lorre, Gene Evans
Estados Unidos, 1957 - 98 min
legendado em português

O segundo filme de Jerry Lewis "a solo", após a rutura com Dean Martin. Inspirado numa conhecida e popular banda desenhada humorística, THE SAD SACK é uma irresistível sátira à vida na tropa, com a personagem de Jerry passando incólume por uma série de provas e aventuras, que incluem um sequestro por uma tribo árabe que conta com a presença irresistível de Peter Lorre.

13/02/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
À Bout de Souffle
O Acossado
de Jean-Luc Godard
com Jean Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger
França, 1960 - 90 min
legendado em português

Ao lado de LES 400 COUPS, este é o grande “filme-símbolo” da Nouvelle Vague e um dos filmes que abre as portas do cinema moderno. Foi o primeiro sinal de que, como escreveu Serge Daney, este novo cinema não só não se contentava em sacudir o “antigo”, como ameaçava, literalmente, destruí-lo. À BOUT DE SOUFFLE é um dos filmes que melhor ilustra as consequências práticas e teóricas dos postulados da Nouvelle Vague, fazendo “explodir” o cinema para depois o reinventar. A primeira longa-metragem de Godard resultava, por si mesma, num dos momentos mais decisivos da história do cinema, com Belmondo recriando também um mito clássico, o de Bogart.

13/02/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Jon Jost
Homecoming
de Jon Jost
com Ryan Harper Gray, Katherine Sannella, Keith Scales
Estados Unidos, 2004 - 100 min
sem legendas
sessão apresentada por Jon Jost

O primeiro “capítulo” daquela a que Jost classificou como “The Iraq Trilogy” mas também como “American Trilogy” e que envolve ainda OVER HERE e PARABLE. Filmes em que o realizador nos propõe uma observação da América do pós-11 de setembro. HOMECOMING decorre numa vila costeira do Oregon e segue uma família que tem um filho na guerra do Iraque. É ele quem “regressa a casa”, mas regressa num caixão. Jost contou que a narrativa foi improvisada durante a rodagem, e que os atores se responsabilizaram pela evolução das suas personagens. Já exibido na Cinemateca em 2010.
 

13/02/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

fevereiro 2014
Baleias e Baleeiros
de Luís Bicudo
Portugal, 2013 - 138 min
com a presença de Luís Bicudo

BALEIAS E BALEEIROS é um projeto documental centrado nos baleeiros das ilhas do Faial e do Pico assim descrito pela sinopse: "Na Baleação Açoriana, a família unia-se em torno do baleeiro. Com o rebentar do foguete na vigia, corria para o ver partir e com os olhos no horizonte ansiava por o ver chegar. Em botes de boca aberta e com arpões à mão, gerações inteiras arriaram à baleia. Hoje, navega-se nos botes baleeiros, mas por desporto e prazer, perto da costa, longe das baleias. No entanto, os velhos baleeiros sabiam como apanhar o Moby Dick. Caçar baleias era mesmo a vida deles."
 

13/02/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões fevereiro 2014
Rollerball
Rollerball
de John McTiernan
com Chris Klein, Jean Reno, LL Cool J., rebecca Romijn-Stamos
Estados Unidos, Alemanha, Japão, 2002 - 98 min
legendado em português

Baseado no conto de William Harrison (Roller Ball Murder), o filme de McTiernan retoma o homónimo FC de Norman Jewison (1975), à semelhança do que fizera com THE THOMAS CROWN AFFAIR (de 1999, remake do filme de 1968 de Jewison), situando a ação no mundo contemporâneo. “ROLLERBALL, novo trabalho (polémico) do maior especialista vivo em filmes de ação (McTiernan), falso remake do filme que Norman Jewison rodou nos anos setenta, é coisa para pegar ou largar. Provavelmente, só vai agradar aos fanáticos do Vodka-Red Bull e a uma pequena legião de loucos que talvez o elejam filme de culto. É um objeto freak, telecomandado, turboaspirado, sempre a abrir, uma experiência inclassificável que ninguém sabe se vai resistir ao tempo” (Francisco Ferreira, Expresso). Primeira exibição na Cinemateca.