12/02/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
The April Fools
Os Loucos do Amor
de Stuart Rosenberg
com Jack Lemmon, Catherine Deneuve, Myrna Loy, Charles Boyer
Estados Unidos, 1969 - 91 min
legendado em português

Reunido em solo americano em 1969 para uma comédia romântica, o elenco promete apesar de se tratar de um filme caído no esquecimento. Os protagonistas são Jack Lemmon e Catherine Deneuve nos papeis de duas personagens mal casadas que se encontram desencadeando, para além de uma expectável paixão, uma série de (outros) sarilhos colaterais. Escreveu-se no The New York Times à época que o filme “manipula os seus estereótipos com elegância e com estilo… O melhor são, no entanto, os extraordinários atores secundários, Peter Lawford (no papel do marido de Deneuve), Jack Weston, Harvey Korman, Sally Kelleman, e as duas estrelas que inventaram a elegância no cinema há quase trinta anos, Charles Boyer e Myrna Loy”.

12/02/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
High Sierra
O Último Refúgio
de Raoul Walsh
com Humphrey Bogard, Ida Lupino, Arthur Kennedy, Joan Leslie, Cornel Wilde
Estados Unidos, 1941 - 95 min
legendado em português

O filme que fez de Bogart uma vedeta. HIGH SIERRA adapta uma popular novela de W.R. Burnett e é a história de um gangster envelhecido, “Mad Dog” Earle, que vai realizar um último assalto, acabando alvo de uma gigantesca perseguição na montanha. Walsh refez o filme como western em COLORADO TERRITORY. Um dos grandes papéis de Humphrey Bogart, que no ano anterior se tornara tardiamente vedeta (aos 41 anos), com THE MALTESE FALCON.

12/02/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Jon Jost
Nas Correntes de Luz da Ria Formosa
de Jon Jost
Estados Unidos, 1997/99 - 112 minutos
sem diálogos
sessão apresentada por Jon Jost

Um documentário eminentemente visual que regista o ambiente da Ria Formosa, no Algarve. Filmado no verão de 1997 e montado nos anos seguintes, Jost explora pela primeira vez a natureza do vídeo DV e, neste caso, de uma câmara particular que foi rapidamente retirada do mercado em virtude de um defeito no sistema de focagem. Uma “limitação” explorada por Jost ao máximo, que joga precisamente com os limites do foco. Um trabalho meditativo que aborda questões como o espaço e o tempo em que a luz de Cabanas é o real protagonista. Primeira exibição na Cinemateca.
 

12/02/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
Yi Yi
Yi Yi
de Edward Yang
com Nin-Jen Wu, Elaine Jin, Issey Ogata
Taiwan, 2000 - 173 min
legendado em português

Este filme, o último realizado por Edward Yang, foi o primeiro a ser comercialmente estreado em Portugal. Prémio de melhor realização em Cannes, trata-se de um belíssimo filme coral sobre uma família em momento de crise, onde se reconhecem algumas características dominantes do estilo de Yang, e da chamada “escola de Taiwan”, como o recurso sistemático ao plano-sequência.

12/02/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Jon Jost
Imagens de uma Cidade Perdida
de Jon Jost
Estados Unidos, Portugal, 2011 - 92 min
sem diálogos
sessão apresentada por Jon Jost

Retrato de Lisboa e dos seus bairros mais antigos como Alfama, Castelo, Graça ou Bairro Alto. Uma obra impressionista construída com imagens registadas em 1997 e 1998 que, segundo o realizador, incorpora o “sentido da saudade que define Lisboa e Portugal”. IMAGENS DE UMA CIDADE PERDIDA é um dos primeiros trabalhos filmados por Jost em DV, que surgem associados a uma estética muito diferente daquela relacionada com o uso da película. “IMAGENS is about a place, and its spirits and ghosts.” (Jon Jost). Primeira exibição na Cinemateca.