10/02/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
Rollerball
Rollerball
de John McTiernan
com Chris Klein, Jean Reno, LL Cool J., rebecca Romijn-Stamos
Estados Unidos, Alemanha, Japão, 2002 - 98 min
legendado em português

Baseado no conto de William Harrison (Roller Ball Murder), o filme de McTiernan retoma o homónimo FC de Norman Jewison (1975), à semelhança do que fizera com THE THOMAS CROWN AFFAIR (de 1999, remake do filme de 1968 de Jewison), situando a ação no mundo contemporâneo. “ROLLERBALL, novo trabalho (polémico) do maior especialista vivo em filmes de ação (McTiernan), falso remake do filme que Norman Jewison rodou nos anos setenta, é coisa para pegar ou largar. Provavelmente, só vai agradar aos fanáticos do Vodka-Red Bull e a uma pequena legião de loucos que talvez o elejam filme de culto. É um objeto freak, telecomandado, turboaspirado, sempre a abrir, uma experiência inclassificável que ninguém sabe se vai resistir ao tempo” (Francisco Ferreira, Expresso). Primeira exibição na Cinemateca.

10/02/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões fevereiro 2014
Svoy Sredi Chzhikh, Chuzhoy Sredi Svoikh
“Amigo entre Inimigos, Inimigo entre Amigos”
de Nikita Mikhalkov
com Yuri Bogatyryov, Nikita Mikhalkov, Sergey Shakurov, Aleksandr Kay
URSS, 1974 - 97 min
legendado em português

A primeira longa-metragem de Nikita Mikhalkov (uma produção Mosfilm) é ambientada na guerra civil que sucedeu à Revolução de outubro de 1917 e comummente referida como um western soviético que se propõe como um hino à amizade. O argumento centra-se na personagem de um soldado do Exército Vermelho suspeito de ter roubado ouro que se vê obrigado a infiltrar-se num bando de criminosos para provar a sua inocência. Primeira exibição na Cinemateca.

10/02/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões fevereiro 2014
Erotikon
de Mauritz Stiller
com Tora Teje, Lars Hanson, Karin Molander
Suécia, 1920 - 97 min
mudo, intertítulos legendados em português

Uma das mais célebres obras-primas do grande Mauritz Stiller, deliciosa comédia de enganos e casais trocados, num estilo em que Stiller antecipa a comédia de enganos. Sob a aparente ligeireza de EROTIKON, revela-se uma reflexão sobre os sentimentos e as crises conjugais. Lubitsch, grande admirador deste filme, inspirou-se nele para algumas das suas melhores comédias. A exibir em cópia restaurada, com tintagens e viragens originais.

10/02/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Jon Jost
Coming to Terms
de Jon Jost
com James Benning, Roxanne Rogers, Kate Sannella, Stephen Taylor, Ryan Harper Gray
Estados Unidos, 2012 - 89 min
legendado eletronicamente em português
sessão apresentada por Jon Jost

COMING TO TERMS é o último filme de Jost. Trata-se de uma parábola sobre a dissolução e reconstituição de uma família que, sendo assumidamente ficcional, tem na sua raiz uma meditação sobre a morte e o seu impacto numa família dividida. O “pai” é interpretado por uma das grandes figuras do cinema independente americano, James Benning, acompanhado por um conjunto de nomes que atravessam a obra de Jost. Primeira exibição na Cinemateca.

10/02/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões fevereiro 2014
Marie-Jo et ses 2 Amours
de Robert Guédiguian
com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan, Julie-Marie Parmentier
França, 2002 - 124 min
legendado em português

O argumento do filme de Guédiguian retoma o clássico motivo sentimental de uma mulher dividida entre o amor pelo marido e o amor pelo amante no momento em que percebe não os poder viver em simultâneo. O cenário é a cidade francesa de Marselha, de onde o realizador é originário e que tem recorrentemente filmado. Foi a propósito de um filme posterior (LADY JANE, 2008), que Guédiguian se afirmou “um arquivista de Marselha”: “É uma ‘cidade mundo’, construída sob a sua diversidade. Contém toda a miséria do mundo, mas também todas as culturas, todos os comércios. Comparo Marselha a Nova Iorque. São duas megalópoles que, desde a sua fundação, se parecem ao mundo inteiro. É a sua vocação”. Primeira exibição na Cinemateca.