06/12/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Passado e Presente do Japão no Cinema

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Ugetsu Monogatari
Contos da Lua Vaga
de Kenji Mizoguchi
com Kinuyo Tanaka, Masayuki Mori, Machiko Kyo
Japão, 1953 - 96 min
legendado eletronicamente em português

Este é não só o mais célebre título da obra de Mizoguchi, mas provavelmente também o mais complexo, e o preferido de inúmeros cinéfilos. Uma extraordinária experiência narrativa, que mistura um clássico da literatura japonesa, lendas chinesas e ainda umas pitadas de Maupassant (sem falar no teatro tradicional japonês) para criar um universo fantástico (também em termos visuais) onde tempo e espaço se dissolvem e se transformam numa “coisa mental”.

06/12/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Dezembro 2013
Clash by Night
Desengano
de Fritz Lang
com Barbara Stanwyck, Robert Ryan, Marilyn Monroe, Paul Douglas
Estados Unidos, 1952 - 105 min
legendado eletronicamente em português

Um poderoso melodrama, situado numa pequena cidade à beira-mar, em que Barbara Stanwyck é uma mulher “com um passado” que casa com um pescador que não ama e se apaixona por outro homem, um projecionista de cinema, desencadeando um drama. A grande atriz tem aqui um dos seus melhores desempenhos e Marilyn Monroe tem um dos seus primeiros papéis de destaque. Um dos melhores filmes de Fritz Lang na fase final da sua carreira. Baseado numa peça de Clifford Odets, foi Fritz Lang quem impôs, contra ventos e marés, o happy-end. “A ideia foi exclusivamente de Lang e obedece a um princípio por ele muitas vezes enunciado: a morte não resolve nada” (João Bénard da Costa).

06/12/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Passado e Presente do Japão no Cinema

Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation
Fancy Dance
“Dança Elegante”
de Masayuki Suo
com Masahiro Notoki, Honami Suzuki
Japão, 1989 - 102 min
legendado eletronicamente em português

Masayuki Suo é um dos mais conhecidos cineastas japoneses da sua geração, que se estreou nas longas-metragens em meados dos anos oitenta. O seu SHALL WE DANCE / DANÇAMOS?, de 1996, teve estreia comercial em diversos países, inclusive Portugal. FANSHU DANSU é uma comédia, em que um punk rocker se torna monge budista, para poder herdar um templo nas montanhas. Depois de um período de dificuldades, consegue adaptar-se à severa disciplina monástica, quando a sua namorada vem vê-lo para tentar convencê-lo a voltar ao rock. Primeira exibição na Cinemateca.

06/12/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Dezembro 2013
Flags of our Fathers
As Bandeiras dos Nossos Pais
de Clint Eastwood
com Ryan Phillippe, Jesse Bradford, Adam Beach, John Benjamin Hickey, John Slattery
Estados Unidos, 2006 - 132 min
legendado em português
V Conferência Cultura e Conflito

projeção seguida de debate

Adaptação ao cinema do livro de James Bradley. No primeiro filme do díptico da Segunda Guerra Mundial, Clint Eastwood encena as duas perspetivas dos lados em confronto na sangrenta batalha que marcou a tomada da ilha japonesa de Iwo Jima. FLAGS OF OUR FATHERS corresponde à perspetiva americana, à qual sucede a perspetiva japonesa de LETTERS FROM IWO JIMA, do mesmo ano, interpretado por atores japoneses e falado em japonês, a partir das cartas que o General Tadamichi Kuribayashi escreveu à filha durante os dias em que contra todas as expectativas liderou o combate ao desembarque americano. No centro da encenação de FLAGS OF OUR FATHERS, conceito em si mesmo fulcral no filme, está a célebre fotografia de Joe Rosenthal dos soldados a içar a bandeira americana em solo japonês. A sessão decorre no contexto do Congresso internacional “On the Eve of War” promovido em Lisboa a 5 e 6 de dezembro, pelo CECC-Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

06/12/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Dezembro 2013
House by the River
A Casa à Beira do Rio
de Fritz Lang
com Louis Hayward, Jane Wyatt, Lee Bowman, Ann Shoemaker
Estados Unidos, 1950 - 88 min
legendado eletronicamente em português

HOUSE BY THE RIVER é um dos filmes menos conhecidos de Fritz Lang (passou despercebido na época da estreia e saiu de circulação durante largos anos), singularmente próximo do universo de Hitchcock com o tema da permutabilidade da culpa. Um escritor mentalmente perturbado, assassina a criada quando tenta abusar dela, tornando o seu irmão cúmplice do ato, servindo-se de tudo como matéria para o seu livro que se tornará prova incriminatória. “Mesmo com uma rodagem rápida (32 dias), com atores obscuros e sem grande notabilidade (à exceção do estranho Louis Hayward, de quem emana uma verdadeira malaise), Lang faz de HOUSE BY THE RIVER uma obra simultaneamente compacta e armadilhada, um filme que o toca intimamente, próximo de THE WOMAN IN THE WINDOW, em que qualquer um pode ser estimulado por um movimento assassino” (Bernard Eisenschitz).