28/12/2013, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior

Dezembro 2013
Who Framed Roger Rabbit?
Quem Tramou Roger Rabbit?
de Robert Zemeckis
com Bob Hoskins, Christopher Lloys, Joanna Cassidy, Stubby Kaye
Estados Unidos, 1988 - 103 min
legendado em português

Uma homenagem à época de ouro do cinema de animação da Disney e da Warner que “encerra” em 1948. O filme decorre nesse ano e conta a história da tentativa de destruição de Toontown por um sinistro juiz-censor, enquanto um detetive procura descobrir quem matou o dono da cidade e fez desaparecer o testamento em que ela era deixada aos desenhos animados. Uma maravilha onde não falta um táxi… animado.

28/12/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Dezembro 2013
Warlock
O Homem das Pistolas de Ouro
de Edward Dmytryk
com Henry Fonda, Richard Widmark, Anthony Quinn, Dorothy Malone, Dolores Michaels
Estados Unidos, 1959 - 116 min
legendado em português

Quase esquecido e marginalizado nas antologias, este filme de Dmytryk (possivelmente o seu melhor) é um dos grandes westerns da década de cinquenta, explorando os caminhos do western “adulto” com uma carga psicanalítica e uma transparente referência à homossexualidade. Henry Fonda é um célebre pistoleiro contratado para impor a lei numa cidade onde vai encontrar o homem que o idolatra (Quinn) e a mulher que o odeia (Malone), e enfrentar o xerife (Richard Widmark).

28/12/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Dezembro 2013
Le Mépris
O Desprezo
de Jean-Luc Godard
com Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Fritz Lang
França, Itália,, 1963 - 103 min
legendado em português

Vagamente inspirado no romance de Moravia, LE MÉPRIS constrói-se em torno de uma reflexão sobre o cinema, onde "um travelling é uma questão de moral". É também uma homenagem ao cinema clássico, com a presença de Fritz Lang no papel de um artista imperturbavelmente resistente ao comercialismo reinante no mundo cinematográfico. Godard tem uma aparição discreta como assistente de realização de Lang na produção desse filme que parte de Homero e que se desenvolve num décor mediterrânico, traçando um paralelo entre o mundo dos deuses e o mundo dos homens. É neste filme que Fritz Lang diz, sobre o cinemascope, “Oh, não foi feito para os seres humanos. Só para cobras – e para funerais”.

28/12/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
75 Anos da Cinémathèque Royale de Belgique

Em Colaboração com a Cinematek / Cinémathèque Royale de Belgique
Programa Surrealista
duração total da projeção: 89 min

LA PERLE
de Henri d’Ursel
COMBAT DE BOXE
de Charles Dekeukeleire
HISTOIRE DU SOLDAT INCONNU
de Henri Storck
MAGRITTE OU LA LEÇON DES CHOSES
de Luc de Heusch
PEGASUS
de Raoul Servais
HARPYA
de Raoul Servais
NACHTVLINDERS
de Raoul Servais
Bélgica, 1930, 1927, 1932, 1960, 1979, 1979, 1959 – 30, 8, 12, 13, 9, 9 e 8 min / legendados
eletronicamente em português

A Bélgica foi talvez o país mais profundamente marcado pelo Surrealismo, cujos pressupostos tiveram ali prolongamentos que se estenderam por muito tempo, muito mais do que em França, por exemplo. Este programa reúne filmes de diversos períodos e diversos enfoques, incluindo fições poéticas, filmes experimentais e documentários, num panorama que vai muito além do Surrealismo histórico e oficial. Os três últimos filmes da sessão são primeiras exibições na Cinemateca.
 

28/12/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Dezembro 2013
Eyes Wide Shut
De Olhos Bem Fechados
de Stanley Kubrick
com Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack, Marie Richardson
Estados Unidos, Reino Unido, 1999 - 158 min
legendado em português

O último filme de Kubrick, adaptado de Traumennovella de Arthur Schnitzler. Cruise interpreta a figura de um médico que vive uma vida feliz com a mulher, Kidman, até ao momento em que ela confessa ser alvo de uma fantasia erótica. Posta em causa a estabilidade do casal, entre a vigília e o sonho, Cruise vive, por sua vez, uma inominável fantasia. A versão kubrickiana da “novela sonhada” de Schnitzler é também uma orgia de prazer pelo cinema.

28/12/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Dezembro 2013
Le Dinosaure et le Bébé: Dialogue en Huit Parties entre Fritz Lang et Jean-Luc Godard
de André S. Labarthe
com Fritz Lang, Jean-Luc Godard, Howard Vernon
França, 1967 - 61 min
legendado eletronicamente em português

Labarthe filmou Lang e Godard em Paris, na presença de Lotte Eisener, em novembro de 1964, um ano depois de LE MÈPRIS, o filme de Godard em que Lang interpreta o seu próprio papel. O dispositivo implicava duas câmaras a filmar as duas personagens lado a lado ao longo de uma conversa de uma hora em que as perguntas improvisadas do “bebé” francês estimulam as respostas do “dinossauro” alemão (termos encontrados por Lang). Ser cineasta e a censura são dois dos tópicos da conversa. O diálogo é pontuado por excertos de M e de LE MÈPRIS. “Utilizei dois ecrãs com os registos das duas câmaras, assim como a banda de som. A montagem consistia em escolher o momento em que se passava de um plano de Lang a um plano de Godard” (Labarthe).