29/11/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Novembro 2013
Don’t Give Up the Ship
Capitão Sem Barco
de Norman Taurog
com Jerry Lewis, Dina Merrill, Diana Spencer
Estados Unidos, 1959 - 89 min
legendado em português

Um dos melhores filmes com Jerry Lewis antes de se estrear na realização, já separado do seu parceiro cinematográfico, Dean Martin. Em DON’T GIVE UP THE SHIP Jerry é um oficial da marinha que perde o seu couraçado durante a guerra e não se recorda onde nem como. Um filme divertidíssimo.

29/11/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Escolhas de Alberto Seixas Santos

Novembro 2013
Germania Anno Zero
Alemanha, Ano Zero
de Roberto Rossellini
com Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hintze, Franz Krüger, Erich Gühne
Itália, França, 1947 - 74 min
legendado em português
sessão apresentada por Alberto Seixas Santos

O mais pungente filme feito sobre o pós-guerra. A crise económica e moral na Alemanha em ruínas, através do drama de uma criança que sobrevive por expedientes e pequenos tráficos, sustentando um pai doente que, por influência de um professor nazi, acabará por envenenar. Muitos viram GERMANIA ANNO ZERO como um filme desesperado, em grande parte por causa do suicídio final da criança. Rossellini sempre se opôs a essa visão, falando de um filme positivo e otimista. A exibir na versão italiana.
 

29/11/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Novembro 2013
The Woman In the Window
Suprema Decisão
de Fritz Lang
com Edward G. Robinson, Joan Bennett, Raymond Massey, Dan Duryea
Estados Unidos, 1944 - 99 min
legendado em espanhol

Joan Bennett e Edward G. Robinson encontram-se neste filme, pela primeira vez em Lang, que logo a seguir filma SCARLET STREET com eles. THE WOMAN IN THE WINDOW é dos filmes de que Fritz Lang mais gostava, e o que mais se coloca sob a instância psicanalítica, na manifestação do sonho como reflexo de culpas não assumidas. Todo o filme é uma construção onírica sobre um homem convencional que se deixa envolver nas teias de uma mulher fatal que o conduzem ao crime. “Fui muito criticado por ter terminado um filme como um sonho. Nem sempre consigo ser muito objetivo em relação às minhas obras, mas neste caso a opção foi plenamente consciente. Rejeitei o final da história porque me parecia demasiado pessimista, uma tragédia para nada, apenas ditada por um destino implacável” (Fritz Lang).

29/11/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Fritz Lang – O Tempo do Cinema

Novembro 2013
Cloak and Dagger
O Grande Segredo
de Fritz Lang
com Gary Cooper, Lili Palmer, Robert Alda, Vladimir Sokoloff, Ludwig Stossel
Estados Unidos, 1946 - 106 min
legendado eletronicamente em português
segunda passagem em dezembro

São os últimos anos da II Guerra Mundial e encontramos Gary Cooper na pele de um cientista contratado pelos serviços secretos americanos para se apoderar de uma fórmula atómica antes que os nazis o façam primeiro. CLOAK AND DAGGER é um dos menos conhecidos fabulosos filmes de guerra que Fritz Lang fez na América. Mas já voltado para o futuro, para a era nuclear e para a “guerra-fria”. “A paz? Não há paz. Este é o ano 1 da Era Atómica e Deus tenha piedade de nós se pensarmos que podemos ganhar outras guerras sem nos destruirmos também”: o projeto original previa que o discurso final do protagonista começasse assim. A Warner achou demasiado pessimista (e eventualmente “antiamericano”) e cortou. Lang, segundo consta, nunca se consolou.

29/11/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
David Phelps / Gina Telaroli
Starting Sketches # 11 | Cinetracts #1-3 | 4’ 8 ½” | Traveling Light
duração total da projeção: 73 min

STARTING SKETCHES # 11
de Gina Telaroli
Estados Unidos, 2013 – 1 min / sem legendas
CINETRACTS #1-3
de David Phelps
Estados Unidos, 2012 – 3 min / sem legendas
4’ 8 ½”
TRAVELING LIGHT
de Gina Telaroli
Estados Unidos, 2011 – 10 min, 59 min / sem legendas

O programa reúne três outras curtas-metragens de David Phelps e Gina Telaroli, e inclui a segunda longa-metragem desta última, TRAVELING LIGHT: “Um comboio sai da estação de Penn em Nova Iorque, numa manhã de sol de fevereiro. O comboio avança à medida que a paisagem muda, da costa leste para o Midwest. Os passageiros cumprem os seus papeis, a neve começa a cair e anuncia-se a estação seguinte, enquanto a luz continua a mudar, vigorosa, oscilante e acabando por cair na escuridão”. Primeiras exibições na Cinemateca.