26/09/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Setembro 2013
Cabaret
Cabaret, Adeus Berlim
de Bob Fosse
com Liza Minnelli, Michael York, Joel Grey, Helmut Griem, Marisa Berenson
Estados Unidos, 1972 - 123 min
legendado em português

Versão musical da peça I am a Camera de John Van Druten e do livro Goodbye Berlin de Christopher Isherwood, cuja ação se passa em Berlim nos primeiros anos da década de trinta, quando os nazis chegaram ao poder. Liza Minnelli tem uma criação inesquecível como Sally Bowles, a jovem cantora de cabaret dividida entre dois amores. Vencedor de oito Oscars, entre os quais o de melhor realizador e melhor atriz para Liza Minnelli.

26/09/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Setembro 2013
Performance
de Nicholas Roeg, Donald Cammel
com Mick Jagger, James Fox, Anita Pallenberg
Reino Unido, 1968 - 105 min
legendado em francês

Segundo Marianne Faithfull, este é o filme que melhor captou um certo espírito da Londres dos anos sessenta, “a Chelsea das pop stars senhoris". Nas palavras do crítico Peter Wollen, PERFORMANCE é "uma estranha visão da Inglaterra como o seu próprio duplo fantástico". O filme de Roeg e Cammel mostra o hedonismo peculiar da drug culture, através da história de um gangster que tem que se esconder dos antigos parceiros e aluga um quarto em casa de uma estrela pop em decadência. Esta personagem é interpretada pelo jovem Mick Jagger. Ao fim da aventura, um homem morre e o outro transforma-se nele.

26/09/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Setembro 2013
Lenin v Oktiabr
"Lenine em Outubro"
de Mikhail Romm
com Boris Chtchukine, Nicolai Okhilopkov, Vassili Vanine
URSS, 1937 - 101 min
legendado em português

Encomenda oficial para o 20º aniversário da Revolução de Outubro, o filme faz parte de um díptico realizado por Mikhail Romm, um dos eminentes cineastas da sua geração que, como quase todos, teve de pagar o seu tributo aos ditames políticos. LENIN V OKTIABR conta a história do regresso de Lenine da Finlândia para a Rússia e as tentativas do poder burguês para o assassinar antes de tomar na mão a insurreição operária e levar os bolchevistas à vitória.

26/09/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Setembro 2013
La Règle du Jeu
A Regra do Jogo
de Jean Renoir
com Marcel Dalio, Nora Grégor, Roland Toutain, Julien Carette, Gaston Modot, Mila Parély, Jean Renoir
França, 1939 - 110 min
legendado em português

O mais lendário filme de Jean Renoir. Sem personagem principal, com nada menos do que oito protagonistas, “sem história”, implacável e demencial, objeto de tanta ira como de admiração, LA RÈGLE DU JEU é, para muitos, a obra máxima de Renoir, mostrando-nos uma coreografia em que a câmara acompanha as fugas e jogos de amor das personagens, numa mansão senhorial. Enquanto dançam sobre o vulcão, a Europa e o mundo caminham para a guerra.

26/09/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Setembro 2013
Smithereens
Estilhaços
de Susan Seidelman
com Susan Berman, Brad Rinn, Richard Hell, Nada Despotovich
Estados Unidos, 1982 - 92 min
legendado em português

Seidelman pertence ao primeiro grupo de cineastas independentes americanas dos anos oitenta. Uma realizadora independente que, na realidade, se foi tornando menos independente. Esta sua longa de estreia, foi o primeiro filme indie a ser selecionado para a competição oficial de Cannes, em 1982. SMITHEREENS acompanha uma jovem narcisista que deixa New Jersey para se juntar à subcultura punk nova iorquina. Tem como ator Richard Hell, um dos grandes nomes do punk, e a música é dos The Feelies. Primeira exibição na Cinemateca.