CICLO
FILMar


Celebramos este ano o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, heróis modernos de uma mitologia onde se mistura a técnica com a ambição. O que essa viagem teve, na sua grandiosidade, de pioneira, o próprio cinema o registou, num conjunto de títulos que tanto demonstram como o cinema pode ser repositório de memórias transmitidas entre gerações, como garante de um passado a partir do qual se podem traçar narrativas sobre o próprio cinema, o documento enquanto exercício de interpretação da história, a realidade enquanto exercício desafiador para a ficção, e a história da aviação, da economia e do uso político de gestos e ações que pretendiam definir países e nações. 
Os filmes conhecidos que retratam a viagem dos dois aviadores, filmados na partida, durante a viagem, na chegada ao Brasil e no regresso a Portugal, foram restaurados e digitalizados pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projeto FILMar, constituindo-­se desse modo enquanto documentos que merecem ser relidos para lá da distância e do fascínio que possam causar. São filmes curtos, todos eles com títulos que descrevem exatamente o que podemos ver, sem outra ambição que não seja o documento. Mas, a partir dele, podemos construir diferentes ângulos sobre uma mesma história. No âmbito das comemorações deste acontecimento, e no dia em que passam cem anos sobre o regresso dos aviadores a Portugal, organizamos uma sessão­-conferência onde os filmes são recontextualizados e interpretados para lá do seu contributo para a história do cinema documental em Portugal. Pretendemos, deste modo, contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos filmes que guardamos em arquivo, indo para lá do que o cinema possa contar sobre eles.  
Esta sessão decorre no âmbito do programa EEAGrants.
 
 
26/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo FILMar

Sessão­ | Conferência
duração total da sessão­-conferência: 120 min
 
26/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
FILMar

Nos 100 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul
Sessão­ | Conferência
duração total da sessão­-conferência: 120 min
GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL
Portugal, 1922 – 8 min  

GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL – OS HERÓIS DA PAZ
de Albert Durot
Portugal, 1922 – 6 min      

O RAID AÉREO LISBOA-­RIO DE JANEIRO PELOS HERÓICOS AVIADORES GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL
de Henrique Alegria
Portugal, 1922 – 35 min

VISITA AO PORTO DOS HEROICOS AVIADORES GAGO COUTINHO E COMANDANTE SACADURA CABRAL
de Angel Beuvalet
Portugal, 1922 – 7 min

Com a colaboração do Capitão Baptista Cabral, da Comissão Aeronaval 100TAAS, o conjunto de filmes desta sessão­-conferência serão analisados naquilo que guardam de elementos sobre as dimensões ligadas à história da aeronáutica e às questões políticas e sociais que justificaram a travessia aérea transatlântica de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui