CICLO
Double Bill


Em junho, seguindo as regras genéricas da rubrica Double Bill, apresentamos quatro programas duplos, reunindo filmes que podem ser aproximados por razões temáticas, narrativas (diretas ou indiretas) ou por analogias formais. O primeiro programa do mês (EKSTASE e VISAGES DE FEMMES) reúne dois filmes que têm em comum uma representação ao mesmo tempo aberta e lírica do erotismo, em contextos totalmente diferentes. O programa composto por THE TALENTED MR. RIPLEY e PLEIN SOLEIL reúne dois filmes que adaptam o mesmo célebre romance, de modo muito diferente. O terceiro programa do mês reúne dois mestres da comédia sofisticada, Mauritz Stiller e Ernst Lubitsch, cada qual com um dos seus filmes mais extraordinários, devendo-se ainda ter em conta que Lubitsch foi buscar a Stiller (muito precisamente a EROTIKON) diversos elementos formais que fariam o seu famoso “toque”. No último sábado do mês, poderemos rever mais uma vez o clássico menos clássico de sempre, A REGRA DO JOGO e um dos mais belos filmes de Robert Altman, cuja primeira parte tem fortes e deliberadas semelhanças narrativas com o filme de Jean Renoir.
 
04/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Ekstase | Visages de Femmes
duração total da projeção: 201 min
11/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Erotikon | Angel
duração total da projeção: 187 min | M/12
18/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Talented Mr. Ripley | Plein Soleil
duração total da projeção: 258 min | M/16
 
25/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

La Règle du Jeu | Gosford Park
duração total da projeção: 241 min
 
04/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Ekstase | Visages de Femmes
duração total da projeção: 201 min
legendados eletronicamente em português | M/16
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
EKSTASE
de Gustav Machatý
com Hedy Lamarr, Aribert Mog, Zvonimir Rogoz
Checoslováquia, 1933 – 90 min

VISAGES DE FEMMES
de Désiré Écaré
com Sadi Bakaba, Kouadou Brou, Albertine N’Guessan, Eugénie Cissé-Roland
Costa do Marfim 1985 - 111 min

EKSTASE é um dos filmes mais célebres (embora talvez não dos mais vistos) da história do cinema, devido ao modo, escandaloso e ousado para a época, como são representados o erotismo e o prazer sexual, inclusive o feminino. Mas, independentemente deste aspeto, o filme é um excelente exemplo de uma mise-en-scène lírica, em que ainda há muitos elementos vindos do cinema mudo, como nos dois outros filmes mais conhecidos de Machatý, EROTIKON e ZE SOBOTY NA NEDELY/“DE SÁBADO PARA DOMINGO”. Natural da Costa do Marfim, Désiré Écaré (1939-2009) foi um dos mais importantes cineastas da primeira geração de realizadores africanos, com uma obra composta por apenas três filmes de alta qualidade: CONCERTO POUR UN EXIL, À NOUS DEUX FRANCE! (ambos já apresentados na Cinemateca) e VISAGES DE FEMMES (“um filme meteorito” segundo o Libération), que teve o efeito de uma verdadeira bomba no país natal do realizador, devido à sua franca representação do erotismo, raríssima no cinema africano. Estreado no Festival de Cannes (Semana da Crítica), VISAGES DE FEMMES é um filme sobre a luta pela libertação da mulher africana, percorrido pelo humor e que inclui uma longa e notável cena erótica. EKSTASE não é apresentado na Cinemateca desde o longínquo ano de 2008, ao passo que o filme de Désiré Écaré é-o pela primeira vez e em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de EKSTASE aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de VISAGES DE FEMMES aqui
11/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Erotikon | Angel
duração total da projeção: 187 min | M/12
A exibição de EROTIKON será acompanhada ao piano por João Paulo Esteves da Silva

entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
EROTIKON
de Mauritz Stiller
com Tora Teje, Lars Hanson, Karin Molander
Suécia, 1920 – 97 min / mudo, intertítulos em sueco, legendado em português

ANGEL
O Anjo
de Ernst Lubitsch
com Marlene Dietrich, Herbert Marshall, Melvyn Douglas, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1937 – 90 min / legendado em português

EROTIKON é uma das mais célebres obras-primas do grande Mauritz Stiller, deliciosa comédia de equívocos e casais trocados, num estilo que antecipa a comédia de enganos. Sob a aparente ligeireza de EROTIKON, revela-se uma reflexão sobre os sentimentos e as crises conjugais. O filme também é um exemplo da envergadura artística a que chegara o cinema neste período. A exibir em cópia restaurada, com tintagens e viragens originais. Lubitsch era grande admirador de EROTIKON e, segundo Billy Wilder, que foi seu assistente em Berlim, estudou cuidadosamente o filme de Stiller, do qual nasceu, em parte, o seu famoso toque. Nos filmes de Lubitsch tudo gira à volta de dois temas: o sexo e o dinheiro. Mas, sendo Lubitsch o mestre absoluto da comédia sofisticada, as coisas mais duras e as relações mais venais são ditas e vividas com a máxima elegância e humor. ANGEL, um dos dois encontros de Lubitsch com Marlene Dietrich (o outro foi em DESIRE, realizado por Borzage e produzido por Lubitsch), é a história de uma mulher casada a quem reaparece o homem duma ocasional noite em Paris. É um filme quase abstrato, é quase música de câmara. 


consulte a FOLHA DA CINEMATECA de EROTIKON aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de ANGEL aqui
 
18/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Talented Mr. Ripley | Plein Soleil
duração total da projeção: 258 min | M/16
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THE TALENTED MR. RIPLEY
O Talentoso Mr. Ripley
de Anthony Minghella
com Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Philip Seymour Hoffmann
Estados Unidos, 1999 - 140 min / legendado em português

PLEIN SOLEIL
À Luz do Sol
de René Clément
com Alain Delon, Maurice Ronet, Marie Laforêt
França, 1960 - 118 min / legendado eletronicamente em português

Um programa com duas versões, realizadas a trinta e nove anos de intervalo, do mais célebre romance de Patricia Highsmith, The Talented Mr. Ripley, que teve tamanho êxito que a romancista escreveu mais três romances com o personagem de Tom Ripley, um criminoso cheio de charme e extremamente inteligente. Os dois filmes alteram elementos importantes do desenlace original do romance, sem deixarem de ser magníficos objetos cinematográficos. A abrir a sessão, a neo-clássica versão de Anthony Minghella, realizada num tom em surdina e que introduz um tanto artificialmente elementos homossexuais à personalidade de Ripley. Matt Damon optou por uma interpretação marcada pela sobriedade. A seguir, PLEIN SOLEIL, sem dúvida o melhor filme dirigido por René Clément e um dos melhores desempenhos de toda a carreira de Alain Delon, no seu primeiro papel importante. Toda a ação se passa em Itália e Clément deu um grande papel ao jovem Delon, na figura de Tom Ripley, que assassina um amigo, numa sequência magistral, e assume a sua identidade. Magnífica fotografia a cores de Henri Decae. Delon sulfuroso como raramente se viu. O filme de Clément não é apresentado na Cinemateca desde 2008 e será exibido em cópia digital e o de Minghella é-o pela primeira vez.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de PLEIN SOLEIL aqui
 
25/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
La Règle du Jeu | Gosford Park
duração total da projeção: 241 min
legendados em português | M/16
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
LA RÈGLE DU JEU
A Regra do Jogo
de Jean Renoir
com Marcel Dalio, Nora Grégor, Roland Toutain, Julien Carette, Gaston Modot, Mila Parély, Jean Renoir
França, 1939 – 106 min

GOSFORD PARK
Gosford Park
de Robert Altman
com Alan Bates, Eileen Atkins, Maggie Smith, Bob Balaban, Charles Dance, Stephen Fry
Estados Unidos, Grã-Bretanha, 2001 - 135 min

A REGRA DO JOGO é o mais lendário filme de Jean Renoir. Um fim-de-semana no campo, entre pessoas ricas, sem personagem principal mas nada menos do que oito protagonistas. “Sem história”, implacável e demencial, objeto tanto de ira como de admiração, LA RÈGLE DU JEU é, para muitos, a obra máxima de Renoir, mostrando-nos uma coreografia em que a câmara acompanha as fugas e jogos de amor das personagens, numa mansão senhorial. Enquanto dançam sobre o vulcão, a Europa e o mundo caminham para a guerra. Rejeitado à época, mas mostrado durante mais de vinte anos pelas cinematecas e cineclubes, o filme só obteve pleno reconhecimento ao ser restaurado e reposto nos anos 60. A seguir, GOSFORD PARK, um dos filmes mais aclamados da derradeira fase da obra de Robert Altman. Dentro do estilo habitual do realizador, o filme é um mosaico formado por uma grande quantidade de personagens, que se encontram numa mansão senhorial britânica para uma caçada e onde se cruzam segredos, mentiras, traições, inveja e cobiça, num jogo que terminará com um crime. O que começara como uma mistura de pastiche e homenagem a A REGRA DO JOGO de Jean Renoir e transforma-se em pastiche e homenagem aos romances de Agatha Christie. O filme de Renoir não é apresentado na Cinemateca desde 2012 e o de Altman desde 2007.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de LA RÈGLE DU JEU aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de GOSFORD PARK aqui