29/07/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Julho 2013
Trolosa
Infidelidade
de Liv Ullmann
com Lean Endre, Erland Josephson, Krister Henriksson, Thomas Hanzon
Suécia, Itália, Alemanha, Finlândia, Noruega, 2000 - 154 min
legendado em português

Realizado por Liv Ullmann a partir de um argumento parcialmente autobiográfico de Ingmar Bergman (“Nunca tinha pegado tão diretamente num acontecimento da minha própria vida para dele retirar uma adaptação dramática”), INFIDELIDADE dá o protagonismo a um escritor interpretado por Erland Josephson, focando o adultério, o ciúme e o divórcio durante um processo de separação.

 

29/07/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Julho 2013
Nathalie Granger
de Marguerite Duras
com Lucia Bosé, Jeanne Moreau, Gérard Depardieu, Valérie Mascolo
França, 1972 - 82 min
legendado em português

A vida ao ralenti – NATHALIE GRANGER retrata uma tarde na vida de duas mulheres, fechadas em casa e em silêncio. Uma delas, Isabelle Granger, está preocupada com o comportamento violento da filha Nathalie. Do mundo exterior surgem ecos via rádio (a presença de um par de assassinos na região) e, mais tarde, um vendedor de máquinas de lavar. Na singularidade narrativa de Duras, sobressaem uma poderosa impressão de um tempo suspenso e uma angústia contida, talvez mais violenta ainda pela ausência de expressão. Um dos mais belos e secretos filmes de Duras.

 

29/07/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Julho 2013
The Expendables
Os Mercenários
de Sylvester Stallone
com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Eric Roberts, Bruce Willis
Estados Unidos, 2010 - 103 min
legendado em português

Neste seu filme (o primeiro de uma série de EXPENDABLES, cujo terceiro capítulo se anuncia para 2014), Stallone, Sylvester Stallone, põe em cena a história de um grupo de mercenários de elite em missão contra um ditador da América Latina que descobrem subjugado aos poderes de um ex-agente da CIA. Tributo ao cinema dos anos oitenta e noventa, THE EXPENDABLES é uma surpreendente reunião de boa parte dos seus veteranos, em modo melancólico. Primeira exibição na Cinemateca.

 

29/07/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Julho 2013
Raiders of the Lost Ark
Os Salteadores da Arca Perdida
de Steven Spielberg
com Harrison Ford, Karen Allen, Wolf Kahler, Paul Freeman, Denholm Elliott
Estados Unidos, 1981 - 112 min
legendado em português

A grande homenagem de Spielberg aos filmes em episódios das décadas de trinta e quarenta, explorando a magia e o suspense dos cliffhangers. Harrison Ford estreia-se no papel de Indiana Jones, o professor arqueólogo que procura da lendária “Arca da Aliança” dada por Jeová aos hebreus, também cobiçada pelos nazis. Direção artística de Norman Reynolds.

 

29/07/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Julho 2013
Le Retour d'Afrique
Regresso de África
de Alain Tanner
com Josée Destoop, François Marthouret, Juliet Berto, Anne Wiazemsky
Suíça, França, 1973 - 100 min
legendado em português

LE RETOUR D’AFRIQUE baseia-se num texto escrito por Aimé Césaire em 1939, que marcou profundamente Alain Tanner. Césaire inspira os gestos e as palavras do protagonista e da sua mulher que, cansados das comodidades de uma vida burguesa em Genebra, decidem vender todos os seus bens a partir para a Argélia. Uma viagem que não correrá como pensado.