16/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano
La Ragazza con la Pistola
de Mario Monicelli
com Monica Vitti, Stanley Baker, Corin Redgrave
Itália, 1968 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filme que tira o máximo partido do charme da estrela Monica Vitti, “mulher de armas” em viagem até Londres para acabar com a vida do amante, que lhe roubou a virgindade e se recusa a desposá-la. Obra que herda o toque particular de Monicelli para a comédia, mas procura, no choque entre a retrógrada Sicília e a moderna Londres, produzir um retrato ácido do país de origem. É um documento sobre a swinging London, da revolução sexual e das lutas feministas às quais a protagonista não conseguirá ficar indiferente. Destaca-se ainda a beleza espampanante da própria Vitti (interpretação premiada, nomeadamente em San Sebastián), contracenando com o ícone do moderno cinema britânico, Stanley Baker. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
16/11/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
Rafles sur la Ville
de Pierre Chenal
com Charles Vanel, Bella Darvi, Michel Piccoli, Marcel Mouloudji
França, 1958 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Realizado entre França (a partir dos anos 1930), a Argentina e o Chile (na década seguinte), o trabalho de Pierre Chenal (1904-1990) foi relegado a um plano menor, embora ocupe um lugar importante e os seus filmes mereçam a redescoberta. Foi dele, por exemplo, a primeira adaptação de O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes (LE DERNIER TOURNANT, 1939). Escrito e realizado a partir do romance de Auguste Le Breton, RAFLES SUR LA VILLE é um título importante da filmografia policial noir dos anos 1950, defendido na época pelo jovem crítico Jean-Luc Godard. Talvez venha daqui o seu apreço por Piccoli, que filmaria em LE MÉPRIS (no papel de um outro Paul, nome da personagem do inspetor Vardier de Chenal); certo é que o final protagonizado pelo então jovem ator lembra o explosivo desfecho de PIERROT LE FOU. A representação implacável da violência, as interpretações de Charles Vanel e Michel Piccoli, a partitura de Michel Legrand fazem parte do fascínio do filme, movido pela intriga criminal, vingança, traições. Primeira apresentação na Cinemateca.

Consulte a folha da Cinemateca.
16/11/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
FILMar - Dia Nacional do Mar
A Entrega do Contra-Torpedeiro Douro ao Governo na Presença de Navios de Guerra Alemães e Ingleses | Eram Duzentos Irmãos
duração total da projeção: 105 min | M/12
sessão com apresentação
A ENTREGA DO CONTRA-TORPEDEIRO DOURO AO GOVERNO NA PRESENÇA DE NAVIOS DE GUERRA ALEMÃES E INGLESES 
de Salazar Diniz
Portugal, 1936 - 5 min

ERAM DUZENTOS IRMÃOS
de Armando Vieira Pinto
com Silva Araújo, Manoela Arriegas, Alves da Costa, Aida de Aguiar, Ruy de Carvalho
Portugal, 1952 – 100 min

A presença do mar no cinema português teve, durante o decurso do Estado Novo, contornos de reforço da identidade nacional, sustentada não só na descrição do povo enquanto entidade humilde e trabalhadora, mas também na nobreza da marinha enquanto exemplo maior da participação no cumprimento do desígnio que o mar representa como destino do país. ERAM DUZENTOS IRMÃOS, atribulado filme na sua realização mas filme que marcaria uma nova forma de pensar o cinema enquanto tentativa de indústria, demonstra como o regime, sabendo-o, usou o cinema popular para demonstrar, entre ficção e falso documentário, o papel que a Marinha podia ter na ascensão social. A rocambolesca história de amores e bravura protagonizada por um naipe de atores vindos do teatro conhecidos do grande público, servia de mensagem para demonstrar como a marinha era o lugar onde os rapazes se tornavam valentes garantes do bem da nação. A sessão é completada com a exibição de uma curta que demonstra a tentativa de constituição de Portugal enquanto entidade de relevo na marinha de guerra, pensada para demonstrar, ainda, a eficácia e modernismo da frota naval num entre-guerras onde Portugal jogava um papel de agente que procurava inscrever-se na gestão militar dos mares.  A sessão, realizada em colaboração com o Museu Nacional do Teatro e da Dança, será apresentada pelo investigador Paulo Baptista, que refletirá sobre as relações entre imagem e interpretação, a partir da presença dos atores e do seu impacto junto do público, face aos temas que os filmes propunham.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
16/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Siamo Donne – Divas do Cinema Italiano

A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano
Io la Conoscevo Bene
de Antonio Pietrangeli
com Stefania Sandrelli, Jean-Claude Brialy, Nino Manfredi, Ugo Tognazzi
Itália, 1965 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Antonio Pietrangeli faleceu prematuramente em 1968, mas pôde dar com este filme a medida do seu talento. O filme conjuga o tema da juventude e o tom lúdico da Nouvelle Vague com a “desdramatização” herdada do cinema de Antonioni e narra uma única história, fragmentada em episódios breves, como se o filme fosse construído sobre o princípio da associação de ideias. No centro do filme, está Stefania Sandrelli e a sua relação com diversos homens, pretexto para um fabuloso retrato, em “corte sociológico”, da Itália em meados da década de 1960. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui