18/09/2012, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Setembro 2012
Tall in the Saddle
A Indomável
de Edwin L. Martin
com John Wayne, Ella Raines, Ward Bond, George "Gabby" Hayes, Audrey Long
Estados Unidos, 1944 - 87 min
legendado em português

Foi um dos muitos (mais de cinquenta) filmes realizados em Hollywood por Edwin L. Marin entre 1932 e 1951. É um western da RKO, com John Wayne, em que há um crime por investigar e contas a ajustar. Mas também um romance (entre Wayne e Ella Raines). E Ward Bond num papel secundário. Primeira exibição na Cinemateca.

18/09/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Curtas Vila do Conde na sua vigésima edição

em colaboração com o Curtas Vila do Conde
Curtas de Vila do Conde - Programa 1
duração total da sessão: 97 min
com as presenças de Nuno Rodrigues, da direção do Curtas Vila do Conde e (a confirmar) dos realizadores

A VIAGEM A CABO VERDE
de José Miguel Ribeiro
Portugal, 2010 – 25 min
RAPACE
de João Nicolau
Portugal, 2005 – 17 min
ENTRETANTO
de Miguel Gomes
Portugal, 1994 – 25 min
OS VIVOS TAMBÉM CHORAM
de Basil da Cunha
Portugal, 2012 – 30 min


Um programa com quatro filmes portugueses premiados em diversas edições do Festival, um filme de animação e três ficções: A VIAGEM A CABO VERDE (Grande Prémio Internacional na décima oitava edição) acompanha uma viagem de descoberta das ilhas de Cabo Verde, sem itinerário predefinido. RAPACE (Grande Prémio da décima quarta edição), estreado na Quinzena dos Realizadores em Cannes, foi uma das curtas-metragens portuguesas a ter maior divulgação internacional. Em ENTRETANTO (Prémio de Melhor Fotografia na sétima edição), que marca a estreia na realização de Miguel Gomes, um trio de jovens (dois rapazes e uma rapariga) está em equilíbrio instável, entre o jogo e o desejo. OS VIVOS TAMBÉM CHORAM (Prémio de Melhor Filmes na vigésima edição) conta-nos a história de um homem que trabalha no porto de Lisboa e sonha em partir para longe num daqueles navios. Os primeiro e último títulos da sessão são primeiras exibições na Cinemateca.

18/09/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
Marilyn
Monkey Business
A Culpa foi do Macaco
de Howard Hawks
com Ginger Rogers, Cary Grant, Charles Coburn, Marilyn Monroe
Estados Unidos, 1952 - 97 min
legendado em português

Uma comédia genial de Hawks que começa logo com um irresistível pré-genérico: a apresentação de Cary Grant. Este é o típico sábio distraído, químico de profissão, que julga ter descoberto o elixir da juventude e o experimenta, regredindo até à primeira infância. Ginger Rogers faz o papel da sua mulher. Num papel secundário, Marilyn.

18/09/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Glauber Rocha

Em colaboração com Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e Cinemateca Brasileira (São Paulo)
Cabezas Cortadas
de Glauber Rocha
com Francisco Rabal, Pierre Clémenti, Rosa Maria Penna
Espanha, 1970 - 94 min
legendado eletronicamente em português

Rodado na Catalunha, CABEZAS CORTADAS “retoma e tritura o material ficcional de TERRA EM TRANSE, porém de modo muito mais violento do que ANTONIO DAS MORTES em relação a DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL”, observou Sylvie Pierre no seu livro sobre Glauber Rocha, acrescentando: “A terra continua em transe, mas agora o apocalipse está a acontecer”. Num país imaginário chamado Eldorado (como filme de 1967), um tirano incarnado por Francisco Rabal, vive o delírio do poder, num filme deliberadamente caótico e irracional: “Talvez seja a história de um louco que pensa que é ditador”, declarou o realizador em 1979.

18/09/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Setembro 2012
The Unbearable Lightness of Being
A Insustentável Leveza do Ser
de Philip Kaufman
com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek de Lint, Erland Josephson
Estados Unidos, 1988 - 171 min
legendado em português

Baseado no célebre romance de Milan Kundera (1984), com argumento de Philip Kaufman e Jean-Claude Carrière, THE UNBEARABLE LIGHTNESS OF BEING leva-nos à Checoslováquia da primavera de Praga antes da invasão soviética de agosto de 1968 centrando-se nos seus efeitos políticos e nos destinos pessoais de três personagens envolvidas num singular ménage à trois.