26/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Girl 6
A Rapariga do Código 6
de Spike Lee
com Teresa Randle, Isaiah Washington, Spike Lee, Jenifer Lewis
Estados Unidos, 1996 - 108 min
legendado em alemão e francês

A rapariga do Código 6 deste pouco badalado filme de Spike Lee é uma operadora de uma linha telefónica erótica, aspirante a atriz em Nova Iorque, e é à sua volta que tudo se passa. Quentin Tarantino e Ron Silver têm pequenas aparições no papel de realizadores de cinema. Theresa Randle tem uma interpretação digna de nota. A banda sonora é de Prince. Primeira exibição na Cinemateca.

26/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Centenário de Jiri Trnka
Roman S Basou | Stare Povesti Ceske
duração total da sessão: 93 min

ROMAN S BASOU
“História de um Contrabaixo”
de Jiri Trnka
Checoslováquia, 1949 – 13 min / legendado eletronicamente em português
STARE POVESTI CESKE
“Velhas Lendas Checas”
de Jiri Trnka
Checoslováquia, 1953 – 80 min / legendado eletronicamente em português

Em ROMAN S BASOU Trnka conta a história de um músico contratado por um príncipe para atuar na festa de casamento da filha. A sessão prossegue com outro dos mais celebrados filmes do cineasta, uma evocação/recriação de várias lendas checas (ou boémias) prodigiosamente inventiva. O tema foi sugerido a Trnka pelas autoridades checas, porque o cineasta queria adaptar o Dom Quixote. Mas entusiasmou-se e STARE POVESTI CESKE ficou como um dos seus maiores cometimentos.
 

26/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Kurutta Ippeiji
"Uma Página Louca"
de Teinosuke Kinugasa
com Masuo Inoue, Yoshie Nakagawa, Ayako Iijima, Hiroshi Nemoto
Japão, 1926 - 59 min
versão musicada, sem diálogos

Normalmente referido como o primeiro exemplo do cinema japonês de vanguarda (considerado perdido até aos anos setenta, quando os negativos foram recuperados e a obra salvaguardada), "UMA PÁGINA LOUCA" junta técnicas do cinema vanguardista dos anos vinte e do expressionismo alemão: sobreposições, movimentos de câmara acelerados, flashbacks ou ausência de intertítulos, por exemplo. A história tem lugar num hospital psiquiátrico, cruzando sequências de visões e delírio. A vanguarda, o expressionismo, o surrealismo num filme a descobrir.

26/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Hospital
de Frederick Wiseman
Estados Unidos, 1970 - 83 min
legendado em português

O hospital é mais uma de muitas instituições que o olho clínico de Frederick Wiseman nos revelou, e é de algum modo a mais importante de todas as instituições, a única à qual ninguém escapa. A “condição humana” fica à vista nos trabalhos apressados do serviço de urgências e na rotina lenta das consultas. Como sempre, Wiseman filma com especial atenção os processos e as hierarquias. HOSPITAL venceu o Emmy de Melhor Documentário Noticioso.

26/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Day of the Nightmare
de John Bushelman
com John Ireland, Beverly Bain, Cliff Fields
Estados Unidos, 1965 - 96 min
sem legendas

Um filme de terror dos anos sessenta, feito nos tempos em que havia um público especializado para estes filmes e até salas especializadas, exemplo típico do cinema popular dessa década, que nunca teve distribuição comercial em Portugal. DAY OF THE NIGHTMARE une dois elementos típicos do género: um sádico perverso (um artista que amarra e açoita os seus modelos) e as aparições que perseguem os vivos (neste caso, a mulher do artista, perseguida por uma misteriosa criatura). Também conhecido como DON’T SCREAM DORIS MAYS.