25/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Arsenic and Old Lace
O Mundo é um Manicómio
de Frank Capra
com Cary Grant, Priscilla Lane, Raymond Massey, Peter Lorre, Jack Carson, Josephine Hull, Jean Adair, John Alexander, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1944 - 118 min
legendado em português

Com ARSENIC AND OLD LACE, Capra interrompeu a sua série de filmes “sociais” para voltar ao burlesco puro. Cary Grant e Priscilla Lane são recém-casados e visitam as tias, ignorando que as “simpáticas” velhinhas se entretêm a envenenar velhos solteirões que enterram na cave. A isto, junta-se um tio que julga ser o presidente Theodore Roosevelt e a visita inesperada de um parente fugido da cadeia e seu cúmplice, para a loucura ser total.

25/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Centenário de Jiri Trnka
Programa de curtas-metragens de Jiri Trnka
duração total da sessão: 69 min

ARCHANDEL GABRIEL A PANÍ HUSA
“O Arcanjo Gabriel e a Senhora Ganso”
Checoslováquia, 1964 – 28 min / sem diálogos
PERAK A SS
“Perak e os SS”
Checoslováquia, 1946 – 14 min / sem diálogos
VASEN
“Paixão”
Checoslováquia, 1961 – 9 min / sem diálogos
RUKA
“A Mão”
Checoslováquia, 1965 – 18 min / sem diálogos
de Jiri Trnka

Quatro curtas-metragens realizadas num período de vinte anos, incluindo um dos primeiros e mais célebres filmes de Trnka: PERAK A SS, evocação da Segunda Guerra a partir de uma figura do folclore de Praga (o “Perak”, uma espécie de super-homem) e do seu confronto com os ocupantes nazis. VASEN fala da “paixão” autodestrutiva de um motorista pela velocidade, e RUKA, história de um homem dominado por uma poderosa mão, presta-se a leituras alegóricas. A abrir a sessão, ARCHANDEL GABRIEL A PANÍ HUSA traz-nos uma adaptação de um episódio do Decameron de Boccacio.
 

25/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Standard Operating Procedure
de Errol Morris
Estados Unidos, 2008 - 116 min
sem legendas

O título refere “procedimentos de rotina”, classificação atribuída pela jurisdição americana às provas fotográficas tiradas por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib em finais de 2003 que testemunham atos de tortura e humilhação, e correram mundo na sequência da Guerra do Iraque. Prosseguindo o seu reconhecido e polémico trabalho documental, Errol Morris recolhe depoimentos dos oficiais que foram autores das imagens que correram mundo, bem como das pessoas fotografadas, detendo-se no contexto das fotografias e na complexidade da questão. Primeira exibição na Cinemateca.

25/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Centro de Estudos Sociais
Lisboetas | Era uma vez um Arrastão
duração total da sessão: 125 min
Projeção seguida de debate

LISBOETAS
de Sérgio Tréfaut
Portugal, 2004 – 105 min / legendado em inglês
ERA UMA VEZ UM ARRASTÃO
de Diana Andringa
Portugal, 2005 – 20 min / legendado em inglês

Filme documental de raro eco público, LISBOETAS é a terceira longa-metragem de Sérgio Tréfaut e partiu da constatação de que, se ao longo do século XX Portugal foi um país de emigrantes, a situação se inverteu na passagem para o terceiro milénio com a chegada de quase um milhão de imigrantes no espaço de uma década, uma parte importante dos quais concentrando-se na área da grande Lisboa. Questionando se esse fluxo de nova energia iria mudar Lisboa e Portugal ou se a sua diversidade se diluiria “na indefinível indolência do país”, LISBOETAS filma os lisboetas europeus de Leste, brasileiros, asiáticos, africanos de língua não portuguesa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o trabalho clandestino, expectativas e deceções num vibrante retrato da cidade e do país. ERA UMA VEZ UM ARRASTÃO investiga uns incidentes na praia de Carcavelos a 10 de junho de 2005, divulgado pela agência Lusa como a notícia de um assalto massivo envolvendo 500 jovens negros dos bairros degradados de Lisboa, que se replicou nas aberturas noticiosas televisivas e nas primeiras páginas dos jornais, portugueses e internacionais. O acontecimento foi desmentido uma semana depois a partir de testemunhos de quem os presenciou. No seu filme, Diana Andringa "passa em revista um crime que nunca existiu, a atitude dos media perante uma história explosiva e as consequências políticas e sociais de uma notícia falsa".
 

25/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Trois Ponts sur la Rivière
Três Pontes sobre o Rio
de Jean-Claude Biette
com Jeanne Balibar, Mathieu Amalric, Thomas Badek, André Baptista, Sara Paz
França, Portugal, 1999 - 118 min
legendada em português

Uma história “lango-rivettiana”, plena de conspirações e elipses, e que trata o espectador como se o filme fosse, ele próprio, uma conspiração para o espectador deslindar. Foi a introdução do público português ao peculiar cinema de Jean-Claude Biette, uma experiência estimulante e original. Rodado em Lisboa e no Porto, TROIS PONTS SUR LA RIVIÈRE é protagonizado por Jeanne Balibar e Mathieu Amalric.