28/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
To Die For
Disposta a Tudo
de Gus Van Sant
com Nicole Kidman, Matt Dillon, Joaquin Phoenix, Casey Affleck
Estado Unidos, 1995 - 106 min
legendado em português | M/16
Com argumento de Buck Henry (THE GRADUATE) baseado num romance de Joyce Maynard, este filme representou um importante “furo” para o seu realizador, Gus Van Sant, então ainda muito associado ao cinema independente americano e ao culto em torno de MY OWN PRIVATE IDAHO, mas acima de tudo foi como uma rampa de lançamento para a jovem estrela australiana Nicole Kidman, tal como serviu para apresentar ao grande público os rostos – indissociáveis do actual “star system” – de Joaquin Phoenix e Casey Affleck. Mordaz comédia negra sobre uma mulher consumida pelo sonho tornado obsessão de se tornar uma celebridade televisiva e que não olhará a meios na hora de afastar quem vier atrasar a realização desse objectivo. Primeira exibição na Cinemateca.
28/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Technoboss
de João Nicolau
com Miguel Lobo Antunes, Luísa Cruz, Américo Silva, Tiago Garrinhas, Sandra Faleiro
Portugal, 2019 - 106 min
M/12
com a presença de João Nicolau
Rodada em Super 16 mm, a terceira longa-metragem de João Nicolau propõe uma peculiar comédia musical que não é uma pura comédia e não é um musical puro, um filme em boa parte cantado e dançado num território que alia o realismo e a imaginação, e em que as chamadas de telemóvel são filmadas como nunca antes. TECHNOBOSS constrói-se à roda da personagem de um profissional de segurança à beira da reforma disposto a gestos inesperados: o surpreendente Luís Rovisco, irrepreensivelmente composto por Miguel Lobo Antunes numa improvável estreia de ator, atravessa paisagens e cenários muitas vezes ao volante da sua cápsula automóvel, esmifra-se, é airoso diante das contrariedades quotidianas, encontra um antigo amor. Cheio de graça e muita melancolia, é também um filme que retrata os contemporâneos tempos do absurdo.
28/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
La Comédie Du Travail
de Luc Moullet
com Roland Blanche, Sabine Haudepin, Henri Deus, Antonietta Pizzorno
França, 1987 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Fazendo jus ao seu título, LA COMÉDIE DU TRAVAIL é uma comédia sobre o absurdo da situação do trabalho na Europa de fins do século XX, girando à volta das intrincadas relações entre o desemprego e o sistema de subsídios para o desemprego. Uma funcionária da Agência Nacional para o Emprego apaixona-se por um desempregado profissional, um homem que consegue desenrascar-se para viver eternamente do magro subsídio de desemprego. A mulher quer que o homem consiga um trabalho, custe o que custar.