21/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
The Revolt of Mamie Stover
Mulher Rebelde
de Raoul Walsh
com Jane Russell, Richard Egan, Joan Leslie, Agnes Moorehead
Estados Unidos, 1956 - 93 min
legendado em português

Jane Russell e Walsh, de novo juntos após THE TALL MEN, num dos mais sugestivos retratos femininos da rica galeria do realizador, filmado em magníficas cores. Mamie Stover é uma prostituta que fez fortuna em Honolulu depois do bombardeamento de Pearl Harbor e que, como outras heroínas de Walsh, terá de escolher entre a fortuna e o homem que ama. Jane Russell tão inesquecível e tão carnal como sempre.

21/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Raw Deal
Destino em Segunda Mão
de Anthony Mann
com Dennis O'Keefe, Claire Trevor, Marsha Hunt, John Ireland, Raymond Burr
Estados Unidos, 1948 - 78 min
sem legendas

Com a ajuda da amante, um homem foge da prisão onde se encontrava falsamente acusado pelos sócios, disposto a vingar-se. Rapta uma assistente social para lhe servir de refém, mas acaba por se apaixonar por ela. Ao lado de T-MEN, é o trabalho mais importante de Mann deste período, um fabuloso filme "negro", magnificamente fotografado por John Alton.

21/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Dyadya Vanya
O Tio Vânia
de Andrei Konchalovsky
com Innokenty Smoktunovski, Sergei Bondarchuk, Irina Miroshnichenko
URSS, 1971 - 100 min
legendado em português

Esta terceira longa-metragem de Andrei Konchalovsky (depois do belíssimo A FELICIDADE DE ASSIA e de O PRIMEIRO PROFESSOR) é um típico exemplo do cinema soviético de autor do período. Filmado a preto e branco e a cores, o filme é uma fiel e inteligente adaptação da peça epónima de Tchekov, onde um velho professor se retira para a propriedade que herdara da primeira mulher e que é administrada pelo irmão desta, na companhia da sua segunda e jovem esposa. No papel-titular, Innokenty Smoktunovski, o Hamlet do filme de Grigori Kozintsev. A música é de Alfred Schnittke.

21/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Junho 2013
La Chambre Jaune e curtas-metragens de André Godinho
duração total da sessão: 60 min
com a presença de André Godinho

O DESTERRADO
de André Godinho
Portugal, 2004 – 2 min
BONJOUR
de André Godinho
com André Godinho
Portugal, 2005/12 – 5 min
NAMBAN JAPAN
de André Godinho
com Teresa Amaral
Portugal, 2006 – 6 min
LA CHAMBRE JAUNE
de André Godinho
com Paula Garcia, Randolph Albright, Óscar Silva, Soraia Chaves
Portugal, 2012 – 27 min
UFA
de André Godinho
com André Godinho, Paula Garcia, Randolph Albright, Óscar Silva, Soraia Chaves
Portugal, 2012 – 20 min

Propondo a apresentação em “ante-estreia” de LA CHAMBRE JAUNE, a sessão reúne cinco curtas-metragens realizadas por André Godinho entre 2004 e 2012, num alinhamento que permite um olhar cronológico sobre filmes realizados no espaço do mesmo cenário do “quarto amarelo” ao longo desses anos. A sinopse de LA CHAMBRE JAUNE apresenta-o assim: “Um quarto vazio. Uma atriz. O que é preciso para fazer um filme? Um argumentista que escreve. Um filme que passa numa televisão. Boy meets Girl. Um encontro entre dois atores. O que se vê de uma janela falsa? Um cenário num estúdio. Um diretor de fotografia. Uma estrela de cinema. Um argumento. Quando é que um filme acaba? Um realizador. Uma câmara.”
 

21/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Der Golem
de Paul Wegener
com Paul Wegener, Albert Steinrück, Ernest Deutsch
Alemanha, 1920 - 75 min
mudo, intertítulos em inglês

Um dos grandes clássicos do cinema mudo alemão, baseado numa velha lenda: um rabino de Praga consegue dar vida a um boneco de argila, que deveria libertar o povo judeu da tirania e da opressão. Mas a criatura acaba por revoltar-se e semeia a destruição, antes de ser vencida pela inocência de uma criança. Magníficos cenários e notável trabalho de Wegener (que já tinha realizado uma versão do mesmo tema em 1914) no papel do autómato.