19/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
4 Copas
de Manuel Mozos
com Rita Martins, João Lagarto, Margarida Marinho, Filipe Duarte
Portugal, 2008 – 104 min, 2008 - 104 min

Terceira longa-metragem de ficção de Manuel Mozos para cinema, 4 COPAS é um singular retrato de Lisboa, cidade habitada por personagens comuns que partilham e vivem problemas comuns, quatro personagens protagonistas marcadas pelas suas “qualidades e defeitos, os seus desejos, alegrias, tristezas, verdades, mentiras, traições, culpas, medos e receios, emoções e sentimentos” (Manuel Mozos). Filme lisboeta, filme de atores, filme de uma discretamente profunda sensibilidade, 4 COPAS estreou mundialmente no Festival Europeu de Cinema de Kalininegrado.

19/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Dracula
Drácula
de Tod Browning
com Bela Lugosi, David Manners, Helen Chandler, Dwight Frye, Edward Van Sloan
Estados Unidos, 1931 - 74 min
legendado em português

Primeira adaptação "oficial" ao cinema do clássico de Bram Stoker, a história do famoso vampiro humano tornou-se quase numa espécie de "alter ego" do ator Bela Lugosi, que o interpretou no palco e na tela… e na morte(!), pois foi enterrado com o fato da personagem. Browning cria uma atmosfera viscosa e fúnebre que envolve à perfeição a sombria personagem, com a colaboração da fotografia de Karl Freund.

19/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Um Filme Português
de Levi Martins, Vitor Alves, Miguel Cipriano, Jorge Jácome, Vanessa Sousa Dias, Carlos Pereira
Portugal, 2011 - 104 min

Composto por seis segmentos de dezassete minutos realizados por seis realizadores, UM FILME PORTUGUÊS é um documentário de longa-metragem que se apresenta como a proposta de seis olhares sobre um país, e o seu lugar no mundo através do cinema, na perspetiva de diferentes gerações, “tentando descodificar o ontem, hoje e amanhã do cinema feito em Portugal.” O filme conta com uma série de testemunhos de realizadores, produtores, programadores e críticos de cinema. Foi mostrado na Cinemateca numa sessão de “ante-estreia” em 2012, e é agora apresentando para assinalar o lançamento do livro Novas e Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo (a realizar às 18h30 na livraria Babel Cinemateca com apresentação de Jorge Leitão Ramos).

19/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Scream
Gritos
de Wes Craven
com David Arquette, Neve Campbell, Courteney Fox, Skeet Ulrich, Drew Barrymore
Estados Unidos,, 1996 - 111 min
legendado em português

Se dizem que o cinema exerce má influência, aqui está o filme (ou a série que daí resultou devido ao sucesso comercial) que o “testemunha”. Um grupo de adolescentes vai sendo a pouco e pouco assassinado por um serial-killer, tal como nos filmes de que eram fãs.

19/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Bariera
“A Barreira”
de Jerzy Skolimowski
com Joanna Sczczerbic, Jan Nowicki, Tadeusz Lomnicki
Polónia, 1966 - 80 min
legendado em português

Visto hoje, BARIERA passa por ser um retrato da melancolia da vida na Polónia comunista, mas ao mesmo tempo das “pulsões de vida” dos polacos. História de um jovem médico em semionírica obsessão por uma mulher “ideal”, BARIERA tem algo a ver com experiências da Nouvelle Vague de tendência resnaisiana, guardando ao mesmo tempo um interesse pela “rua” e pelo quotidiano.