13/02/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Lana Turner, de Hollywood
Madame X
Madame X
de David Lowell Rich
com Lana Turner, John Forsythe, Ricardo Montalban, Keir Dullea, Constance Bennett, Neil Hamilton
Estados Unidos, 1966 - 100 min
legendado em sueco e eletronicamente em português | M/12
Baseado numa peça francesa de 1908, MADAME X foi o filme do último starring role de Lana Turner, a escolha do produtor Ross Hunter que perseguia o projeto há vários anos, tendo tencionado entregá-lo a Douglas Sirk, consciente de que “os tearjerkers são mais difíceis de fazer do que qualquer outro tipo de filme”. Lana interpreta a personagem de uma mulher de origem social humilde, casada com um homem de uma família rica num drama que envolve homicídio, depravação, identidade e várias reviravoltas narrativas. O papel valeu-lhe uma série de elogios críticos e a distinção de um prémio David di Donatello para melhor atriz estrangeira. Foi o último filme de Constance Bennett. Primeira exibição na Cinemateca.
 
13/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Lana Turner, de Hollywood
Dr. Jekyll and Mr. Hyde
O Médico e o Monstro
de Victor Fleming
com Spencer Tracy, Ingrid Bergman, Lana Turner, Donald Crisp, Ian Hunter
Estados Unidos, 1941 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Realizada dez anos depois do belíssimo filme de Mamoulian, é possivelmente a mais famosa das versões cinematográficas do romance de Robert Louis Stevenson, ainda que não seja a melhor. DR. JEKYLL AND MR. HYDE de Fleming teve, contudo, um impacto considerável graças aos notáveis efeitos especiais e às interpretações de Spencer Tracy e Ingrid Bergman. Esta última trocou, à última hora, o seu papel com o de Lana Turner, a quem deixou a personagem “boazinha”. O dela é o de Ivy Pearson, a personagem de Miriam Hopkins no precedente Mamoulian. Perdendo o protagonismo para Bergman, depois do êxito obtido em ZIEGFELD GIRL, Lana Turner entrega-se a um dos seus papéis de ingénua no início dos anos 1940.
 
13/02/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
No Centenário do Tratado de Versalhes
Wilson
Wilson
de Henry King
com Alexander Know, Charles Coburn, Geraldine Fitzgerald, Thomas Mitchell, Cedric Hardwick, Vincent Price
Estados Unidos, 1944 - 156 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão apresentada por Mónica Dias e Pedro Aires Oliveira
Um rigoroso e sóbrio biopic do presidente Woodrow Wilson, que levou ao envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Grande Guerra e foi um dos inspiradores da criação da Sociedade das Nações. Nomeado para 10 Oscars (King recebeu a sua segunda nomeação sucessiva, após THE SONG OF BERNARDETTE), conquistou, entre eles, um para a fabulosa fotografia a cores de Leon Shamroy.
13/02/2020, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean Grémillon – O Outro Gigante
La Dolorosa
de Jean Grémillon
com Rosita Diaz, Agustin Godoy, Amparito Bosc, Pilar Garcia
Espanha, 1934 - 74 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois do fracasso comercial de DAÏNAH LA MÉTISSE e da experiência de POUR UN SOU D’AMOUR, Grémillon expatriou-se em Espanha, onde realizou dois filmes, o primeiro dos quais foi LA DOLOROSA. Neste mesmo período Luis Buñuel deixara Paris e instalara-se em Madrid, onde participou da produção e, ao que parece, da realização de filmes destinados ao “grande público”. Como diz o genérico, LA DOLOROSA é a “adaptação da famosa zarzuela, com música de José Serrano e libreto de Juan José Lorente”. Embora este género musical espanhol seja associado a temas alegres e embora o desenlace sugira um final feliz, o argumento de LA DOLOROSA é melodramático: uma jovem é seduzida, engravidada e abandonada, o pintor que a amava castamente entra para um convento. As cenas cantadas, oito no total, não são coreografadas, nem se situam num palco. Na passagem cantada mais importante, o dueto do par de protagonistas, o canto é em off, numa ideia original.