19/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Gruppo di Famiglia in un Interno
Violência e Paixão
de Luchino Visconti
com Burt Lancaster, Silvana Mangano, Helmut Berger
Itália, 1974 - 122 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Burt Lancaster de novo com Visconti depois de IL GATTOPARDO. Com argumento original de Visconti, GRUPPO DI FAMIGLIA… é uma obra com muitas referências autobiográficas, em particular na filosofia de vida do professor interpretado por Lancaster. Vivendo em reclusão e isolado do mundo, o professor é, contra vontade, de novo chamado à vida pela intrusão de um fascinante jovem e da sua família, que lhe invadem a mansão.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Kuxa Kanema Nº 3 | Música, Moçambique!
duração total da projeção: 108 min | M/12
KUXA KANEMA Nº 3
Moçambique, 1978 – 18 min

MÚSICA, MOÇAMBIQUE!
de José Fonseca e Costa
Moçambique, Portugal, 1981 – 90 min

KUXA KANEMA – “o nascimento do cinema” – foi um jornal de atualidades cinematográficas produzido pelo Instituto Nacional de Cinema moçambicano cujo objetivo era filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo. “Dança é resistência” é o mote do número três da primeira das duas séries produzidas. Com um texto de Luís Carlos Patraquim contrastante, pela qualidade, com o estilo superficial e monocórdico das narrações das atualidades cinematográficas em geral – e que veio a ser norma também na menos interessante, porque mais oficiosa, segunda série de KK –, esta edição documenta e explica a música e danças tradicionais de Moçambique. A ligação de José Fonseca e Costa a África é uma marca presente do seu cinema e da sua vida. Nascido em Angola, em 1933, vem para Portugal com 11 anos de idade e regressa, pelo cinema, com MÚSICA, MOÇAMBIQUE! um retrato da primeira edição do Festival da Canção e da Música Tradicional de Moçambique, poucos anos depois de terminada a guerra de libertação, é uma celebração da identidade e da nova independência do povo moçambicano através da riqueza da sua música.
 
19/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
C’Eravamo Tanto Amati
Tão Amigos que Nós Éramos
de Ettore Scola
com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli, Stefano Satta Flores, Giovanna Ralli, Aldo Fabrizi
Itália, 1974 - 125 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Três homens partilham a luta, como partigiani, contra o invasor alemão durante a Segunda Guerra. No fim desta separam-se e cada um segue o seu caminho, e reencontram-se falhados e de sonhos desfeitos. “Queríamos mudar o mundo; foi o mundo que nos mudou”. Gassman é o oportunista que acaba solitário.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Estas São as Armas
de Murillo Salles, Bernardo Honwana
Moçambique, 1978 - 106 min | M/12
Filmado por um grupo de jovens do então recém-criado Instituto Nacional de Cinema, sob a supervisão do realizador brasileiro Murilo Salles e do escritor e político Luís Bernardo Honwana (então chefe de gabinete do presidente Samora Machel), o documentário mostra imagens dos ataques a civis moçambicanos durante a invasão do país por tropas da Rodésia (atual Zimbabué). Documenta os ataques aéreos que, na província de Tete, causaram enormes danos em zonas densamente habitadas.