12/02/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Lana Turner, de Hollywood
Bachelor in Paradise
Um Solteirão no Paraíso
de Jack Arnold
com Bob Hope, Lana Turner, Janis Paige, Jim Hutton, Paula Prentiss, Don Porter, Virginia Grey, Agnes Moorehead
Estados Unidos, 1961 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Lana Turner no reino da comédia, dirigida no início dos anos 1960 por Jack Arnold em contracena com Bob Hope: Hope interpreta a personagem de um autor de “Bachelor books” sobre a vida amorosa de um homem solteiro em várias cidades do mundo. Confrontado com um problema de impostos, dispõe-se a escrever rapidamente um volume sobre os hábitos sexuais de mulheres suburbanas. A investigação leva-o até à comunidade californiana de Paradise Village cuja população feminina é composta por recém-casadas, à exceção da solteira Rosemary Howard interpretada por Lana Turner. “Um homem solteiro mais donas de casa solitárias igual a muitos maridos zangados.” Primeira exibição na Cinemateca.
 
12/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Leonardo Di Costanzo – Comunidade, Escola, Família

Em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura, no contexto do 2º Encontro Cinema e Educação
Odessa | Cadenza d’Inganno
Duração total da sessão: 123 minutos | M/12
com a presença de Leonardo Di Costanzo
ODESSA
de Leonardo Di Costanzo
Itália, França, 2006 – 67 min / legendado eletronicamente em português
CADENZA D’INGANNO
de Leonardo Di Costanzo, Bruno Oliviero
Itália, França, 2011 – 56 min / legendado eletronicamente em português

Sete marinheiros ucranianos lutam pela sua sobrevivência num navio estacionado há anos na baía de Nápoles. Sem salário e enfrentando o frio e a fome, resta-lhes a boa vontade dos populares. Di Costanzo e Bruno Oliviero documentam a vivência incrível destes “sete fantasmas” de um império perdido. Escreveu a realizadora Claire Simon: “Imagine que Duras e Eisenstein fizeram um filme em conjunto, tal poderia ser ‘Os Sete Marinheiros de Odessa’.” Há filmes que nascem de oportunidades perdidas, ou melhor, adiadas. Di Costanzo queria fazer o retrato filmado de Antonio, um rapaz de 12 anos, a viver turbulentamente no “distrito espanhol” de Nápoles. O filme foi interrompido pela súbita saída de cena do rapaz. Oito anos depois, Antonio vai casar-se e chama Di Costanzo para registar o momento. O filme adiado é agora retomado, à procura de um (des)enlace feliz. Primeiras apresentações na Cinemateca.
 
12/02/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Lana Turner, de Hollywood
The Postman Always Rings Twice
O Destino Bate à Porta
de Tay Garnett
com Lana Turner, John Garfield, Cecil Kellaway, Hume Cronyn
Estados Unidos, 1946 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Primeira versão americana de um livro “impossível” de adaptar, dada a carga sensual e amoral: o clássico thriller de James Cain The Postman Always Rings Twice, que já fora objeto de duas versões, uma francesa (LE DERNIER TOURNANT, de Pierre Chenal, 1939) e outra italiana (o famoso OSSESSIONE, de Visconti, 1943). Garfield e Lana Turner formam o par de amantes “malditos” neste clássico do filme “negro”, com uma atmosfera escaldante. Um momento de antologia: a entrada em cena de Lana Turner, arquétipo da mulher fatal neste filme indissociável da imagem da sua “lenda” e do imaginário noir do cinema americano dos anos 1940.
 
12/02/2020, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Leonardo Di Costanzo – Comunidade, Escola, Família

Em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura, no contexto do 2º Encontro Cinema e Educação
L’Avamposto + L’Intervallo
Duração total da sessão: 98 minutos | M/12
com a presença de Leonardo Di Costanzo
L’AVAMPOSTO
A Trincheira
de Leonardo Di Costanzo
com Gaetano Bruno, Emanuel Caserio, Fortunato Leccese, Emiliano Masala
Itália, 2014 – 8 min / legendado em português
L’INTERVALLO
de Leonardo Di Costanzo
com Francesca Riso, Alessio Gallo, Carmine Paternoster, Salvatore Ruocco, Antonio Buil
Itália, Suíça, Alemanha, 2012 – 90 min / legendado em português

Um rapaz, Salvatore, está encarregado de vigiar uma rapariga, Veronica, enquanto esta aguarda por uma punição resultante do facto de ter violado o código da máfia. Durante o curto tempo em que estão juntos, os dois desenvolvem uma relação de cumplicidade e afeto. Esta “visão positiva da adolescência” (palavras da coargumentista Mariangela Barbanente) nasceu diretamente do meio napolitano, sendo que o par de atores foi selecionado localmente e formado no seio de um intenso laboratório de coaching. A curta L’AVAMPOSTO foi o contributo de Di Costanzo para a obra coletiva PONTES DE SARAJEVO, que contou com a participação de 13 cineastas europeus, entre os quais Jean-Luc Godard e Teresa Villaverde. Em ano de centenário da Primeira Guerra Mundial, Di Costanzo reconstituiu um episódio da “guerra das trincheiras” seguindo um conto de Federico de Roberto, La paura. Trata-se de uma história de resistência de um “soldado-mártir” contra uma ordem superior que quer fazer deste “carne para canhão” durante a reconquista de um ponto estratégico tomado pela fação austro-húngara.