03/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
The Last Emperor
O Último Imperador
de Bernardo Bertolucci
com John Lone, Joan Chen, Peter O’Toole, Ying Ruocheng, Victor Wong, Ryuichi Sakamoto
Reino Unido, Itália, China, 1987 - 160 min
legendado em português

Inspirado na história verdadeira de Pu Yi, o último imperador da China, coroado aos três anos de idade, encerrado na Cidade Proibida, educado por um diplomata britânico, e que enfrentará as tempestades que o seu país atravessou durante o século XX. THE LAST EMPEROR passa da instauração da República à tomada do poder pelos comunistas em 1949, e a subsequente “reeducação” do seu protagonista. Bertolucci foi o primeiro cineasta ocidental autorizado a filmar na Cidade Proibida e este é dos seus mais conhecidos filmes.

03/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Frankenstein
Frankenstein
de James Whale
com Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, John Boles, Edward Van Sloan
Estados Unidos, 1930 - 70 min
legendado em português

Um dos mais lendários filmes de terror da história do cinema, que praticamente fundou o género nos estúdios da Universal, assim como DRACULA. Boris Karloff interpreta de maneira inesquecível a figura do monstro, que acaba por receber o nome do seu criador e conquistar a imortalidade, tal como a obra literária em que se inspira, o romance de Mary Shelley. Mas contrariamente ao DRACULA de Browning, este FRANKENSTEIN não envelheceu de todo e continua a ser uma maravilha poética.

03/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Deux
Duas
de Werner Schroeter
com Isabelle Huppert, Bulle Ogier, Arielle Dombasle, Manuel Blanc
França, Alemanha, Portugal, 2002 - 121 min
sem legendas

DEUX é a história de duas irmãs gémeas, ambas interpretadas por Isabelle Huppert (e chamadas Maria e Madalena), que não sabem da existência uma da outra. Com esse fio condutor, Schroeter faz de DEUX uma viagem hipnótica e hipnotizada, por entre visões, sonhos, alusões, numa construção libérrima e delirante.

03/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Bride of Frankenstein
A Noiva de Frankenstein
de James Whale
com Boris Karloff, Elsa Lanchester, Colin Clive, Valerie Hobson, Ernest Thesiger
Estados Unidos, 1935 - 75 min
legendado em português

Continuação de FRANKENSTEIN, também de James Whale, BRIDE OF FRANKENSTEIN é um daqueles raros casos em que a sequela consegue superar o original, introduzindo novas personagens, como um fabuloso "cientista louco" (Ernest Thesiger) que miniaturiza pessoas e animais, e uma noiva para o monstro, criada como ele. Elsa Lanchester interpreta o duplo papel da noiva (uma imagem de horror e sonho incomparável) e de Mary Shelley, a autora do romance Frankenstein.

03/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Macabre
Macabro
de William Castle
com William Prince, Jim Backus, Jacqueline Scott, Philip Tonge
Estados Unidos, 1958 - 67 min
legendado em português

O suspense e o terror são os ingredientes de MACABRE, cuja intriga segue a história do rapto de uma rapariga por um misterioso maníaco que supostamente a enterrou viva num enorme caixão. O pai da rapariga tem cinco horas para a resgatar da morte anunciada, e disso e do mistério em torno do criminoso se faz o filme, envolvendo a desconfiança que entretanto assombra os membros da família rumo a um inesperado final. Realizado por um dos mais experientes realizadores de thrillers série B, William Castle, também conhecido por ter produzido ROSEMARY’S BABY de Polanski, dez anos depois de MACABRE. Primeira exibição na Cinemateca.