05/06/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Mostra de Filme Etnográfico
em colaboração com o VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Território do Desprazer | Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento
duração total da projeção: 107 min / | M/16
TERRITÓRIO DO DESPRAZER
de Maíra Tristão, Mirela Marin
Brasil, 2017 – 17 min / legendado em inglês
GILDA BRASILEIRO – CONTRA O ESQUECIMENTO
de Roberto Manhães Reis, Viola Scheuerer
Brasil, Suíça, Alemanha, 2018 – 90 min / legendado em inglês
Sessão organizada em torno da questão da “memória”. TERRITÓRIO DO DESPRAZER aborda as histórias e memórias de quatro mulheres que viveram e trabalharam na zona de prostituição de São Sebastião (atual bairro de Novo Horizonte), em Vitória, no Brasil, entre as décadas de sessenta e oitenta. “Um território que foi tanto geográfico e físico, quanto subjetivo, íntimo e corporal” numa região que se tornou um verdadeiro "território do prazer", concentrando casas de prostituição, restaurantes, bares e dormitórios. GILDA BRASILEIRO – CONTRA O ESQUECIMENTO é uma investigação sobre a memória da escravatura na maior região de produção do café do século XIX. Um filme que procura interrogar a comercialização ilegal de escravos africanos para as plantações do Brasil, já depois da abolição do tráfico transatlântico em 1831.
06/06/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Mostra de Filme Etnográfico
em colaboração com o VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Knots and Holes. An Essay Film on the Life of Nets | Luciamor
duração total da projeção: 90 min | M/12
KNOTS AND HOLES. AN ESSAY FILM ON THE LIFE OF NETS
de Mattijs Van de Port
Holanda, Brasil, 2018 – 73 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
LUCIAMOR
de Ana Elena Tejera
Panamá, 2017 – 17 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
KNOTS AND HOLES apresenta-se como um filme-ensaio sobre redes, que parte das redes de pescadores brasileiros para abordar a ideia de rede num sentido mais amplo. Seja literalmente ou num sentido metafórico, estes "nós e buracos" adquirem um significado universal. Em LUCIAMOR, um grupo de mulheres indígenas partilha os seus sonhos a partir da observação de bordados tradicionais do Panamá, designados como “mola” ou “mor”, os tradicionais plastrões das túnicas que correspondem a uma arte ameríndia tradicionalmente feminina.