22/02/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
Tirez la Langue, Mademoiselle
de Axelle Ropert
com Cédric Kahn, Laurent Stocker, Serge Bozon, Louise Bourgoin, Paula Denis
França, 2013 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Realizadora e atriz vinda da crítica de cinema (La Lettre du cinéma, Les Inrockuptibles), Axelle Ropert é também conhecida pela cumplicidade do seu trabalho como argumentista de Serge Bozon. TIREZ LA LANGUE, MADEMOISELLE é a sua segunda longa-metragem de ficção e segue a história parisiense de dois irmãos médicos, de temperamentos diferentes mas bastante próximos, que dedicam a vida aos seus pacientes e um dia se apaixonam, ambos, pela mesma mulher. Nota para a originalidade da abordagem do tema do triângulo amoroso, das personagens e dos seus conflitos, que marca o cinema pessoal e livre de Axelle Ropert. Primeira exibição na Cinemateca.
 
22/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ante-Estreias
8 Vídeo-Ensaios
duração total da projeção: 55 min (aprox.) | M/12
com a presença dos vídeo-ensaístas

projeção seguida de conversa
PROJECÇÕES SOBRE SHERLOCK JR.
de Luís Mendonça
Portugal, 2016 – 4 min
DELPHINE APRISIONADA
de Ricardo Pinto de Magalhães
Portugal, 2017 – 6 min
ORSON WELLES – WHO IS THIS MAN?
de Luís Azevedo
Portugal, 2018 – 5 min 
VOLLEYBALL HOLIDAY 2.0
de Ricardo Vieira Lisboa
Portugal, 2018 – 9 min
CORPO QUENTE, CORPO FRIO
de Luís Mendonça
Portugal, 2016 – 9 min
DOG HELL – WHY DO DOGS DIE IN WES ANDERSON MOVIES?
de Luís Azevedo
Portugal, 2018 – 6 min / sem legendas
L’ANNÉE DERNIÈRE À TWIN PEAKS
de Ricardo Pinto de Magalhães
Portugal, 2018 – 15 min
A PUSSY BY THE WINDOW
de Ricardo Vieira Lisboa
Portugal, 2017 – 7 min / sem legendas

“A partilha de ficheiros online de grandes dimensões e a democratização de sistemas de edição de imagem não lineares inspirou uma renovada vitalidade no filme ensaio, popularizada na prática digital dos vídeo-ensaios”, notam Luís Azevedo, Luís Mendonça, Ricardo Vieira Lisboa e Ricardo Pinto de Magalhães, que vêm à Cinemateca apresentar trabalhos realizados neste contexto. Composta por títulos e alinhamento sugeridos pelos quatro autores, a sessão propõe oito vídeo-ensaios realizados nos últimos três anos, “um conjunto de oito pequenos filmes que percorrem a história do cinema: do mudo à última produção de Wes Anderson, passando pelo cinema clássico de Hollywood e pela mitologia de Delphine Seyrig”.
 
22/02/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema de Michael Snow
Funnel Piano | Seated Figures | See You Later / Au Revoir
duração total da projeção: 63 min | M/12
FUNNEL PIANO
Canadá, 1984 – 3 min / sem diálogos
SEATED FIGURES
Canadá, 1988 – 42 min / sem legendas
SEE YOU LATER / AU REVOIR
Canadá, 1990 – 18 min / sem diálogos
de Michael Snow

FUNNEL PIANO é uma raridade filmada por Michael Snow em Super 8, em 1984, que até hoje foi muito pouco vista: um exercício de improvisação em que toca piano com uma mão e filma com a outra. SEATED FIGURES é construído com imagens que surgem como variações em torno de oito movimentos captadas a partir de um veículo em andamento: subir, descer, para a esquerda ou para a direita, e os quatro movimentos diagonais possíveis. A vegetação aparece, as estradas tornam-se caminhos até que que finalmente as imagens correspondem a campos com flores num hipnótico movimento não contínuo. Mas SEATED FIGURES versa também sobre o espectador e sobre a sua perceção. SEE YOU LATER / AU REVOIR tem o próprio Snow como protagonista, que realiza ações extremamente simples registadas por uma câmara que as submete a um ralenti extremo, que assim chama a atenção para os mínimos detalhes desses mesmos gestos. Uma obra em que Snow prossegue claramente o seu trabalho com os elementos cinematográficos e em que, mais uma vez, o tempo e a duração se tornam palpáveis. FUNNEL PIANO é apresentado em cópia digital. Primeiras exibições na Cinemateca.

 
22/02/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
Orly
Orly
de Angela Schanelec
com Natacha Régnier, Bruno Todeschini, Mireille Perrier, Emile Berling, Jirka Zett
Alemanha, França, 2010 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em ORLY, Angela Schanelec, realizadora saída da “nova escola de Berlim”, filma duas horas de um fim de inverno “on location” no agitado aeroporto parisiense de Orly, registando quatro pequenas histórias de passageiros em trânsito. A ficção constrói-se com o fundo coral da multidão que atravessa o espaço do aeroporto. “Jacques Tati afirmou: ‘Nunca me aborreço enquanto espero por um avião num aeroporto.’ Angela Schanelec tomou em mãos esta convicção” (Gérard Lefort, Libération). A apresentar em cópia digital.