08/01/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
CINED – Crescer com o Cinema

Em colaboração com Os Filhos de Lumière – Associação Cultural
El Espiritu de la Colmena
O Espírito da Colmeia
de Víctor Erice
com Ana Torrent, Isabel Tellaria, Fernando Fernan Gomez
Espanha, 1973 - 95 min
legendado em português | M/12
projeção seguida de conversa
A primeira longa-metragem de Víctor Erice é um dos melhores filmes espanhóis de sempre, construído à volta do mito de Frankenstein, recriado no espírito de uma criança depois de ver o filme de James Whale numa projeção de cinema ambulante (FRANKENSTEIN, 1931). O ESPÍRITO DA COLMEIA desenvolve-se na atmosfera deprimente e opressiva da província espanhola nos anos que se seguiram ao fim da Guerra Civil e ao mesmo tempo num clima algo irreal.
 
08/01/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Manoel de Oliveira Integral – O Visível e o Invisível (II)
As Pinturas do Meu Irmão Júlio | Vilaverdinho | Simpósio Internacional de Escultura em Pedra
duração total da projeção: 97 min | M/12
AS PINTURAS DO MEU IRMÃO JÚLIO
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1965 – 16 min
VILAVERDINHO
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1964 – 21 min
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESCULTURA EM PEDRA
de Manuel Casimiro, com supervisão de Manoel de Oliveira
Portugal, 1986 – 60 min

Em AS PINTURAS DO MEU IRMÃO JÚLIO, José Régio apresenta os quadros do seu irmão Júlio (Saúl Dias). Aqui, a pintura é investida de um papel revelador num efeito de transfiguração trazido pelos poemas de José Régio e pela música de Carlos Paredes. A sessão prossegue com duas raridades. VILAVERDINHO é uma obra rara de Manoel de Oliveira, apresentada apenas em ocasiões muito especiais, como é o caso desta sessão, que corresponde à sua estreia na Cinemateca e à primeira vez em que o filme é mostrado em Lisboa. Introduzido pela voz do próprio cineasta, VILAVERDINHO presta homenagem à “aldeia transmontana melhorada” que lhe dá o nome. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESCULTURA EM PEDRA, exibido uma única vez na Cinemateca, no Ciclo “Manoel de Oliveira em Contexto”, documenta um encontro de escultores e a sua matéria-prima, a pedra. Assinado por Manuel Casimiro, filho de Oliveira, o documentário contou com a sua supervisão.  

 
08/01/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Manoel de Oliveira Integral – O Visível e o Invisível (II)
A Caixa
de Manoel de Oliveira
com Luis Miguel Cintra, Beatriz Batarda, Diogo Dória, Isabel Ruth, Ruy de Carvalho, Glicínia Quartin
Portugal, França, 1994 - 96 min | M/12
Adaptado de uma peça de Prista Monteiro, A CAIXA é um dos filmes mais negros e sarcásticos de Oliveira, em que as Escadinhas de São Cristóvão, na Mouraria, se transformam num microcosmos dos vícios e virtudes humanas, das fraquezas das pessoas e das crueldades a que recorrem para sobreviver. Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza.
 
08/01/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Manoel de Oliveira Integral – O Visível e o Invisível (II)
O Convento
de Manoel de Oliveira
com Catherine Deneuve, John Malkovich, Luis Miguel Cintra, Duarte de Almeida, Leonor Silveira
Portugal, França, 1995 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Partindo mais uma vez de um texto de Agustina Bessa-Luís, Manoel de Oliveira volta em O CONVENTO a alguns dos seus temas de eleição. Aqui, a visita de um investigador americano a Portugal, a propósito de uma tese inovadora sobre a verdadeira nacionalidade de Shakespeare, é o pretexto para uma alegoria complexa sobre a luta entre o Bem e o Mal e as suas figuras no mundo dos homens e das mulheres. Em O CONVENTO, a “família” de atores de Oliveira adquiriu uma dimensão internacional com as presenças de duas estrelas: Catherine Deneuve e John Malkovich.