28/11/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
Moonfleet
O Tesouro de Barba Ruiva
de Fritz Lang
com Stewart Granger, Jon Whiteley, Joan Greenwood, George Sanders, Viveca Lindfors
Estados Unidos, 1955 - 87 min
legendado em português | M/12
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
O universo de Stevenson, entre Treasure Island e Kidnapped, não teve melhor versão no cinema do que nesta obra-prima de Fritz Lang, que adapta o livro de outro escritor, J. Meade Falkner. A estranha história de um garoto, órfão, que se liga de amizade com um contrabandista. Juntos, partem à descoberta do fabuloso diamante do Barba-Ruiva, escondido na cisterna de uma fortaleza. Em 2005, MOONFLEET proporcionou um momento único na história da Cinemateca: foi exibido na presença do seu (então) jovem protagonista, Jon Whiteley, hoje um reputado historiador de arte.
 
28/11/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Sueca (Svenska Filminstitutet)
Gösta Berlings Saga
A Lenda de Gösta Berling
de Mauritz Stiller
com Greta Garbo, Lars Hanson
Suécia, 1924 - 199 min
mudo, intertítulos em sueco legendados eletronicamente em português | M/12
Embora a Cinemateca tenha exibido este filme diversas vezes, sempre o fez na versão reduzida (64 minutos) que teve distribuição comercial em Portugal e em outros países. Agora, pela primeira vez, os nossos espectadores poderão verdadeiramente ver este filme que revelou uma jovem vedeta: Greta Garbo, num papel relativamente secundário. Baseado num romance de Selma Lagerlöff situado no início do século XIX, o filme conta a história de um pastor protestante que abandona a igreja e, depois de muitas peripécias, casa-se com a prima da mulher que ama. Mauritz Stiller, um dos raros mestres consagrados do cinema, com Friederich Murnau, a ter trabalhado unicamente no período mudo, fez um verdadeiro fresco, que contém momentos de antologia como o da perseguição dos lobos ao trenó ou o incêndio de uma mansão. Este filme valeu a Stiller um contrato para Hollywood e ele exigiu levar Garbo na sua “bagagem”. Ironicamente, o grande realizador fracassaria em Hollywood, ao passo que a sua protegida tornar-se-ia numa estrela e num mito.
 
28/11/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
A Tempestade | O Segredo da Casa Fechada
duração total da projeção: 70 min | M/6
Com a presença de Teresa Garcia
A TEMPESTADE
de Teresa Garcia
com Cláudio da Silva, Rita Piroleira
Portugal, França, 2012 – 40 min
O SEGREDO DA CASA FECHADA
de Teresa Garcia
com Clara Neves, Luz Poppe, Sara Barbosa, Inês Gomes, Gustavo Sumpta
Portugal, 2017 – 30 min

Em ante-estreia, o mais recente filme de curta-metragem de Teresa Garcia, O SEGREDO DA CASA FECHADA, ambientado na Lisboa ribeirinha onde duas casas de construção antiga são o cenário de uma aventura de duas irmãs de 9 e 7 anos, que vivem numa delas, em frente à outra, aparentemente abandonada há muito tempo. “A casa fechada é quase sempre vista pelo olhar das duas irmãs. Ela parece por vezes ganhar vida e mudar conforme a hora do dia ou da noite. No fim não saberemos se essa mudança que mais ninguém parece ver é real ou uma construção deste imaginário infantil”. Em complemento e antecedendo O SEGREDO DA CASA FECHADA, apresenta-se A TEMPESTADE. Trata-se de uma ficção centrada na personagem de uma jovem mulher que vive numa aldeia isolada rodeada de um lago com o marido e o filho de três anos, e no abalo na sua vida desencadeado pelo regresso passageiro de um rapaz de que ela mal se lembrava. A história, de encontros e desencontros, participa da presença e do imaginário do grande lago que marca a paisagem.
 
28/11/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
The Big Red One
O Sargento da Força Um
de Samuel Fuller
com Lee Marvin, Mark Hamill, Robert Carradine, Stéphane Audran
Estados Unidos, 1980 - 153 min
legendado eletronicamente em português | M/12
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
THE BIG RED ONE marcou o regresso de Fuller à realização depois de alguns anos de silêncio, para um espantoso relato autobiográfico sobre as suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial num pelotão de infantaria, chefiado por um duro e experimentado sargento (Lee Marvin). Uma narrativa densa e forte, num filme que é um balanço da obra e da vida de um dos grandes cineastas da sua geração. A grande retrospetiva Samuel Fuller que a Cinemateca organizou em 1988 contou com a presença do realizador, em “corpo e lenda”, noutro momento riquíssimo da vida destas salas. A apresentar em cópia digital que corresponde à versão reconstruída e exibida pela primeira vez em Cannes em 2004, com mais quarenta minutos do que a versão estreada nos anos oitenta.